25.2 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasGeralGuabiruba Saneamento explica falta de água no final de semana, após...

Guabiruba Saneamento explica falta de água no final de semana, após rompimento de adutoras

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Problemas técnicos geraram falta de água no município de Guabiruba no final de semana. De acordo com o diretor de concessão da Guabiruba Saneamentos, Guilherme Paladini, o temporal que atingiu a região na sexta-feira, 14, provocou danos no sistema.  

As situações mais graves foram registradas na estação de captação dos bairros Guabiruba Sul e no Lageado. Os dois sistemas abastecem várias localidades, inclusive a região central.

Conforme Paladini, em entrevista ao Jornal da Diplomata, os problemas técnicos foram sanados, mas, algumas situações pontuais estão em monitoramento.

“Elas obstruíram em função das chuvas e a gente teve rompimento de duas adutoras, uma no centro e outra no lageado”, explica.

Com a volta do funcionamento do sistema localizado nos bairros Guabiruba Sul e Lageado, uma grande área voltou a ter fornecimento de água, principalmente bairros Holstein, Alsácia, Pomerania, São Pedro e Centro.

“Tiveram o abastecimento normalizado ao longo do dia, com algumas situações pontuais, que a nossa equipe atendeu”, frisou Paladini.

Porém, o sistema do Lageado teve o dano mais grave.

“Foi mais agressiva, numa adutora de um quilometro e meio, que precisamos verificar metro a metro para localizar o ponto de obstrução; é um trabalho demorado e nossa equipe trabalhou por 48h – foi identificado na noite de ontem (domingo), às 23h, quando o sistema voltou à operação”, explicou.

Segundo Paladini, o sistema do Lajeado está abastecido e pressurizado, com situações pontuais em verificação pela equipe técnica.

“Toda a situação de caso extremo como este ocorrem situações pontuais, nossa equipe técnica mantém o monitoramento”, ressaltou.

Comunicação – Em razão de muitas reclamações da comunidade, nas redes sociais e na imprensa, a Guabiruba Saneamento procura melhorar os sistemas de comunicação.

Conforme Guilherme, uma das próximas ações será a criação de um grupo de WhatsApp aberto com os bairros, para alinhar as informações.

“Nas próximas semanas vamos iniciar um grupo geral para qualquer interessado, que será dedicado à manter a população informada”, frisou.

Atualmente, a Guabiruba Saneamento atende pelo 0800-8425581 ou em mensagem de texto pelo contato (47) 9-9914-31297 – e através da fanpage no Facebook.

“O sistema ficou muito tempo sem ter investimentos necessários, temos várias melhorias em andamento para otimizar a distribuição e qualidade da prestação de serviço, mas esses projetos levam tempo”, comentou Paladini.

A entrevista completa será destaque no Jornal da Diplomata desta terça-feira, 18.  

Publicidade
WhatsApp chat