Missas abertas ao público serão retomadas neste sábado na paróquia São Luiz Gonzaga

A Paróquia São Luís Gonzaga abrirá a igreja Matriz com restrição de acesso, uso de máscara e álcool gel

Outras notícias da semana

Covid-19: Prefeitura de Brusque edita novo Decreto nesta segunda-feira (21)

A Prefeitura de Brusque editou no final da tarde desta segunda-feira (21) o Decreto número 8.731, que dispõe sobre novas medidas de...

Polícia Civil recupera celular furtado dentro de agência bancária

Polícia Civil de Brusque, através da Divisão de Furtos e Roubos - DFR, recuperou na noite desta terça-feira, 22, um aparelho telefônico da marca...

Bruscão volta a vencer após tropeços e mantêm liderança na Série C do Brasileiro

Na tarde deste domingo, 20, o Brusque FC recebeu no estádio Augusto Bauer o Tombense de Minas Gerais, em jogo valido pela 7ª rodada...

Time brusquense de handebol feminino se movimenta para o JASC

A equipe de handebol feminino de Brusque se movimenta para disputar a 60ª edição Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC 2020. A...

Seguindo as normativas de funcionamento divulgadas pela Secretaria do Estado da Saúde, as orientações propostas pela Arquidiocese de Florianópolis e a Nota do Regional Sul IV da CNBB, a Paróquia São Luís Gonzaga informa que será retomada a celebração de missas abertas ao público a partir deste sábado, 25 de abril, na igreja Matriz, com restrição de acesso e uso obrigatório de máscara e álcool gel.

De segunda a sexta-feira, a missa será celebrada às 19h. Aos sábados, às 17h e 19h e, aos domingos, às 7h, 9h, 17h e 19h. Já a transmissão da missa pelos meios sociais continua diariamente, às 19h.  

Apenas 180 pessoas poderão acompanhar a celebração no local, respeitando o distanciamento necessário.  A única entrada permitida será pela porta lateral e toda a igreja passará por limpeza após a missa.

A igreja Matriz também estará aberta para oração pessoal de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Esta possibilidade é permitida nas outras 11 Comunidades que formam a Paróquia, desde que o espaço permaneça arejado, seja oferecido o álcool gel e haja uma equipe responsável pela permanente limpeza do espaço.

Pe. Diomar e Pe. Flávio durante a consagração pão e vinho. (Imagem: Assessoria).

Por fim, a secretaria paroquial estará aberta de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Já o atendimento dos padres fica restrito de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, com horário agendado e duração máxima de 20 minutos. Celebrações de Batismo, catequese e demais atividades pastorais permanecem suspensas.

“Tenham todos a certeza de que estamos nos empenhando de todos os modos para manter viva a fé e a esperança de cada um de nossos paroquianos, bem como de todos os que se unem à nossa Paróquia pelas mídias sociais. Nós, padres, rezamos diariamente por cada um de nossos paroquianos e vivemos entre nós um tempo bonito de fraternidade à luz do carisma dehoniano”, afirma o pároco, padre Diomar Romaniv.

Leia as orientações na íntegra:

Orientações aos paroquianos

Após reflexões acerca da Portaria da Secretaria do Estado da Saúde nº 254 de 20 de abril de 2020, das orientações da Arquidiocese de Florianópolis publicado no dia 21 de abril de 2020, e a Nota do Regional Sul IV da CNBB, a Paróquia São Luís Gonzaga apresenta as seguintes orientações:

Orientações sobre as Missas com presença de fiéis

Observando tudo o que segue abaixo a Paróquia permitirá a presença de fiéis nas celebrações das Santas Missas a partir do sábado, dia 25 de abril. Diante das normas dadas a serem seguidas, fica definido que:

1.            As missas serão celebradas (num primeiro momento) apenas na igreja Matriz, nos seguintes horários: domingo 07h, 09h, 17h e 19h; segunda, terça, quarta, quinta e sexta 19h; sábado 17h, 19h.

2.            Para os que não virão à igreja, a Paróquia continuará transmitindo pelos meios sociais a celebração da Santa Missa, todos os dias às 19h.

3.            A capacidade autorizada de 30% nos permitirá acolher em cada celebração 180 pessoas, considerando número menor por causa do espaçamento necessário. Peço compressão daqueles que, porventura, chegarem e já não poderem mais entrar. Do mesmo modo que peço que aqueles que já vieram à celebração em um horário, que deem oportunidade a outros que também desejam participar das celebrações.

4.            A única entrada para a igreja será a porta lateral. Os portões – da escadaria e o lateral – permanecerão fechados. Evite-se aglomeração na entrada e saída da igreja.

5.            Ao chegar à porta de entrada, haverá pessoas organizando o número de fiéis que entrarão na igreja e elas orientarão quanto o uso obrigatório da máscara em todo o tempo que permanecerem na igreja, disponibilizarão o uso do álcool 70% que será dado a cada fiel para higienizar as mãos e farão as indicações de como se acomodar na igreja.

6.            Os lugares – seguindo as orientações – estão afastados 1,5m. Mesmo que venham em família para a celebração, precisarão sentar nos locais pré-determinados.

7.            Durante toda a celebração o fiel ficará no mesmo local. Durante a distribuição da comunhão permanecerá em pé quem vai receber a Eucaristia e o ministro se deslocará até o fiel; quem não for receber a comunhão, ficará sentado.

8.            Após a bênção final, durante a saída da celebração, quem desejar fazer a sua coleta, haverá uma cesta na porta da igreja com uma pessoa responsável pela mesma.

9.            Após a celebração de cada missa, uma equipe fará a limpeza de toda igreja. Portanto, assim que terminar a celebração, pede-se que todos os fiéis se retirem da igreja para ter tempo para organização até a próxima celebração.

10.          Para os cantos litúrgicos, pede-se apenas que cante o de entrada, aclamação, oferendas, comunhão e final (ato penitencial, glória, salmo, Santo, Cordeiro de Deus serão rezados).

11.          Os leitores não usarão a veste litúrgica e, portanto, cada um venha com uma roupa digna para exercer sua função litúrgica. Neste período não haverá coroinhas.

12.          Para as funções litúrgicas (ministros, leitores, cantores), respeitando os grupos de risco, são aconselhados a não assumirem nenhuma função quem tem mais de 60 anos e/ou estão em outros fatores de risco. Para tanto, o coordenador paroquial dos ministros, da liturgia, dos cantores, em comunhão com os coordenadores da Matriz, se articulem para envolver também os agentes de pastoral das comunidades. Todos usem durante toda a celebração a máscara.

13.          Não serão disponibilizados livros nem folhetos nas celebrações.

14.          Para o momento da distribuição da comunhão, os ministros passarão álcool 70% e irão até o fiel que estiver no seu lugar de pé; pede-se que o fiel estenda bem os braços para receber a comunhão. Após a distribuição da Eucaristia o ministro deverá higienizar as mãos novamente com o álcool.

Orientações sobre a Secretaria Paroquial

Também levando em consideração todas as definições do Governo do Estado e da Arquidiocese de Florianópolis, a Paróquia São Luís Gonzaga define que:

1.            O atendimento da secretaria na Matriz será de segunda-feira a sexta-feira das 13h30 às 17h30. As secretarias das demais comunidades se organizem a partir de suas necessidades.

* Lembramos que não há celebrações de Batismo, catequese, nem outra atividade pastoral. O que puder ser resolvido pelos meios sociais ou pelo telefone, melhor.

2.            Entrarão na secretaria apenas duas pessoas por vez, usando máscara e utilizando o álcool 70%, disponibilizado na porta da secretaria. Se houver fila na parte externa, pede-se que respeitem a distância de 1,5m entre as pessoas.

3.            O atendimento dos padres será de terça-feira a sexta-feira das 14h às 17h com horário agendado. O horário deve ser marcado previamente com as secretárias e terá duração de no máximo 20 minutos. Haverá uma sala preparada para o atendimento, respeitando as normas dadas.

Orientações sobre a abertura das igrejas para oração pessoal

A abertura das igrejas será exclusivamente para a oração pessoal. Não está autorizado orações em grupo (terços, novenas, adoração, vigílias, etc). Cada comunidade pode definir se abrirá ou não e os horários para abertura, desde que respeitando as seguintes orientações:

1.            Deixar disponível álcool 70% na porta de entrada.

2.            Manter uma pessoa responsável pela limpeza constante do espaço físico.

3.            Manter abertas portas e janelas.

4.            Comunicar ao pároco as decisões e os encaminhamentos tomados.

Assim sendo, a igreja Matriz estará aberta para a oração pessoal de segunda-feira a sexta-feira das 08h30 às 16h. Após as 16h será fechada para limpeza e organização da Santa Missa.

Concluindo

Como a Portaria e as Orientações nas quais nos embasamos, também as orientações paroquiais valem enquanto não for decidido em contrário pelas autoridades competentes.

Tenham todos a certeza de que estamos nos empenhando de todos os modos para manter viva a fé e a esperança de cada um de nossos paroquianos, bem como de todos os que se unem à nossa Paróquia pelas mídias sociais. Nós, padres, rezamos diariamente por cada um de nossos paroquianos e vivemos entre nós um tempo bonito de fraternidade à luz do carisma dehoniano.

Últimas postagens

Interligado – sorteio de 24 de setembro.

Chapa de carnes da Choperia Golden Bier, aberta de domingo a sexta das 18 à meia noite e aos sábados a partir...

Previsão do tempo de 24 de setembro.

Previsão do tempo de 24 de setembro.

Conversando com Você de 24 de setembro de 2020

Conversando com Você de 24 de setembro de 2020. Ouça! Conversando com Você de 24 de setembro de...

Retomada da Economia e perspectivas foi tema de entrevista com o economista e diretor regional do SESI/SENAI

Na manhã desta quinta-feira, 24, o Jornal da Diplomata recebeu Roberto Zen, economista e diretor regional do SESI/SENAI. Na oportunidade ele tratou do momento...

Manhã Mais – Resultado de 24 de setembro de 2020

Óculos de sol unissex presente da Ótica Diniz. Seus óculos antigos valem 200 reais na compra dos novos. Ótica Diniz no centro...
Publicidade
WhatsApp chat