Sistema drive-thru para testes rápidos da Covid-19; 600 testes devem apresentar panorama de assintomáticos, diz Secretaria de Saúde

Outras notícias da semana

Covid-19: Prefeitura de Brusque edita novo Decreto nesta terça-feira (29)

A Prefeitura de Brusque editou no final da tarde desta terça-feira (29) o Decreto número 8.741, que dispõe sobre novas medidas de enfrentamento da...

COVID-19: Boletim epidemiológico 27 de setembro

COVID-19: Boletim epidemiológico 27 de setembro A cidade de Brusque já tem 5389 pacientes recuperados do coronavírus. Segundo o...

Confira o boletim epidemiológico desta terça-feira, 29 de setembro

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 27 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira...

Prefeitura fará pinturas nas faixas de pedestres na Rua São Pedro

A Prefeitura de Brusque comunica que fará as pinturas nas faixas de pedestres na Rua São Pedro, ao longo do trecho da...

O primeiro carro na fila do drive-thru para os testes rápidos para detectar a Covid-19 chegou por volta das 3h30 da madrugada desta sexta-feira, 26, no ponto de testagem montado pela Secretaria Municipal de Saúde, no estacionamento da Assevim.

 Procura no sistema drive-trhu para testes da Covid-19, no estacionamento da Assevim
Procura no sistema drive-trhu para testes da Covid-19, no estacionamento da Assevim (Foto: Diplomata FM/Hamilton Júnior)

A sistemática adotada faz com que os veículos entrem pelo acesso principal, na Avenida Getúlio Vargas e, após a coleta, saem pelos fundos da universidade.

De modo simples, a aplicação se dá no dedo indicador, para aferição do equipamento que mede se há ou não presença dos anticorpos IgG e IgM – embora, muitos testes possam não detectar uma possível evolução do vírus.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, somente uma pessoa por veículo pode fazer o teste. No local é feito o cadastro da pessoa que passou pela testagem e o resultado será informado via mensagem telefônica, em torno de dez a quinze minutos depois da passagem pelo posto.

Em caso de positivo, uma equipe da secretaria municipal irá até à residência do cidadão, para orientações e auxílio no tratamento da doença.

Posto de testagem rápida para Covid-19 realizado pela Secretaria Municipal de Saúde
Posto de testagem rápida para Covid-19 realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Diplomata FM/Hamilton Júnior)

De última hora, foram aumentados para 600 o número de testes no drive-thru (seriam 500 conforme programação inicial). Os profissionais da secretaria de saúde utilizam equipamentos de proteção.

De acordo o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Rodrigo Cesari, o drive-thru para Covid-19 tem objetivo de trazer um panorama de pessoas sem sintomas.

“Essa modalidade com veículos é a primeira vez na cidade e a ideia é trazer um panorama de como está a situação e principalmente detectar os assintomáticos (sem sintomas), pois entendemos os que apresentaram sintomas procuraram o Centro de Triagem – será uma avaliação importante”, comentou.

“As pessoas querem saber, mesmo sem sintomas – ou sintomas leves, se tiveram contato com o vírus e o teste rápido nos permite a isso. Hoje a gente não sabe quem está ou não contaminado”, concluiu.

Fila de veículos Procura no sistema drive-trhu para testes da Covid-19
Fila de veículos no sistema drive-trhu para testes da Covid-19, em Brusque (Foto: Diplomata FM/Hamilton Júnior)

Rodrigo Cesari também alertou que com a chegada do inverno há o crescimento dos casos de gripe, que apresentam sintomas semelhantes, porém, mesmo assim, é importante a checagem no Centro de Triagem.

“Já era previsto com a queda da temperatura uma procura maior pelos testes, então continuamos a reforçar o uso de máscara e distanciamento social, intensificamos o pedido dos cuidados”, destacou Rodrigo.  Ainda conforme Cesari, dois sintomas, perda de olfato e paladar, tem sido diferencial clínico para diagnosticar casos de Covid-19.

Pelo movimento, a secretaria de saúde acredita que até o início da tarde o estoque de testes tenha finalizado.

O Jornal da Diplomata continua na cobertura.

Reportagem: Jaison Lorenceti/Juliane Ferreira/Hamilton Júnior

Últimas postagens

Interligado – Sorteio de 01 de outubro de 2020

Quinta-feira: Um almoço para 2 pesoas na Golden Bier, com o buffet Campi. Golden Bier que durante o mês...

Posto da Área Azul ganha novo horário de funcionamento

Usuários que preferirem atendimento presencial terão horário estendido para buscar o serviço na Praça Barão de Schneeburg A Câmara de Dirigentes...

Previsão do Tempo de 01 de outubro de 2020

Previsão do Tempo de 01 de outubro de 2020. Ouça! Previsão do Tempo de 01 de outubro de...

Conversando com Você de 01 de outubro de 2020

Conversando com Você de 01 de outubro de 2020. Ouça! Conversando com Você de 01 de outubro de...

Ciro Roza abre rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Brusque

Na manhã desta quinta-feira, 01 de outubro, o Departamento de Jornalismo da Rádio Diplomata FM deu início a rodada de entrevistas com os candidatos...
Publicidade
WhatsApp chat