21.4 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasPolíticaCâmara Municipal realiza sessão através de videoconferência para discutir assuntos relacionados ao...

Câmara Municipal realiza sessão através de videoconferência para discutir assuntos relacionados ao coronavírus

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na noite de terça-feira, 14, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou uma reunião ordinária online através de videoconferência com a participação dos parlamentares e funcionários. A ação se fez necessária em decorrência do decreto estadual que impede a realização de reuniões em resultado das medidas de isolamento social para impedir a proliferação do coronavírus (Covid-19).

Mesmo a distância a reunião seguiu os tramites do regimento interno, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas). Foi dispensada a leitura da ata da sessão anterior e pauta da reunião, após a palavra foi passada aos vereadores pelo tempo máximo de cinco minutos. 

Na oportunidade todos os nove vereadores utilizaram o tempo da palavra livre para comentar e sugerir ação no enfrentamento da pandemia com foco na saúde das pessoas e também consequências econômicas.

O vereador Haliton Kormann (MDB) apresentou preocupação com a saúde, mas também comentou a questão econômica preocupado com o fechamento de empresas e o desemprego das pessoas.

Kormann, também informou que intermediou o repasse de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini (MDB) para a cidade de Guabiruba.

Harri Westarb Neto “Godo” criticou o governo estadual que esta fazendo quase que nada em prol dos municípios e comunidade catarinense, nesse momento de combate a pandemia da Covid-19. Uma das principais reclamações do vereador foi o valor exorbitante para construção de um hospital de campanha em Itajaí em valor “absurdo” de aproximadamente 77 milhões de reais. 

Godo também realizou uma indicação verbal a pedido da comunidade para a instalação de uma travessia elevada nas proximidades de uma loja de bicicletas no bairro Imigrantes, perto da rótula do Maibaum.

O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) líder da bancada de oposição também apresentou sua preocupação com o desemprego e saúde financeira das empresas da cidade. O parlamentar comentou sobre a demora no seu ponto de vista do governador em liberar alguns setores produtivos para retomada das atividades.

Nuss, também comentou sobre o pedido de envio de ofício aos deputados e senadores catarinenses, para que abram mão dos recursos financeiros no valor de 2 bilhões, além de 1 bilhão distribuído para as despesas com a as eleições municipais de outubro, destinados ao financiamento de campanha, conhecido como Fundão Eleitoral, e do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, o Fundo Partidário, como medida de emergência ao combate a pandemia do Covid-19, tendo em vista a gravidade do momento de crise na saúde pública.  O pedido foi da bancada de oposição, mas, depois foi acertado que todos os parlamentares subscrevessem o documento em decorrência da importância do pedido.

Paulo Ricardo Gums (Progressistas) comentou reunião da mesa diretora da casa com o prefeito Matias Kohler, que tratou de ações que a cidade está tomando com relação ao enfrentamento do coronavírus. O vereador comentou sobre as prorrogações fiscais, paralisação de algumas obras, além de criticar o governo do estado pela demora em liberar alguns dos setores econômicos e prejudicar os shoppings e academias e o setor de eventos com a proibição dessas atividades até o final de maio.

Paulo Ricardo também parabenizou o vereador Haliton Kormann por ter intermediado recursos de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini para Guabiruba. 

A vereadora Rosita Kohler presidente da Mesa Diretora avaliou o encontro destacando o caráter inédito da reunião ordinária que aconteceu de forma remota. A vereadora também seguiu na mesma linha dos demais colegas apresentando sua preocupação com a saúde das pessoas, mas também com as questões econômicas que já estão atingindo a cidade de Guabiruba.

O vereador Vilmar Gums “Mala” também disse estar preocupado com o rumo da economia em Guabiruba e no Brasil. O parlamentar que também é empresário informou que assim como outros empresários da cidade eles estão focando na confecção de máscaras para suprir a necessidade das pessoas e entidades que precisam de material de proteção individual.

Waldemiro Dalbosco (Progressista) em seu breve pronunciamento comentou sobre os dois principais setores atingidos pela crise do coronavírus, saúde e a economia. Focando mais na parte econômica o vereador disse acreditar que a cidade de Guabiruba pode sentir bastante os efeitos da crise, por ter o foco de sua economia quase que na totalidade direcionado para apenas um ramo de atividade econômica (Têxtil).

Outro ponto destacado foi à confirmação segundo o vereador que com o subsídio do governo federal para pessoas que trabalham como autônomos e na informalidade, foi uma comprovação de como esse número e grande no Brasil. Para o vereador isso prova que trabalho para o brasileiro é mais importante que uma carteira assinada.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) destacou suas indicações sendo uma delas o pedido para identificar as mais de 500 pessoas cadastradas no Cadastro Única do município e que são assistidas de alguma forma por programas sociais. Pois, ele acredita que essas pessoas são as mais vulneráveis e que precisam de uma atenção especial do poder público nesse momento de calamidade pública em decorrência do coronavírus.

O vereador também direcionou uma indicação para a Secretária de Educação para saber sobre a aquisição de gêneros alimentícios através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para saber de que forma esse alimento está sendo direcionado para as famílias dos alunos de baixa rende, que segundo ele muitas vezes tem na merenda um dos seus principais alimentos durante o dia.

O vereador também sugeriu através de indicação a criação de um Fundo Municipal de Emergência para que receba doações de pessoas físicas e jurídicas, visando a ajudar nesse momento de necessidade.

Por fim, também comentou o enviou de requerimento ao governo do estado e bancada catarinense reforçando a necessidade do credenciamento de mais leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital de Azambuja e também a aquisição de respiradores.

O vereador líder de governo Cristiano Kormann (Progressistas) falou que o principal tema foi às questões de saúde e também econômicas que preocupam a todos nesse momento de enfrentamento ao coronavírus. O parlamentar comentou sobre as poucas ações do governo do estado na ajuda aos municípios. Também discorreu sobre a indicação como referência para 28 municípios da região, a cidade de Timbó, que o governo está disponibilizando 30 leitos de UTIs para atendimentos aos pacientes com sintomas mais graves em decorrência da Covid-19, para o parlamentar isso é muito pouco.

ORDEM DO DIA

Nenhum projeto foi colocado para votação.

A próxima sessão foi marcada para quarta-feira, 22, no horário regimental de 19 horas. O encontro também será através de videoconferência.

Publicidade
WhatsApp chat