SINDUSCON comemora 30 anos de fundação, presidente fala sobre trajetória

O atual presidente da entidade, Fernando José de Oliveira, já assumiu o Sinduscon de 01 de março de 2016 a 28 de fevereiro de 2019 e, desde 31 de março de 2020, após ser eleito por aclamação, está a frente do sindicato, onde permanecerá até 28 de fevereiro de 2022.

Outras notícias da semana

Confira o Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Brusque desta quarta-feira (01)

A Secretária de Saúde de Brusque, por meio da Vigilância em Saúde, informa os números relacionados à pandemia de Coronavírus (Covid-19) no município. Nesta quarta-feira...

Horários de linhas do Nosso Brusque passa por alterações a partir de segunda

A concessionária do transporte urbano público de Brusque informa que a partir desta segunda-feira (6) haverá alterações nas linhas da empresa. Os 55 trajetos...

DPCAMI cumpre mandado contra homem investigado por estupro e descumprir medidas protetivas

Na tarde desta quinta-feira, 2, policiais civis da Divisão de Investigação Criminal de Brusque prestaram apoio a DPCAMI de Brusque para dar cumprimento a...

Corpo de Bombeiros e Polícia Militar atendem em números provisórios desde o temporal

Quem também teve atendimento afetado por conta da tempestade desta terça-feira (30) foram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Em...

Em Santa Catarina, em meio a pandemia de coronavírus, o setor da construção civil, foi o primeiro a retomar suas atividades. Foram muitas negociações lideradas pela Federação das Indústrias do Estado, resultado da união dos sindicatos da construção, entre eles o Sinduscon Brusque, que tem sua base territorial abrangendo também as cidades de Guabiruba, Botuverá e Nova Trento. Esta foi apenas uma das ações realizadas pelo Sinduscon em 30 anos de atividades, que serão completadas amanhã, dia 28 de maio.

“Chegamos aos 30 anos de fundação em meio a muitos desafios, que foram superados logo na primeira gestão, que precisou estruturar o sindicato, depois a entidade quase fechou suas portas literalmente e, em seguida voltou a se reerguer com os próximos presidentes, como aconteceu nos últimos anos, que destaco como mérito o trabalho realizado pelo Ademir, que faleceu em março deste ano, prematuramente. Ele elevou o nome do sindicato para todo o Estado e fora dele, tornando o que somos hoje”, destacou o atual presidente do Sinduscon, Fernando José de Oliveira.

Atualmente, participa de decisões importantes para o setor junto aos órgãos que o representa, contando com diretores em grupos importantes como o ComCidade;  Observatório Social; Núcleo das Construtoras, da ACIBr e estudos sobre o Plano Diretor. O Sinduscon também é destaque em ações sociais como o Dia Nacional da Construção Social, que reúne empresários, funcionários e seus familiares num dia de lazer, saúde e cidadania; recebeu também dois prêmios nacionais de Melhores Práticas Sindicais, recebidos em São Paulo, além de realizar a FAIRTEC – Feira de Tecnologia da Construção Civil que, a cada edição recebe um número maior de expositores e de visitantes, se consolidando como uma das principais feiras do setor no Estado.

“Estamos no aguardo do que for determinado pelos órgãos de saúde, mas se tivermos condições, vamos realizamos mais para o final do ano o lançamento da FAIRTEC de 2021 e iniciarmos os preparativos para a realização da feira no segundo semestre do ano que vem”, anunciou o presidente.

O Sinduscon conta ainda com vários convênios, parcerias e possui um técnico em segurança no trabalho que vistoria as obras e orienta sobre a importância de usar os equipamentos de segurança, através de uma parceria de longa data com o Sindicato laboral, o Sintricomb, que resulta em várias outras ações conjuntas, como atividades sociais, de orientação e ainda nos acordos coletivos, que sempre são ágeis e desburocratizados, o que favorece, empresários e trabalhadores. O Sindicato também está muito presente na FIESC, participando de eventos e da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção, a CDIC, bem como contando com o apoio do SESI e SENAI para a realização de cursos e treinamentos.

“Temos acompanhado as ações que o Sinduscon realizou ao longo destas três décadas e destaco que esse é o papel de um sindicato ativo que promove o desenvolvimento da indústria. Sabemos dos desafios que temos enfrentado, mas a nossa união foi fundamental para retomarmos as atividades. Juntos vamos superar este momento e voltaremos a crescer”, lembrou o presidente da FIESC, Mário Cezar de Aguiar, ao parabenizar o Sinduscon.    

HISTORIA DE LUTA E NOVOS DESAFIOS

O crescimento da cidade e da região está diretamente ligado ao Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon). Uma história que começou em 28 de maio de 1990, quando o sindicato foi fundado por um grupo de 11 empresários, entre eles, nomes que merecem ser relembrados como ValterSstoltenberg,  Antônio Zendron Neto, Valdir Rubens Walendowsky, Orlando Schaefer, Nicolau Esperandio Maestri, Leoberto Espindola,  Sérgio Foppa, Rainoldo baungartner, além dos fundadores já falecidos, Agustinho Vieira, João Voltolini  e o mais recentemente, Ademir José Pereira.

“Nós tínhamos o objetivo de ter uma representatividade junto ao setor, pois os trabalhadores já estavam organizados e também buscar os direitos dos empresários, além de contribuir com o desenvolvimento da cidade”, conta o empresário Orlando Schaefer, um dos fundadores e também eleito o primeiro presidente da entidade e ficando no cargo por duas Gestões, 28 de maio de 1990 a 30 de junho de 1996, quando passou a presidência para o empresário Gilmar Vilamoski que administrou a entidade de 01 de julho 1996 a 8 de dezembro de 2002. Em seguida Luís Alexandre Moresco, assumiu o Sinduscon por dois mandatos, sendo de 09 de dezembro de 2002 a 18 de abril de 2007, quando é eleito Ademir José Pereira, que estava a um ano no seu quarto mandato. Pereira foi presidente de 19 de abril de 2007 a 29 de fevereiro de 2016 e havia assumido o cargo novamente, em 01 de março de 2019, atuando até 10 de março de 2020.

O atual presidente da entidade, Fernando José de Oliveira, já assumiu o Sinduscon de 01 de março de 2016 a 28 de fevereiro de 2019 e, desde 31 de março de 2020, após ser eleito por aclamação, está a frente do sindicato, onde permanecerá até 28 de fevereiro de 2022. Segundo ele, o desafio é concluir mais este mandato, auxiliando os associados.

“Tenho como meta principal neste momento, buscar alternativas para auxiliar nossos associados a terem o menos impacto possível em seus negócios durante e após essa pandemia, principalmente com relação a informações confiáveis. Logo buscaremos também novos associados  e mais benefícios que possam ser utilizados por todos. Não podemos perder o que conquistamos até aqui, que é o reconhecimentos por todas as nossas ações”, concluiu o presidente.

Texto: Assessoria de Imprensa Sinduscon.

Últimas postagens

Ministério da Saúde habilita novos leitos de UTI do Hospital Azambuja

Na última sexta-feira, 3 de julho, foi publicada a Portaria do Ministério da Saúde a qual habilita os 10 (dez) novos leitos...

PRE interrompe trânsito para remoção de caminhão que caiu em ribanceira na SC-108

Um caminhão saiu da pista e tombou em uma ribanceira às margens da rodovia Gentil Batisti Archer (SC-108). O acidente ocorreu por...

Caminhão se desgoverna ao descer a rua Gustavo Halfpap

Um caminhão deslizou ao descer a rua Gustavo Halfpap e se chocou contra o guard-rail e o muro da residência que fica...

Conversando com Você de 06 de julho de 2020

Conversando com Você de 06 de julho de 2020. Ouça! Conversando com Você de 06 de julho de...

Previsão do tempo de 06 de julho de 2020.

Previsão do tempo de 06 de julho.
Publicidade
WhatsApp chat