28.5 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasSaúdeSIMESC: Somente aplausos não derrotarão o Coronavírus (Nota dos Médicos de SC)

SIMESC: Somente aplausos não derrotarão o Coronavírus (Nota dos Médicos de SC)

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

No momento em que a capacidade das UTIs em Santa Catarina está próxima a 85%, a abertura de novos leitos é importante e necessária, mas não o suficiente para enfrentar a pandemia do Coronavírus. É preciso investir urgente em recursos humanos!

Médicos estão sendo afastados, a demanda tem aumentado e profissionais que estão na linha de frente estão sobrecarregados.  As novas contratações não são realizadas e os que colocam suas vidas em risco para realizar o melhor atendimento possível à população, não são valorizados. 

Equipamentos, medicamentos e leitos por si só de nada adiantam!

Na rede estadual, os contratos são temporários e a remuneração é baixa. A Medida Provisória 228/2020, que segundo o Governo valorizaria os médicos durante a pandemia, precisa de ajustes. Passados 50 dias e várias reuniões da Secretaria de Estado da Saúde com as Entidades Médicas, não há respostas objetivas.

Na rede privada, que inclui também os hospitais filantrópicos, os contratos são com pessoa jurídica, sem quaisquer garantias trabalhistas e com insegurança se irão receber os valores no final de cada mês. Algumas unidades, inclusive, reduziram a remuneração aos médicos

Abrir leitos sem contratar novos médicos abre a chance de os médicos estarem mais expostos ao vírus e serem eles os responsáveis por ampliar a contaminação cruzada. Necessário enfatizar a importância de termos equipes distintas para setores distintos – e não os mesmos para tudo e todos.

Há em todo o Estado e no Brasil, número de médicos habilitados e capacitados para fazer frente à demanda – desde que valorizados.

Se a Covid-19 leva vidas e deixa tristezas, que não seja pela falta da infraestrutura mínima que um sistema de saúde deve ter.

O Sindicato dos Médicos do Estado Santa Catarina reforça a necessidade urgente da contratação destes médicos!

Somente aplausos não derrotarão o Coronavírus!

A Diretoria

Publicidade
WhatsApp chat