23.3 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasEducaçãoIFC Brusque sediará o Mestrado Profissional em Ensino de Geografia –...

IFC Brusque sediará o Mestrado Profissional em Ensino de Geografia – ProfGeo

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

No dia 01 de junho de 2020 Brusque conquistou o seu primeiro mestrado. Trata-se de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) e será ofertado pelo Instituto Federal Catarinense –  IFC – Campus Brusque.

Por ser um mestrado em Rede Nacional, a sede será na Universidade Federal de Santa Maria e o IFC é uma entre as 08 Instituições Associadas. Este mestrado, aprovado pela CAPES, ocorrerá na modalidade semipresencial para professores da Educação Básica. As aulas presencias, dependentes de melhor definição, ocorrerão em dois dias da semana e os docentes serão todos doutores da Rede Federal de Ensino, sendo a maioria do IFC.

Segundo o diretor-geral do IFC Campus Brusque, Eder Aparecido de Carvalho, “a conquista acabou sendo selada em uma reunião entre os gestores do IFC Brusque com a Pró-reitora de Pós-Graduação do IFC (localizada na Reitoria do IFC – Blumenau), mas não seria possível sem apoio da comunidade acadêmica do IFC Brusque – visto desejo de alunos  e  servidores que se colocaram à disposição para ajudar na implantação do curso”. Na citada reunião os gestores do IFC Campus Brusque colocaram que dispõe da infraestrutura adequada para oferta: instalações físicas como salas de aulas, laboratórios, biblioteca, auditório, recursos de informática – essencial para o funcionamento do curso. Ou seja, além da infra-estrutura adequada para docentes, discentes e atividades administrativas o IFC Campus Brusque possui núcleos e grupos de pesquisa.

Eder Aparecido de Carvalho, colocou, ainda, que “o ProfGeo (mestrado em tela) contempla a formação continuada de professores – tanto da rede pública estadual e municipal, quanto da rede particular de ensino. O intuito é proporcionar suporte à formação destes profissionais ativos e que terão a possibilidade de investir em sua melhor capacitação em uma instituição de ensino federal gratuita e de qualidade: IFC Campus Brusque”.  Não passa de uma oportunidade para atualização das reflexões teóricas, conceituais e das práticas pedagógicas. Ou seja, Brusque (por meio do IFC), vai proporcionar uma bela oportunidade aos interessados de toda região.

Destarte, a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Fatima Peres Zago de Oliveira) enfatiza que “como instituição pública o IFC oferecerá mais um curso de Mestrado, o qual fará parte da trajetória formativa de professores de Geografia do Estado de Santa Catarina, que contribuirá para o conhecimento humano e científico de maneira indissociável. Agradecemos ao Campus de Brusque por acolher esse curso.”

Fato é que trata-se de uma iniciativa no sentido de trazer uma modalidade profissional para atender – principalmente – à formação dos professores  de todas as redes de ensino: seja pública ou privada. Ou seja, tanto Brusque, quanto as cidades da região, poderão ser atendidas pelo Mestrado em Geografia ofertado pelo IFC Brusque. A expectativa é que o curso se inicie no segundo semestre de 2021.

Para mais informações podem enviar endereço eletrônico para direção.geral@ifc.edu.br ou gabinete.brusque@ifc.edu.br

Publicidade
WhatsApp chat