Paróquia São Luís Gonzaga celebra jubileu de vida religiosa dos padres Carlos Nicolodelli e Aléssio da Rosa

Padres dehonianos celebraram 50 e 25 anos de dedicação e testemunho a serviço da igreja

Outras notícias da semana

Confira o boletim epidemiológico desta quinta-feira, 24 de setembro

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 15 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado...

Retomada da Economia e perspectivas foi tema de entrevista com o economista e diretor regional do SESI/SENAI

Na manhã desta quinta-feira, 24, o Jornal da Diplomata recebeu Roberto Zen, economista e diretor regional do SESI/SENAI. Na oportunidade ele tratou do momento...

Michel Belli desiste da candidatura de vice-prefeito com Paulo Sestrem e decide apoiar Ciro Roza

O empresário Michel Belli (PSC) desistiu da candidatura de ser vice-prefeito ao lado de Paulo Sestrem, do Republicanos. Antes de uma oficialização...

Mulher é hospitalizada após cair de escada, desequilibrada por um gato

O Corpo de Bombeiros atendeu nesta sexta-feira (25), pouco antes das 9h da manhã, uma ocorrência de acidente doméstico, na rua José Schirmer, Guabiruba....

Dois religiosos Dehonianos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus que atuam na Paróquia São Luís Gonzaga, completaram neste ano de 2020, o seu jubileu de vida religiosa. Na noite de domingo, 16 de agosto, a igreja Matriz celebrou com os padres Carlos Nicolodelli e Aléssio da Rosa o dom de suas vocações. A missa solene foi presidida pelo padre Carlos e concelebrada pelos demais sacerdotes que atuam na Paróquia.

Neste terceiro domingo do Mês Vocacional a igreja recorda as vocações para a vida consagrada. Durante a semana de 16 a 22 de agosto, é lembrada a vocação das pessoas que fazem votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Também neste domingo, foi realizada a solenidade mariana da Assunção de Nossa Senhora.

Vocação religiosa

Presidente da celebração especial, e em nome dos jubilares, padre Carlos externou diversos agradecimentos, principalmente à toda comunidade paroquial, pelo apoio, carinho e afeto para com os padres ao longo dos anos. Também lembrou dos familiares e amigos, pelo incentivo recebido e alegria manifestada ao longo de suas vidas.

“A mais bela realidade da vida cristã é o chamado de Deus: a nossa vocação. E é através deste chamado que nós descobrimos o caminho de disponibilidade e serviço a Deus e ao próximo. E Ele faz esse convite a todos nós, e cada um dá uma resposta segundo seus critérios e disposição. Deus faz isso porque a finalidade última de nossa vida é a Santidade”, disse o religioso durante a missa.

Experiência de céu na terra

Durante sua homilia, o pároco, padre Diomar Romaniv, comparou a caminhada dos jubilares como ‘experiência de céu na terra’, pois quando eles proferiram a leitura da fórmula de profissão religiosa há 25 e 50 anos, disseram sim para viver e anunciar os valores do reino celeste, que são os ideais da vida religiosa. “Aqueles mesmos ideais que todos assumimos no batismo, o consagrado procura viver com mais intensidade, uma vez que a consagração religiosa fala da aliança do batismo vivido numa forma radical”, discorreu o pároco.

Pe. Diomar recordou que o ‘sim’ dos padres Carlos e Aléssio, ainda na infância, foi um momento de decisão para viver na igreja, pois, “a vida religiosa vem da igreja, alimenta-se na igreja e recebe sua identidade na igreja”. Lembrando das vocações, a Paróquia aproveitou este ano para celebrar o jubileu dos religiosos dehonianos junto da comunidade. “É uma alegria vê-los felizes, entusiasmados com a vida, com a missão, dando esse testemunho de entrega, de serviço à igreja, como religiosos e consagrados. Como dizia o padre Carlos, isso é o que nós vivemos na Casa Paroquial, em espírito de fraternidade e de oração. Nos sentimos uma família que é o que formamos como Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus”, comentou o pároco.

Pilares que sustentam a vida religiosa

Padre Carlos Marcos Nicolodelli tem 70 anos, destes, 50 são dedicados à vida religiosa. Em dezembro completará 45 anos como sacerdote. Nasceu em Jaraguá do Sul/SC, e desde muito cedo se espelhou na dedicação dos pais no servir à igreja da sua comunidade. Ingressou no Seminário de Corupá aos dez anos. Concluiu seus estudos em 1975 e iniciou o sacerdócio no Paraná, aos 26 anos de idade. “Nos meus anos de sacerdócio nunca duvidei da minha vocação, nunca tive incerteza ou indefinição, dificuldade ou crise. Vou ser padre até o fim da vida”, garante. Para o sacerdote, cinquenta anos de vida consagrada é uma experiência sobre viver com alegria e fé o que se assume para a vida. “A escolha que se faz diante do chamado de Deus, é livre, e nos torna disponíveis para testemunhar o amor a Deus e aos irmãos. É a vida em comunidade, a disponibilidade e alegria no serviço aos irmãos e irmãs, acreditando sempre na vontade e inspiração de Deus, com a proteção de nossa mãe, Maria”, diz.

Com 25 anos de vida religiosa, padre Aléssio da Rosa, 46 anos, viu em uma missa de Ordenação Sacerdotal, aos dez anos de idade, a certeza do que queria para seu futuro: ser padre. Natural de Imaruí/SC, iniciou no Seminário de Corupá e, após sua Ordenação Sacerdotal, iniciou seu sacerdócio em Brusque. Resume sua caminhada de fé e missão na oração à luz da palavra de Deus e de traduzir esta oração em favor do ser humano. “Por isso acredito nesse Deus presente na vida do ser humano e que engrandece a nossa vida também em favor da vida dos irmãos, na dimensão do serviço que a vida religiosa apresenta”, diz o sacerdote, que além de padre, é também professor. “A educação é sempre um resgate da dignidade do ser humano e também na formação de consciências, críticas, conduzindo esse ser humano a uma transcendência, uma visão de Deus que perpassa toda a vida”, reflete Pe. Aléssio.

Aléssio da Rosa e Carlos Nicolodelli atuam na Paróquia São Luis Gonzaga de Brusque. (Foto: Assessoria / Paróquia São Luís Gonzaga)

Últimas postagens

Interligado – Sorteio de 29 de setembro de 2020

Nesta terça-feira temos: Pizza média 3 sabores da Choperia Golden Bier, aberta de domingo à sexta das 18 horas...

Emprego

Oficina de automóveis, contrata: *Pintor que saiba também preparar e polir. *Montador. Interessados entrar vem contato com o telefone (47) 98803-7203

Semana de Vantagens Júlio Imóveis

Se você estava aguardando o momento certo para fechar o negócio da sua vida, saiba que a hora está chegando. Na próxima semana, a...

Previsão do Tempo de 29 de setembro de 2020

Previsão do Tempo, direto do Climaterra, com Ronaldo Coutinho. Previsão do Tempo de 29 de setembro de 2020

Conversando com Você de 29 de setembro de 2020

Conversando com Você de 29 de setembro de 2020. Ouça!
Publicidade
WhatsApp chat