Hylário Zen deixa legado de dedicação à família e ao trabalho; entidades lamentam perda do industrial

Industrial faleceu de causas naturais, aos 91 anos, na noite desta quinta (15), em Porto Belo; junto com o irmão Nélson, há 60 anos criou a Zen S.A, depois empreendeu também em construção civil, hotelaria e cervejas artesanais; em 2014, foi condecorado pela FIESC com Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina

Outras notícias da semana

Brusque FC realiza último treino antes de embarcar para Itu

Quadricolor faz último treino antes de embarcar para Itu O Brusque realizou o segundo treino da semana nesta...

Polícia Civil de Brusque atua em apoio a Operação ‘Ficha Limpa’, no Litoral

A Divisão de Investigação Criminal - DIC de Brusque, Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de...

Sintrivest Brusque comemora 38anos de trajetória

O mês de outubro é um momento importante para o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest), pois marca...

Homem de 32 anos é encontrado sem vida às margens da Rua da Fazenda

Um homem de 32 anos, identificado como Jean Carlos Castellain, foi encontrado sem vida às margens da rua Abraão de Souza e...

Dedicação à família e ao trabalho é o principal legado deixado pelo industrial Hilário Zen, sócio co-fundador da indústria Zen S.A, de Brusque, falecido na noite desta quinta-feira (15), aos 91 anos.

Hylário Zen, em 2014, durante a Outorga do Mérito Industrial de Santa Catarina, pela FIESC. (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprnesa-FIESC)

Em 2014, ele foi condecorado com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, concedida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o principal reconhecimento da indústria catarinense. “Ao lado do irmão Nélson, Hylário construiu um grande empreendimento industrial, que este ano completou 60 anos e se tornou líder mundial como fabricante independente de impulsores de partida”, disse presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Assista abaixo o vídeo de homenagem da FIESC divulgado na oportunidade da outorga da Ordem do Mérito Industrial de SC, em 2014.

“Primeiro vem a família e o amor à família faz com que a gente tenha sucesso no trabalho”, disse Zen, em entrevista ao Canal X, explicando a principal motivação de sua vida. Aos 14 anos começou a trabalhar na indústria Renaux e queria se dedicar à área mecânica. Por isso, aos 22 anos, em busca de aperfeiçoamento se transferiu a São Paulo para onde convidou também o irmão Nélson.

Ainda na capital paulista, em 1960, os dois eram funcionários de empresas diferentes e um dia Nélson comentou que seu patrão não queria produzir uma determinada peça para aparelhos de rádio, por causa da complexidade da tarefa. Os irmãos Zen assumiram o desafio, de onde surgiu a indústria Zen. Três anos mais tarde, eles começaram a produzir impulsores de partida, que se tornaria o principal produto de sua indústria. Em 1973, a empresa se transferiu para Brusque, a terra natal dos sócios. Hoje a empresa possui mais de mil colaboradores, exporta para 60 países, produz mais de 15 milhões de componentes por ano e possui um portfólio de mais de 2 mil itens. Além desse empreendimento, Hylário investiu na construção civil, em hotelaria e na produção de cervejas artesanais. 

Como liderança empresarial e da sociedade, Zen se tornou também presidente da Associação Empresarial no quadriênio 1993/1996 e prefeito de Brusque, de 1997 a 2000. Ele faleceu de causa naturais, em sua residência em Porto Belo. O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, decretou luto oficial de sete dias.
“Brusque perde uma personalidade que fez parte da história da cidade e que contribuiu muito para o seu desenvolvimento, como prefeito e empresário visionário. Sempre atuante nas entidades das quais fez parte, inclusive no Sindicato das Indústrias Metalmecânicas”, disse o vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer. “Lamento a perda de um grande empresário e pessoalmente, também, de um grande amigo”, acrescentou.

Nota de Pesar – ACIBr

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) lamenta profundamente o falecimento do empresário, ex-presidente e integrante do Conselho Deliberativo da entidade Hylário Zen, na noite de quinta-feira, 15 de outubro.

Zen era natural de Brusque, co-fundador da empresa Zen S.A, que em maio deste ano celebrou 60 anos, e também fundador do Hotel Monthez. Além disso, foi prefeito de Brusque eleito em 1996, para a gestão 1997-2000.

Como presidente da ACIBr na gestão 1993-1996, Zen promoveu o associativismo e defendeu importantes bandeiras em prol do desenvolvimento da cidade e região. Da mesma forma, deu continuidade ao projeto de criação dos Núcleos Setoriais da ACIBr, iniciado em 1992, e que contribuiu para o desenvolvimento das empresas como também para o crescimento e fortalecimento da própria associação. Em sua gestão, os encontros da diretoria também passaram a ser semanais, prática adotada até hoje pela entidade, que estreita laços entre seus integrantes e promove importantes diálogos.

Em outubro de 2017, durante a solenidade de aniversário de 83 anos da entidade (foto abaixo), Hylário Zen foi um dos ex-presidentes da ACIBr agraciado com uma placa comemorativa diante dos anos que se dedicou à gestão e inúmeros assuntos da entidade.

Hylário Zen se despede deixando um grande legado e entra para a história não apenas no ramo empresarial, mas também para toda a sociedade brusquense por todo o seu envolvimento, voluntariado e dedicação em prol de diversas causas.

Que seu exemplo inspirador de trabalho, dignidade, simplicidade, bondade, coragem e perseverança, continue vivo em nossas memórias e corações.

À esposa e companheira enlutada, dona Evelina Zen, os filhos, netos e demais familiares, os mais sinceros sentimentos de toda a Diretoria, integrantes do Conselho Deliberativo, associados e colaboradores da ACIBr. 

Nota de pesar – CDL Brusque

A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) lamenta o falecimento do empresário Hylário Zen (92), ex-prefeito de Brusque. O falecimento ocorreu nessa quinta-feira, 15 de outubro, em sua residência em Porto Belo.

Além de ter sido prefeito de Brusque entre 1997 e 2000, Hylário também foi presidente da Associação Empresarial de 1993 a 1996.

Nossa entidade manifesta seu pesar e presta sua solidariedade aos familiares e amigos do senhor Hylário.

Nota de pesar – Observatório Social de Brusque

A equipe do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) lamenta a perda do ex-prefeito de Brusque, Hylário Zen, falecido nesta quinta-feira, 15 de outubro, de causas naturais em sua residência em Porto Belo.

Hylário foi eleito prefeito de Brusque em sua primeira candidatura. Visionário e empreendedor, ele também fundou na década de 1960 a Zen Indústria Metalurgia e a posteriormente a Zehn Bier.

“Lamentamos o falecimento do empresário e ex-prefeito de nossa cidade, com os votos de paz e solidariedade aos familiares e amigos enlutados”, diz a nota.


Últimas postagens

Interligado – Resultado de 29 de outubro de 2020

Pizza Grande sabores tradicionais da Pizzaria D’Itália (retirada no balcão). A única pizzaria da cidade em que a pizza chega em...

Carro bate em poste no bairro Santa Rita

O Corpo de Bombeiros foi acionado para um acidente na rua 7 de Setembro, na madrugada desta quinta-feira, 29. Por volta das 3h17, um...

Conversando com Você de 29 de outubro de 2020.

Conversando com Você de 29 de outubro de 2020.Ouça.

Previsão do tempo de 29 de outubro.

Previsão do tempo de 29 de outubro.

Diretor da Faculdade São Luiz e coordenador do curso de administração falam sobre inscrições para cursos superiores

Na manhã desta quinta-feira, 29, o Jornal da Diplomata recebeu o Padre Silvano da Costa, diretor da Faculdade São Luiz, em Brusque e também...
Publicidade
WhatsApp chat