Philarmonia Brusque surge com inovações para integrar música instrumental e outras artes

Outras notícias da semana

Polícia Civil prende homem condenado por roubo

Na tarde desta terça-feira, 20, policiais civis da Divisão de Investigação Criminal, com apoio do Setor de Investigação e Capturas - SIC da Delegacia...

“Tenho confiança na Justiça”, diz governador Carlos Moisés

O governador Carlos Moisés afirmou na tarde deste sábado, 24, ter confiança na Justiça e convicção de que o processo de impeachment,...

Mega-Sena acumula e próximo concurso pode pagar R$ 45 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2312 da Mega-Sena. O prêmio acumulou e a estimativa para o próximo concurso é R$...

Professor Reinaldo Cordeiro que também é assessor parlamentar orienta sobre funções de um vereador

Na manhã desta terça-feira, 27, o Jornal da Diplomata destacou entrevista com o professor Reinaldo Cordeiro, que também é assessor parlamentar de carreira, na...

A música clássica instrumental em Brusque ficou em pausa, desde o início da pandemia, mas, gradualmente, a harmonia foi retomada, pelo surgimento da Associação Artístico Cultural Philarmonia Brusque.

Cristina Sapata e Sergio Westrupp nos estúdios da Rádio Diplomata
Cristina Sapata e Sergio Westrupp nos estúdios da Rádio Diplomata

Sobre os planos da APB, o maestro Sérgio Westrupp e a secretária da associação, Cristina Sapata, estiveram ao vivo no Programa da Hora, para comentar sobre os objetivos do novo movimento cultural, que pretende avançar fronteiras, além da partitura musical.

Acompanhe a entrevista no link:

Entrevista com o maestro Sergio Westrupp e Cristina Sapata no Programa da Hora

“Em poucos meses a gente conseguiu construir um novo projeto para cidade e região e não quero ser presunçoso, mas, para o estado de Santa Catarina”, disse Sérgio.

Músicos do projeto Philarmonia Brusque
Músicos do projeto Philarmonia Brusque (Foto: Divulgação)

O primeiro conceito, de acordo com Westrupp, está incorporado no próprio nome da associação.

“Philamornia é uma agremiação de amigos, em prol da arte”, explicou.

O ponto de partida da PB se deu após o fim da Escola de Música do CESCB e a Orquestra de Câmara do CESCB, que durou por 14 anos. Os alunos e o grupo musical começaram a fomentar o anseio pela continuidade e o novo projeto surgiu.  

“Pensamos se seria só formar um grupo instrumental novamente ou se aventurar em algo mais amplo, trazer para Brusque um outro olhar para às produções artísticas e não individualizadas”, disse Sergio.

Maestro Sergio Westrupp regendo ensaio da Philarmonia Brusque
Maestro Sergio Westrupp regendo ensaio da Philarmonia Brusque (Foto: Divulgação)

Em torno de 22 musicistas, sob a regência de Westrupp, idealizaram que a Philarmonia servirá como agregadora de estilos culturais juntando música instrumental com a dança, teatro, arte visuais, linguagens artísticas, entre outras.

Diretamente, a PB conta com a Orquestra Philarmonia Brusque, com 22 integrantes e a Camerata Philarmonia Brusque, com 10 músicos.

“Acho que tentar tirar essa fragmentação e promover algo maior e penso que a Philarmonia mantém um grupo instrumental, mas com a capacidade de dialogar melhor com as outras áreas e com mais liberdade pois é a gente que vai gerir o processo”, destacou Sergio.

Logo marca da Philarmonia Brusque
Logo marca da Philarmonia Brusque

Camarote Virtual – Já em fase de ensaios e visando se adequar aos desafios da pandemia, a APB (Philamornia Brusque) está produzindo o Camarote Virtual, que são video-clipes que servirão para apresentação do novo grupo, já dando uma amostra

Ao total serão oito videoclipes que serão produzidos a partir de novembro e que serão veiculados com exibição até final do março, com datas escalonadas para cada tipo de apresentação. Além da orquestra, a apresentação contará com a participação da cantora Tatiane Krüger Niebuhr – do estúdio Viva Voz. Será um primeiro encontro entre os instrumentos eruditos com performance de voz e bailarinos.

“No primeiro Domingo de Advento vamos lançar quatro clipes de natal e depois mais quatro para o restante da temporada até março”, explicou Westrupp.

Ensaio para o Camarote Virtual
Ensaio para o Camarote Virtual

A participação do público se dará de forma não presencial; por isso, o APB ofertará o ingresso digital, que colocará o nome do expectador no final do videoclipe, em forma de agradecimento. Será uma semana de exclusividade no acesso ao material.

“Como não temos com fazer o show presencialmente, a proposta é de adesão para contribuir, com valor simbólico, e um modo de incentivar o público no apoio à arte”, explicou.

Philarmonia Brusque surge com inovações para integrar musical instrumental e outras artes
Philarmonia Brusque surge com inovações para integrar musical instrumental e outras artes

As plataformas de divulgação, com informações de acesso para o projeto, podem ser acompanhadas pelas redes.

https://www.facebook.com/BrusquePhilarmonia
https://www.instagram.com/philarmoniabq/

Últimas postagens

Interligado – sorteio de 27 de outubro.

Pizza Grande sabores tradicionais da Pizzaria D’Itália (retirada no balcão). A única pizzaria da cidade em que a pizza chega em...

Apae de Brusque recebe visita da presidente do Instituto Guga Kuerten

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque recebeu na tarde de segunda-feira, 26 de outubro, a visita da diretora presidente...

Conversando com Você de 27 de outubro de 2020.

Conversando com Você de 27 de outubro de 2020.Ouça.

Previsão do tempo de 27 de outubro.

Previsão do tempo de 27 de outubro.

Manhã Mais – Resultado de 27 de outubro de 2020

Sorteio de uma lavação de tapetes da Fischer Persianas. Tapete limpo sequinho e cheiroso através da Spinner carpet na sua casa....
Publicidade
WhatsApp chat