28.5 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasPolíticaCâmara realiza sessão online com participações do prefeito e secretárias de Saúde...

Câmara realiza sessão online com participações do prefeito e secretárias de Saúde e Assistência Social

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na noite de quarta-feira, 22 de abril, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão online em decorrência das determinações impostas através do decreto do governo de estado de Santa Catarina. O encontro teve início às 19 horas e duração de 2 horas e 30min, sendo presidido pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas).

Atendendo pedido dos parlamentares também participaram da sessão virtual as secretárias de Saúde e Assistência Social que apresentaram números dos atendimentos nesse período da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A secretária de Saúde Patrícia Heiderscheidt falou sobre aquisição de testes para diagnóstico do coronavírus com recursos próprios de Guabiruba. Destacou as ações da pasta com monitoramento dos casos, utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos profissionais que atuam na cidade, inclusive policiais e bombeiros. A instalação do Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios no São Cristo Rei, foram alguns dos temas abordados.

Já Neide Luzeti Hort falou sobre os números da pasta que comanda destacando principalmente as famílias cadastradas no Cadastro Único que são 818, com um número aproximado de 2464 pessoas. Os contemplados com o Bolsa Família são 366 famílias. A secretária também destacou o número de pessoas habilitadas para o recebimento do Auxílio Emergência nos valores de 600, 1200 e 1800 reais.

O prefeito Matias Kohler, também participou do encontro destacando a importância da participação das secretárias de Saúde e Assistência Social com apresentação das ações e números. Segundo o prefeito o município está sendo eficiente no atendimento as pessoas com maior vulnerabilidade nesse momento de pandemia, delicado para saúde pública e economia.

O chefe do executivo também comentou sobre a aprovação por unanimidade pelos parlamentares do Projeto de Lei n. º Complementar 05/2020 que “cria vaga para o cargo de provimento efetivo de Fiscal de Vigilância Sanitária nos quadros permanentes do poder executivo”.

No espaço da palavra livre o vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) destacou a compra e doação de um respirador para o Hospital Azambuja, parabenizando o prefeito Matias Kohler.

Parabenizou a Cervejaria Kiezen Ruw pela ação social de trocar cerveja por alimentos que serão doados para famílias necessitadas do município.

Voltou a discorrer sobre a possibilidade da criação de um Fundo Emergencial para doações de pessoas físicas e empresários da cidade, sendo os recursos dirigidos para ajudar as pessoas em vulnerabilidade social.

Haliton Kormann (MDB) preocupado com a economia local sugeriu ao prefeito uma campanha junto com os órgãos do setor para incentivar a compra no comércio local.

Ele também parabenizou os profissionais da saúde pelo grande trabalhado de enfrentamento da Covid-19.

O vereador Harri Westarb “Godo” também parabenizou os profissionais da saúde pela realização do trabalho. Ele também comentou sobre o projeto de criação do cargo de Fiscal de Vigilância Sanitária, afirmando que mesmo sempre sendo contra a criação de cargos, dessa vez foi a favor já que outros cargos foram instintos.  

O vereador líder da bancada de oposição Jaime Luiz Nuss (MDB) comentou sobre os temas abordados no encontro pelas secretárias da Saúde e Assistência Social.

No setor social o parlamentar destacou que só com os auxílios emergenciais em Guabiruba devem girar em torno de R$ 1 milhão na economia.

Na saúde o vereador questionou a secretária Patrícia sobre a capacidade do município em realizar testes em pacientes com sintomas do coronavírus.

Rosita Kohler parabenizou a Cervejaria Kiezen Ruw pela iniciativa de realizar a troca de cerveja por alimentos, que serão doados para pessoas necessitadas.

Em comentário disse não concordar com requerimento que estava na pauta que solicitava a Mesa Diretora a realizar somente despesa essenciais. Segundo a presidente esse requerimento é desnecessário já que os recursos do legislativo em Guabiruba sempre foram utilizados com austeridade, servindo de modelo para outros municípios.

Vilmar Gums “Mala” apresentou preocupação com a comunidade nesse momento de fragilidade nos setores de saúde e economia em decorrência da pandemia do coronavírus.

Gums também parabenizou os prefeitos de Guabiruba e Botuverá pela compra de respirador repassado para o Hospital Azambuja.

O vereador líder de governo Cristiano Kormann (Progressistas) comentou sobre a importância dos números nos setores de saúde e assistência social, destacando a importância da participação das secretárias e do prefeito no encontro virtual da Câmara Municipal.

Cristiano também comentou a aprovação de dois projetos, um que regulamenta a expedição de documentos de identidade pela Casa da Cidadania e outro que cria o cargo de Fiscal de Vigilância Sanitária.

Waldemiro Dalbosco (Progressistas) apresentou sua satisfação ao perceber que as secretarias de Saúde e Assistência Social estão muito bem preparadas para o enfrentamento da crise do coronavírus. Também comentou sobre a segurança do prefeito Matias em liderar com as situações nesse momento de incertezas.

Por fim, discordou do requerimento de autoria do vereador Felipe solicitando que a câmara realize apenas despesas essências. Para Dalbosco esse pedido é desnecessário porque isso já acontece naturalmente, a Câmara de Guabiruba através dos seus últimos presidentes sempre foi reconhecida pelo zelo com o dinheiro público.

ORDEM DO DIA

*Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 06/2020 do Executivo, que “AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CELEBRAR ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O ESTADO DE SANTA CATARINA ATRAVÉS DO INSTITUTO GERAL DE PERÍCIA”.

*Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar nº 05/2020 do Executivo, que “CRIA VAGA PARA O CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO DE FISCAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NOS QUADROS PERMANENTES DE PESSOAL DO PODER EXECUTIVO, QUE CONSTITUI O ANEXO IV DA LEI COMPLEMENTAR Nº 1.458, DE 09 DE MAIO DE 2014, E EXTINGUE O CARGO DE AGENTE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 28 de abril de 2020, no horário regimental às 19 horas, através de vídeo conferência.

Publicidade
WhatsApp chat