Confira as aprovações da sessão ordinária desta terça-feira, 5 de maio

Outras notícias da semana

Coronavírus em SC: Saúde estabelece novos regramentos para funcionamento de templos religiosos

O Governo do Estado atualizou nesta quarta-feira, 23, a portaria que estabelece regramentos para o funcionamento de templos religiosos. A portaria 736 autoriza a...

Homem morre em acidente na Rodovia Antônio Heil

Walef de Freitas Brandão, 25 anos, morreu após um acidente na rodovia Antônio Heil, envolvendo dois carros e uma motoneta. De acordo...

Campanha de multivacinação ocorre neste sábado técnicas da Vigilância Epidemiológica falam sobre ação

No sábado dia 26 de setembro, será realizada pela Vigilância Epidemiológica uma campanha de multivacinação. As pessoas podem procurar as unidades que possuem sala...

Mulher é hospitalizada após cair de escada, desequilibrada por um gato

O Corpo de Bombeiros atendeu nesta sexta-feira (25), pouco antes das 9h da manhã, uma ocorrência de acidente doméstico, na rua José Schirmer, Guabiruba....

Durante a sessão ordinária virtual desta terça-feira, 5 de maio, os vereadores aprovaram projetos de lei, requerimentos, pedidos de informação e uma moção de congratulação na Ordem do Dia. Os parlamentares também apresentaram uma série de indicações – matérias dispensadas de votação – ao Poder Executivo.

Essa foi a sétima reunião remota do Poder Legislativo brusquense desde que entraram em vigor, ainda em março, as medidas estaduais de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Para viabilizar as sessões à distância, a Câmara Municipal instituiu o ambiente virtual de deliberação. A cada sessão, é criado um grupo no aplicativo WhatsApp, do qual participam os 15 vereadores, servidores da casa legislativa e profissionais da imprensa, de forma a garantir a transparência do procedimento adotado.

O vereador Jean Pirola comentou a realização das sessões online que na análise do vereador ficam prejudicadas pela falta de debates entre os pares da casa legislativa.

Confira abaixo todos os textos aprovados na reunião:

Projetos de lei

– Em segunda discussão e votação, Projeto de Lei Ordinária nº 14/2020, de origem executiva, que “Dispõe sobre a abertura de crédito especial e suplementar no orçamento do Município de Brusque e dá outras providências”;

– Em primeira discussão e votação, Projeto de Lei Ordinária nº 13/2020, de origem executiva, que “Dispõe sobre a doação, pelo Poder Público Municipal, de ossos humanos não reclamados retirados do Cemitério Público ‘Parque da Saudade’, a instituições de ensino superior que atuam na formação de profissionais da área de saúde, instaladas no município de Brusque, e dá outras providências”.

O vereador Marcos Deichmann comentou sobre o referido projeto.

Requerimentos

Nº 18/2020 do Vereador Sebastião Alexandre Isfer de Lima, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal sugerindo a adoção de medidas, em parceria com as agências da Caixa Econômica Federal, para assegurar o atendimento adequado aos requerentes do Auxílio Emergencial concedido pelo Governo Federal, durante a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus. A intenção do Legislador é evitar aglomerações e a precarização do atendimento, impedindo-se a repetição de cena ocorrida nos últimos dias nas agências do Centro e do bairro Santa Rita, em que a espera ocorreu na chuva e na rua. A exemplo de outros municípios, a ação conjunta pode se concretizar com a instalação de tendas, a demarcação de espaços corretamente distanciados destinados à fila e a higienização frequente de cadeiras e mãos dos usuários do serviço, prevenindo-se, assim, o possível contágio das pessoas que se dirigem às agências da Caixa em busca de suporte financeiro.

Nº 19/2020 da Vereadora Ana Helena Boos, requer o envio de mensagem ao Governador do Estado de Santa Catarina, solicitando que, na forma estabelecida pela Lei Federal Nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), atenda as seguintes informações requeridas: a) Encaminhar um relatório contendo os valores e quantidades, tanto em leitos, como em mão de obra, serviços, equipamentos, aparelhos, materiais, exames e afins, que serão contratados para a instalação do hospital de campanha que atenderá exclusivamente os pacientes diagnosticados coronavírus e/ou síndromes respiratórias agudas que necessitem de internação na Foz do Rio Itajaí; b) Encaminhar as ferramentas de planejamento estratégico, tático e operacional que envolvam as áreas técnicas, administrativas, suprimentos e financeira para a execução do projeto; c) Esclarecer qual será a destinação do imobilizado adquirido para o hospital após o término do contrato. A medida objetiva dar transparência aos atos de governo na região.

Pedidos de Informação

Nº 17/2020 do Vereador Rogério dos Santos, requer o envio de expediente ao Senhor Prefeito, solicitando informações sobre relatos de funcionários da Secretaria de Saúde que alegam que apenas alguns servidores do Órgão receberam adicional de 40% de insalubridade em razão de atendimentos realizados neste período de pandemia (em barreiras sanitárias e centros de triagem, por exemplo), quando outros, que também estão se expondo ao realizarem atendimento direto ao público em diversos locais, estão recebendo apenas 20%, ainda que correndo os mesmos riscos que os demais. Justificativa: para fins de conhecimento, fiscalização e informação à classe interessada.

Nº 18/2020 dos Vereadores Paulo Rodrigo Sestrem, Claudemir Duarte, Gerson Luis Morelli, Marcos Deichmann e Sebastião Alexandre Isfer de Lima, requerem o envio de expediente ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando as seguintes Informações, acompanhadas da documentação pertinente: – Qual o número de cargos comissionados atualmente na Prefeitura de Brusque? Encaminhar relatório individualizado contendo o nome do servidor, o cargo ocupado, os vencimentos e a qualificação técnica, de forma individualizada. Justificação: Para fins de fiscalização.

Moção

Nº 11/2020 da Vereadora Ana Helena Boos, requer o envio de Moção de Congratulações à TV Brusque e à Paróquia São Luiz Gonzaga, pelas transmissões das missas da Semana Santa da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga. A brilhante iniciativa, realizada em um momento que se exige o distanciamento social, trouxe o conforto e o espírito de unidade a centenas de famílias que acompanharam as celebrações da páscoa.

Indicações (não passam por votação)

Nº 37/2020 do Vereador Jean Daniel dos Santos Pirola, encaminhamento, com urgência, solicitando os seguintes serviços públicos, vistos que já foram objeto da solicitação n. 251 de 26/11/2019 e ainda não foram realizados: A Rua Guilherme Kreidlow, localizada no Bairro Águas Claras, possui a necessidade de limpeza de mato, bem como o conserto do asfalto na entrada da referida Rua, que está estragado. O referido bairro ainda possui a necessidade de limpeza de barro que está entupindo as bocas de lobo, o que pode causar alagamentos. Da mesma forma, o asfalto na rótula do Steffen (em frente à Sestrat piscinas) apresenta deterioração, necessitando de reparos. Ainda, há necessidade de conserto do asfalto do caminho da Igreja de Dom Joaquim a Sancris, por estar com pontos de difícil circulação. Assim, na forma regimental, requeremos o envio ao Chefe do Poder Executivo de solicitação para sejam realizados os referidos reparos.

 

Nº 38/2020 do Vereador Paulo Rodrigo Sestrem, envio de expediente ao Senhor Prefeito Municipal para solicitar sejam realizados os serviços de patrolamento e areamento nas seguintes localidades: 1) Rua PF-010, no bairro Poço Fundo; 2) Rua Otaviano Rosa, no bairro Cedro Alto, nos trechos que se encontram sem pavimentação. A presente medida visa atender a reivindicações dos moradores, preocupados com o estado precário de conservação das vias.

Nº 39/2020 do Vereador Rogério dos Santos, envio de expediente ao Senhor Prefeito Municipal solicitando a realização de estudos técnicos que atestem a viabilidade de programa municipal da Secretaria de Saúde que promova o recolhimento de medicamentos sem uso pela população para que possam, desde que dentro da validade, ser utilizados por outros pacientes por meio do Sistema Único de Saúde. A intenção do Legislador é avaliar a possibilidade de dar uma melhor destinação aos medicamentos que a população adquire na rede privada ou recebe da rede pública que não são utilizados na totalidade. Assim, avaliadas as questões sanitárias, tais medicamentos poderiam ser recolhidos pelas unidades de saúde e destinados a outros usuários do SUS, o que geraria grande economia aos cofres públicos.

Nº 40/2020 do Vereador Paulo Rodrigo Sestrem, Considerando que neste mês o Poder Executivo concedeu insalubridade a uma parcela seletiva de Agentes Comunitário de Saúde, com base no “COVID19 MEM. 433/2020 SAÚDE”; Considerando que todos os Agentes Comunitário de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estão exposto aos mesmos riscos (físicos, químicos, biológicos e ergonômicos); Considerando que tais riscos transpassam a presente época de pandemia, mas é enfrentado cotidianamente por todos os profissionais de saúde; requer o envio de expediente ao Prefeito Municipal, solicitando que se estenda a concessão de insalubridade a todos os ACSs e ACEs.

Nº 41/2020 do Vereador Paulo Rodrigo Sestrem, Considerando que está em vigor a Lei Estadual Nº 17.934/2020, que assegura ao professor admitido em caráter temporário (ACT) o direito de não ser dispensado no período de vigência do decreto de calamidade pública editado pelo Poder Legislativo (nº 18.332), com efeitos até 31 de dezembro de 2020; Considerando que a extinção de contratos de trabalho traz transtornos para a Administração Pública, que no retorno das atividades necessita recontratar e capacitar os eventuais novos profissionais; Considerando que o Município, como parte mais forte no contrato, não deve desamparar tais profissionais; Considerando que, com o advento das tecnologias, existe a possibilidade da manutenção do ensino pelas mais diversas formas e que a colaboração destes profissionais é imprescindível neste processo; requer o envio de expediente ao Prefeito Municipal, solicitando que adote, em ambiente municipal, medidas que objetivem a manutenção dos contratos de trabalhos das atividades dos professores admitidos em caráter temporário.

Nº 42/2020 do Vereador Gerson Luis Morelli, envio de Expediente ao Senhor Governador do Estado solicitando que autorize a realização de atividades físico-desportivas pelas escolinhas de futebol de campo, a exemplo do ocorrido com outras atividades autorizadas na Portaria SES nº 275, de 27 de abril de 2020. O Legislador compreende pela possibilidade de retomada da modalidade esportiva mencionada, desde que acatadas as recomendações de higiene e segurança pertinentes, evitando-se a propagação do novo coronavírus.

Últimas postagens

Confira o boletim epidemiológico desta sexta-feira, 25 de setembro

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 26 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado...

Mulher de 54 anos é a 9ª vítima da Covid-19 em Guabiruba

A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde do município, informa e lamenta a perda de mais um guabirubense para...

Quatro policiais do 18°BPM são agraciados com medalhas, em Blumenau

Na manhã desta sexta-feira,25, três policiais militares do 18° Batalhão de Polícia Militar (18°BPM), foram agraciados com a entrega das medalhas Corpo...

Mulher é hospitalizada após cair de escada, desequilibrada por um gato

O Corpo de Bombeiros atendeu nesta sexta-feira (25), pouco antes das 9h da manhã, uma ocorrência de acidente doméstico, na rua José Schirmer, Guabiruba....

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em Guabiruba

A Polícia Civil de Brusque, por meio da Delegacia de Guabiruba, com apoio da Divisão de Furtos e Roubos de Brusque, ...
Publicidade
WhatsApp chat