29.8 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasEmpresarialDr. Carlos Germano Ristow encerra sua gestão à frente da Unimed Brusque

Dr. Carlos Germano Ristow encerra sua gestão à frente da Unimed Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O médico Dr. Carlos Germano Ristow concluiu sua terceira gestão à frente da Unimed Brusque na sexta-feira, 31 de julho. A Cooperativa, que completa 24 anos de trajetória no dia 2 de outubro de 2020, contou com a atuação de Dr. Carlito, como é conhecido no município e região, por 17 anos, período em que atuou como diretor vice-presidente, diretor-superintendente e por três vezes diretor-presidente.

Entusiasta do sistema cooperativista, Dr. Carlito se despede da diretoria deixando como principais contribuições em suas gestões a aquisição do terreno para construção da sede própria da Unimed Brusque, inaugurada em 2011; a aquisição de um terreno para futura construção de um hospital próprio; e a ampliação do Laboratório. Também foi em sua gestão que a Cooperativa expandiu sua área de atuação, passando a atender além dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, as cidades de Nova Trento, São João Batista, Canelinha e Major Gercino.

O senhor acompanhou de perto toda a trajetória da Unimed Brusque, nestes quase 23 anos da Cooperativa. O que o despertou para atuar na Cooperativa por todos estes anos?

Dr. Carlito: Sempre tive um espírito muito coletivista, então me interessei muito nessa questão do cooperativismo, porque penso que ele é quase que uma ‘religião’, onde se pensa em todos. E todos esses anos à frente da diretoria da Unimed Brusque sempre se pautaram nesses objetivos, de fazer o melhor por todos e para todos, da forma mais justa e ética. Foi um período em que não geri a Cooperativa sozinho, ao contrário, sempre tive uma diretoria que trabalhou unida com o propósito de preservação da coletividade e desenvolvimento da Unimed Brusque.

Quais foram os desafios para alavancar o crescimento da Unimed Brusque?

Dr. Carlito: Temos uma Cooperativa médica, que faz parte de um sistema muito grande, próxima de três centros maiores, que são as Unimeds de Blumenau, Itajaí e Florianópolis. Apesar disso, conseguimos crescer no meio desses grandes centros, cada um com suas Cooperativas, maiores e com mais recursos financeiros.

O que podemos nos orgulhar desse período todo é que mesmo sendo menores, conseguimos ter uma situação financeira bem saudável, que nos deu condições de sermos, por um período relativamente longo, a Unimed que melhor remunerava no Estado.

O senhor sempre defendeu o propósito de investimento de um recurso próprio hospitalar na região de Brusque, acredita que este possa ser o futuro da Cooperativa?

Dr. Carlito: Eu sempre defendi a questão do recurso próprio, de fazermos um hospital, pois penso ser importante, da mesma forma que a população também tem essa visão. E nessa luta pela construção de um hospital próprio, foram pelo menos 10 anos. É algo em que eu acredito e penso que isso ainda vai acontecer, que haverá essa necessidade.

São 17 anos de atuação nas gestões da Unimed Brusque, qual o sentimento depois de tanto tempo dedicado à Cooperativa?

Dr. Carlito: Estou deixando a gestão e recebi muitas mensagens de apoio e agradecimento por tudo o que fiz. Sempre tive um bom relacionamento dentro do Sistema Unimed e estas manifestações, demonstram que tenho o respeito dos meus pares na Unimed. E isso é uma grande satisfação.

Por praticamente um quarto da minha vida estive envolvido diretamente com a Cooperativa, é algo que sem dúvida fará falta, até os desafios diários farão falta. Mas vou continuar participando, como cooperado, acompanhando os trabalhos e reuniões. Penso que cumpri meu papel, aquilo que tinha proposto.

Dentro disso, não posso esquecer de enaltecer e agradecer a todas as pessoas que ajudaram nesse crescimento da Unimed Brusque. Temos mais de 100 colaboradores, que são incansáveis. Pessoas de muita confiança e muito boa vontade para fazer o seu trabalho. Além disso, tive parceiros muito importantes na diretoria, com os quais eu tive um bom relacionamento, uma boa gestão, uma confluência de ideias.

Aproveito para agradecer a todos os colaboradores, a todas as pessoas que trabalharam conosco, seja diretamente, ou indiretamente. Foi um trabalho em conjunto, por todos estes anos.

Neste ano de 2020, em especial, a Unimed Brusque teve uma atuação de destaque com relação à pandemia da Covid-19. Qual sua avaliação sobre os trabalhos até então realizados?

Dr. Carlito: Essa pandemia deu uma reviravolta em tudo, inclusive prorrogou nosso mandato, que deveria ter encerrado em março. Sob este aspecto tive a felicidade de participar de um programa que instituímos logo no início aqui na Unimed, de um ambulatório exclusivo para atendimento dos pacientes Covid-19 e tivemos a coragem de iniciar com um protocolo de tratamento precoce, com a hidroxicloroquina. É um medicamento polêmico, mas foi uma decisão conjunta da diretoria, de acreditar nesse tratamento. Até onde podemos avaliar, tem ajudado muito nos pacientes que optaram por esse tratamento e tivemos bons resultados – dados estes que serão compilados e publicados futuramente. E temos visto que outros serviços, até públicos, como a própria Prefeitura de Brusque, passaram a adotar o tratamento precoce também.

Quais são suas perspectivas sobre o futuro da Unimed Brusque?

Dr. Carlito: É logico que esperamos que haja continuidade dos trabalhos, que se enxergue a necessidade de se fazer algum recurso próprio hospitalar. Mas eu realmente espero que a nova diretoria consiga manter o que fizemos até agora e preferencialmente, que consiga evoluir. Eu continuarei participando e tentando colaborar nesse sentido.

*** Eleições***

A Unimed Brusque elegeu sua nova Diretoria Executiva, bem como os integrantes dos Conselhos Fiscal e Vogal da Cooperativa, no dia 29 de julho. Na oportunidade, foram eleitos os médicos Dr. Humberto Teruo Eto, Dr. Charles Machado e Dr. Cláudio dos Santos, para exercerem os cargos de diretor-presidente, diretor vice-presidente e diretor-superintendente, respectivamente, para gestão 2020/2023. Também foram eleitos seis integrantes do Conselho Vogal (gestão 2020/2023) e os seis integrantes do Conselho Fiscal da Unimed Brusque, sendo três conselheiros e três suplentes (gestão 2020/2021).

Publicidade
WhatsApp chat