Programa “Desperta Digital” do Sesi Senai atende professores do Vale do Itajaí Mirim

Prefeituras de Botuverá e Major Gercino já aderiram ao programa e o município de Leoberto Leal inicia nos próximos dias

Outras notícias da semana

Jovem morre após acidente entre carro e moto na rua Dorval Luz

Um jovem de 19 anos morreu em um acidente de trânsito na noite desta segunda-feira, 19. Conforme o Corpo de Bombeiros, a...

Girassóis plantados pela prefeitura de Brusque estão sendo furtados

A Prefeitura de Brusque, por meio do setor de paisagismo, solicita para que a população de Brusque não furte os girassóis que...

Polícia Militar prende casal por tráfico, no bairro Steffen

Um casal foi preso por tráfico de drogas no bairro Steffen, na noite desta terça-feira, 13. De acordo com a Polícia...

Live promovida pelo 18° BPM discutirá novas alterações no Código de Trânsito

A Polícia Militar em Brusque convida a comunidade assistir a live com o Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel PM...

Com os alunos em casa e as aulas remotas, os professores tiveram novos desafios: inserir as novas tecnologias às metodologias de ensino e, muitos deles, aprender a utilizá-las. Pensando neste aperfeiçoamento para os professores, o SESI SENAI de Santa Catarina criou o programa Desperta Digital, voltado aos docentes das redes municipais de ensino. O programa tem como objetivo facilitar o compartilhamento de práticas e uso de ferramentas digitais, apresentando e desvendando algumas ferramentas já conhecidas e que agora podem ser utilizadas em sala de aula.

Prefeituras de Botuverá e Major Gercino já aderiram ao programa e o município de Leoberto Leal inicia nos próximos dias. (Foto: Assessoria de Imprensa SESI/SENAI)

“Com a pandemia surgiram desafios na forma que fazemos a educação, provocando o desenvolvimento de habilidades digitais, que é um grande desafio para nós professores, ocasionando a necessidade da mudança do analógico para o digital”, destacou a professora do SENAI, Rosani Pereira Marcarini responsável pela supervisão do programa no Vale do Itajaí Mirim.

O Programa inicia com uma definição de temas junto a secretaria de educação de cada município, depois é feito um cronograma com vídeo-aulas para professores, formação de grupo de watssApp e apresentação do site de apoio a cada prefeitura. Após estas etapas, é realizada uma Live com professores e tem como tema “O Despertar nas Adversidades”, onde são apresentados todos os conceitos que serão abordados  e, em seguida, os docentes tiram suas dúvidas e interagem uns com os outros, trocando experiências para o andamento da aulas online.

Para o desenvolvimento do Programa Despertar Digital, o SESI SENAI conta com a participação de especialistas nos assuntos que serão abordados, como o professor João Anselmo, que discutirá Carreira e comportamento; Fabiane Winter e Alan Müller , Socioemocional; Wagner Correia, que aplicará técnicas com as novas tecnologias e gravações de vídeos  e a professora Rosani Marcarini, que falará sobre manipulação de ferramentas para avaliações e para criação de vídeos animados.

Participação dos municípios

Na regional de Brusque, o primeiro município a iniciar as atividades do Desperta Digital, foi Major Gercino e, em seguida, os professores de Botuverá também participaram do curso online. Em breve, os docentes da rede municipal de ensino de Leoberto Leal também contarão com o Programa.

“Esperamos ver, lá no fim do ano, que não foi um ano em vão, ver que apesar das dificuldades, conseguimos apresentar bons resultados e colher bons frutos destes alunos no decorrer do ano”, declarou o secretáriode Educação de Major Gercino, Bruno Roberto Liceski.

Para a professora, Carme Herartt, essa é “uma aprendizagem nova, esse ensinar a distância. Além de passar o conteúdo, a gente também aprende com os alunos as novidades sobre as tecnologias e essa troca também é enriquecedora, tem nos aproximado”.

Já para o professor, Helton Hörner, que leciona na rede municipal de ensino de Botuverá diz que o curso foi motivador, com apresentação de muito aplicativos que devem incentivar na realização de aulas mais dinâmicas.

“Hoje as aulas precisam ser atrativas para os estudantes, senão fica só um preenchimento por tabela, onde o professor transmite a informação e a criança tem que devolver uma resposta. Eu acho que o conhecimento é construído e entendo que a partir destes aplicativos que foram apresentados, existe uma margem maior para aplicação do conhecimento”, descreveu o professor.

Conforme a secretária de educação de Botuverá, Marilene Maurizio Assini, “os professores do SESI SENAI demonstram segurança sobre o conteúdo e contextualizam de maneira acessível os elementos necessários para a construção dos novos conhecimentos. Outro ponto forte se refere ao número de aplicativos virtuais apresentados até o momento, pois agora temos mais possibilidades de desenvolver a criatividade para a elaboração de aulas mais significativas e estimulantes”.

De acordo com coordenadora de educação Básica e Profissional do SESI SENAI, Sandra Freitas, a entidade espera contribuir muito com as prefeituras durante essa nova fase do ensino.

“O programa desperta vem realmente dar esse apoio para todos os professores da rede municipal pública para que eles possam conseguir dar subsídio necessário para os alunos, mas também aprender com eles, despertando essa ajuda mútua”, declarou.

Prefeituras de Botuverá e Major Gercino já aderiram ao programa e o município de Leoberto Leal inicia nos próximos dias. (Foto: Assessoria de Imprensa SESI/SENAI)

Últimas postagens

Emprego – BIL Têxtil contrata.

Tecelão com experiência Operador de Máquina de Fiação Auxiliar de Expedição Auxiliar de...

Emprego – IZ Têxtil contrata

Costureira para o primeiro turno, bairro São Pedro, Informações telefone 47 9 9206-7576

Colisão tomba veículo no bairro Maluche

Uma colisão terminou no tombamento de um veículo nas proximidades da Apae. Imagens das câmeras de monitoramento registraram o momento do acidente,...

Boletim Epidemiológico de terça-feira, 20 de outubro

Boletim Epidemiológico de terça-feira, 20 de outubro A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 10 novos casos de Covid-19...

Cidade Limpa dará destinação correta a materiais do Dia D Ecoponto

A Cidade Limpa participa nesta quinta-feira, 22 de outubro, de mais uma edição do Dia D Ecoponto. O evento será realizado no formato drive...
Publicidade
WhatsApp chat