Câmara Municipal de Guabiruba aprova repasse de auxílio financeiro ao Hospital Azambuja

O município de Guabiruba repassará o valor de R$ 48 mil, assim como os demais parceiros para o custeio da locação de bombas de infusão para equipar as UTIs para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Outras notícias da semana

COVID-19: Boletim epidemiológico desta quinta-feira, 17 de setembro

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 17 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado...

Morador de Brusque morre vítima de afogamento, em São João Batista

Uma fatalidade foi registrada neste domingo (13), em São João Batista. Bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência de afogamento às 15h30,...

Secretário de Saúde de Brusque fala sobre situação atual dos números da Covid-19

Os números têm registrado queda em Brusque no que diz respeito a casos ativos, mas ainda preocupa por conta principalmente do número de pessoas...

Botuverá terá Grupo Operacional do Corpo de Bombeiros, anuncia prefeito Nene Colombi

A cidade de Botuverá passará a contar com um Grupo Operacional do Corpo de Bombeiros. Esse era um desejo da comunidade e uma conquista...

Na noite de terça-feira, 18, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária através de videoconferência em decorrência da orientação para não realização de encontros presenciais em momento de pandemia do coronavírus.

O encontro foi presidido pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas) e contou com a participação das demais oito parlamentares e também funcionários da casa.

Na oportunidade foram aprovados dois projetos de lei e um requerimento. Com destaque para discussão e aprovação com o voto contrário do vereador Vilmar Gums “Mala” (MDB) do Projeto de Lei n. º 11/2020, que autoriza a celebração de convênio entre os municípios de Botuverá, Brusque e Guabiruba para apoio de custeio ao Hospital Arquidiocesano Consul Carlos Renaux (Azambuja).

O município de Guabiruba repassará o valor de R$ 48 mil, assim como os demais parceiros para o custeio da locação de bombas de infusão para equipar as UTIs para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O vereador Cristiano Kormann (Progressistas), líder de governo comentou sobre a aprovação do Projeto de Lei n. º 11/2020, que autoriza a celebração de convênio para o repasse de valor financeiro ao Fundo Municipal de Saúde de Brusque. O parlamentar foi autor do regime de urgência que foi aprovado, para dar uma maior celeridade ao repasse do recurso.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) criticou a falta de articulação entre os governos federal, estadual e municipal na gestão da crise da pandemia do coronavírus, para ele teve uma demora muito grande na tomada de decisões. Para Santos a tragédia na região só não foi maior em decorrência do empenho dos profissionais da Secretaria de Saúde de Guabiruba e também dos hospitais da região principalmente do Hospital Azambuja.

Sobre as discussões em torno do projeto o parlamentar afirmou que o auxílio poderia ser mais substancial para que o hospital pudesse ficar com um “legado”, já que os valores agora repassados serão apenas para locação de bombas de infusão, sendo que após a pandemia os leitos e equipamentos possivelmente serão desmontados.

Como comentário final o vereador pediu isonomia para ampliação do auxílio financeiro (gratificação de 30%) também para os profissionais que atuam na Associação Hospitalar de Guabiruba, que segundo ele também atual na linha de frente desde o início da pandemia.

O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) informou que sugeriu a presidente a retirada de pauta do projeto que autoriza o repasse de auxílio financeiro para o Hospital Azambuja com a intensão de discutir com os pares e prefeito o repasse de um valor financeiro maior. Como justificativa o vereador afirmou que Botuverá repassará o mesmo valor com uma arrecadação tributária muito menor que Guabiruba, para o vereador Guabiruba poderia ajudar com um valor maior.

A vereadora Rosita Kohler destacou os principais pontos e discussões da sessão ordinária, destacando também a aprovação do projeto que autoriza a celebração de convênio entre os municípios de Botuverá, Brusque e Guabiruba para apoio de custeio ao Hospital Arquidiocesano Consul Carlos Renaux (Azambuja).

A presidente foi quem teve o voto decisivo “minerva” para aprovação do regime de urgência ao projeto (proposto pelo vereador Crisitiano Kormann) para que o mesmo pudesse ser votado e aprovado na sessão.

ORDEM DO DIA

– Foi aprovado em votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 10/2020 do Executivo, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

– O regime de urgência a esse projeto foi aprovado com os votos contrários dos vereadores Vilmar Gums, Felipe dos Santos, Haliton Kormann e Harri Westarb. Já em regime foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2020 do Executivo, que “AUTORIZA A CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE BOTUVERÁ, BRUSQUE E GUABIRUBA PARA APOIO DE CUSTEIO AO HOSPITAL ARQUIDIOCESANO CONSUL CARLOS RENAUX – CNPJ 82.986.985/0001-30”. O Projeto recebeu o voto contrário do vereador VILMAR GUMS.

– Deliberação sobre o Requerimento nº 03/2020.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 25 de agosto de 2020, no horário regimental às 19 horas.

Últimas postagens

No mês da radiodifusão, Jornal da Diplomata entrevista Marise Westphal e recebe Saulo Tavares, em entrevista ao vivo

Caros ouvintes, internautas! Dia 25 de setembro se comemora o dia da radiodifusão. E o rádio, este meio tão importante e antigo...

Governo de SC estabelece regramentos sanitários para eventos sociais no Estado

O Governo de Santa Catarina publicou nesta sexta-feira, 18, portarias que estabelecem critérios para retorno gradual e monitorado de congressos, concursos públicos,...

Obituário, 19 de setembro de 2020

Central Funerária – Faleceu às 13h de sexta-feira (18), com 80 anos, Valério Heil, popular Lelo mecânico, que morava no bairro Santa...

COVID-19: Boletim epidemiológico desta sexta-feira, 18 de setembro

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 43 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira...

Homem sofre queda de oito metros em empresa

Queda: O Corpo de Bombeiros socorreu um homem que caiu de uma altura de oito metros.  A ocorrência foi registrada na rua Edgar...
Publicidade
WhatsApp chat