6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho

Outras notícias da semana

Bruscão volta a vencer após tropeços e mantêm liderança na Série C do Brasileiro

Na tarde deste domingo, 20, o Brusque FC recebeu no estádio Augusto Bauer o Tombense de Minas Gerais, em jogo valido pela 7ª rodada...

Covid-19: Prefeitura de Brusque edita novo Decreto nesta segunda-feira (21)

A Prefeitura de Brusque editou no final da tarde desta segunda-feira (21) o Decreto número 8.731, que dispõe sobre novas medidas de...

Clínica Uni Duni Tê celebra 29 anos de fundação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque celebra no mês de setembro de 2020 seus 65 anos de...

Brusque se despede da Copa do Brasil após segunda derrota para o Ceará, mas deixa marca de luta em fase inédita

O Brusque FC foi eliminado da Copa do Brasil 2020, após a segunda derrota para o Ceará, em jogo realizado na noite...

Neste sábado, 6 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi criada para lembrar e alertar a população sobre a importância do mesmo, responsável por diagnosticar precocemente, doenças genéticas e/ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou até mesmo a óbito, caso não sejam tratadas nos primeiros dias de vida dos bebês.

O Teste é obrigatório e gratuito em todo o território nacional, realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar dos bebês, que são enviadas para análise e podem identificar até seis tipos diferentes de doenças.

Em Brusque a realização dos testes é feita há 28 anos pela Clínica Uni Duni Tê, anexo a Apae de Brusque, em todas as crianças nascidas nas cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Com o teste, são investigadas doenças, como: Fenilcetorúria, Fibrose Cística, Hipotireoidismo Congênito, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase, Hemoglobinopatias e Anemia Falciforme.

Encaminhamentos

De acordo com a coordenadora da Clínica Uni Duni Tê, Valdete Batisti Archer, o Teste é uma triagem neonatal e além da coleta, é realizado acompanhamento caso haja alguma alteração, bem como o encaminhamento do bebê.

Para garantir a prevenção e impedir o desenvolvimento das doenças, a orientação é que o exame seja realizado preferencialmente no 3º dia de vida da criança, não sendo indicado ultrapassar o 5º dia de vida. Isso porque em algumas alterações e doenças é necessário que a partir do 14º dia de vida da criança já se inicie o tratamento, para que se evitem sequelas mais graves. “O ideal é que tenhamos o resultado do Teste o mais cedo possível, para que em caso de necessidade, sejam feitos outros exames complementares e possamos dar os encaminhamentos necessários para o tratamento”, acrescenta a coordenadora.

Desta forma, após a coleta, os exames são enviados para o Laboratório da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), em Curitiba (PR), que atualmente é o laboratório responsável pelos diagnósticos dos exames de todo o estado de Santa Catarina.

Os pais e também a Uni Duni Tê têm o acesso on-line dos resultados e, em caso da confirmação de alguma alteração, é feito o contato direto com a família. Em casos mais graves e urgentes, o laboratório entra em contato com a Clínica, que avisa e orienta a família.

Em Santa Catarina, o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis é referência no atendimento e tratamento das possíveis alterações apresentadas pelo Teste do Pezinho, desta forma, os bebês que recebem algum diagnóstico são encaminhados até a unidade hospitalar.

Atendimentos

Em 2019 a Clínica Uni Duni Tê realizou 2.538 coletas no total, o que inclui também as re-coletas, já que em alguns casos, é necessário a repetição do exame. “Reforçamos que o Teste do Pezinho não é um diagnóstico, e sim uma triagem. Desta forma, em alguns casos há a necessidade de outros exames complementares”, explica Valdete.

Em 2020, somente no mês de maio foram realizados 196 atendimentos para coletas do Teste, na Clínica. “Nos três municípios também é feito um monitoramento na rede, em todas as crianças que nascem em Brusque, Guabiruba e Botuverá, onde é verificado se todas elas fizeram ou não o teste. É como uma busca ativa desses nascimentos. Em 2019 a Clínica entrou em contato com 322 famílias para ter a certeza se os testes foram realizados, já que muitas vezes a criança nasce em Brusque mas reside em outro município”, conta Valdete.

Segundo ela, em 2019, dos 322 contatos feitos, em 27 houve a necessidade de as Unidades de Saúde da Família mobilizassem os pais para a realização do exame, não só pela importância, mas também pela obrigatoriedade. “Por isso esse trabalho em rede, com as Secretarias e Unidades de saúde dos municípios, que são parceiros no programa, são tão importantes”, frisa.

Continuidade dos serviços

Mesmo com as restrições no período da pandemia, os Testes do Pezinho e da Orelhinha realizados pela Uni Duni Tê não foram interrompidos. Desta forma, a Clínica também adotou medidas de prevenção e orientação aos pais para a realização do mesmo.

Assim, os Testes são realizados de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h (somente período da manhã). Para o atendimento é necessário entrar em contato pelos telefones ou (47) 98424-0617 ou 98459-0607, antes de ir até a sede da Uni Duni Tê. O uso de máscaras também é obrigatório e a indicação é que somente os pais dos bebês devem ir para o atendimento, acompanhando o recém-nascido, evitando levar crianças ou idosos.

“É um exame simples e que garante a prevenção de doenças que, se não tratadas, podem levar a consequências muito graves. Em 2019, tivemos uma média anual de 4 crianças com diagnósticos de doenças, que foram encaminhadas para tratamento. Que os pais possam vir, o mais cedo possível, fazer o exame e garantir a saúde e qualidade de vida de seus bebês”, complementa.

Na sexta-feira, 5 de junho, a mamãe Juliana Telles de Melo levou a pequena Ágatha Cristina Telles Rosa, de cinco dias de vida, para a realização do Teste. Moradora do bairro Poço Fundo, a mãe não deixou de ir até a Uni Duni Tê e garantir a realização do exame da filha. “Para mim é importante estar aqui, para sabermos se ela tem algum problema ou não. O quanto mais cedo soubermos melhor, para fazermos o tratamento adequado e garantir a saúde dela. Prevenir é essencial”, comentou na oportunidade.

Documentos necessários

Para a realização dos exames são necessários: Cartão Nacional do SUS (da mãe ou da criança); cópia do Comprovante de Residência da família; Certidão de Nascimento do bebê ou Declaração de Nascido-Vivo; Carteira de Saúde do bebê; CPF ou RG dos pais; carteira de Gestante da mãe.

Serviço

Teste do Pezinho

-Realizado pela Clínica Uni Duni Tê – Apae de Brusque

-De segunda à sexta-feira, das 8h às 10h

-Somente por agendamento, através dos telefones: (47) 98424-0617 ou 98459-0607

-A Uni Duni Tê fica na avenida Hugo Schloesser, nº 360, bairro Jardim Maluche, anexo a Apae de Brusque

-A Apae de Brusque também reforça que os demais serviços prestados pela instituição não estão sendo realizados. Apenas os Testes do Pezinho e da Orelhinha.

Texto: Ideia Comunicação Corporativa – Jornalista Taiana Eberle

Últimas postagens

Jovem de 28 anos morre após acidente de trânsito, na SC-410, Nova Trento

A Polícia Militar Rodoviária atendeu um acidente de trânsito com vítima fatal, no Km 28,600 da SC 410, em Nova Trento, por...

Mega-Sena, concurso 2.303: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 60 milhões

A Caixa fez neste sábado (26) em São Paulo o sorteio do concurso 2.303 da Mega-Sena. As dezenas sorteadas foram as seguintes: 03 - 07...

Idosa de 81 anos é a 57ª vítima fatal da Covid-19 em Brusque

Foi registrada neste sábado (26), em Brusque, o 57° caso de morte por coronavírus em Brusque. Trata-se de uma idosa de 81...

Homem é preso pela PM por homicídio cometido no Limoeiro

A Polícia Militar de Brusque, em apoio à Polícia Militar de Itajaí, deteve um homem de 39 anos na noite deste sábado...

Setembro Amarelo: Campanha de prevenção ao suicídio é destaque no Jornal da Diplomata em entrevista com integrantes do CVV

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia...
Publicidade
WhatsApp chat