15.3 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasSaúdeHospital Azambuja recebe doação de novos aparelhos monitores e respiratórios

Hospital Azambuja recebe doação de novos aparelhos monitores e respiratórios

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja informa que após a mobilização de diversas pessoas da comunidade de Brusque e região, preocupadas em relação ao coronavírus (Covid-19), entre elas gestores e empresários, o hospital está adquirindo nove novos monitores multiparâmetro Philips, que monitoram os sinais vitais do paciente, para o suporte hospitalar.

A aquisição foi possível graças doações feitas pelas empresas Havan, Irmãos Fischer, Embrast, Zen, ZM, além das Prefeituras de Guabiruba e de Botuverá. “Infelizmente por questões de mercado (oferta e procura) não conseguimos adquirir ventiladores mecânicos, que seriam doados pelas mesmas empresas e instituições. Agradecemos muito a todos que se sensibilizaram”, comenta o administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza.

Aparelhos respiratórios

Outra notícia divulgada pela Prefeitura de Brusque nesta sexta-feira, 20, é a locação de três aparelhos de ventiladores pulmonares, por um período de seis meses, com possibilidade de prorrogação. A divulgação feita pela Secretaria de Saúde estima que eles estejam disponíveis aos Hospital Azambuja a partir da próxima quarta-feira, 25.

De acordo com o administrador do hospital ainda, através de uma parceria realizada entre o Azambuja e o Imigrantes, há disponível para Brusque de 15 a 25 ventiladores pulmonares. “Temos que considerar os casos que já estão em uso, em outros pacientes hospitalizados por conta de outras enfermidades. Neste momento esta está sendo a nossa forma de precaução, por meio da união, para que tudo se comporte bem e que possamos ter êxito com nossa população”, pontua o administrador.

Outra parceria foi feita com o médico Dr. Laércio Cadore, que cederá dois ventiladores pulmonares de sua clínica para o Hospital Azambuja, se necessário.

Dados

Até a tarde desta sexta-feira, 20 de março, Brusque teve registro de 12 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), nove casos descartados, três aguardando o resultado e nenhum confirmado.

O Hospital também informa que desde a quinta-feira, 19, foram canceladas todas as cirurgias eletivas e os atendimentos na Clínica Azambuja Mais (localizada na Rua João Bauer). Os exames no Centro de Diagnósticos por Imagem (CDI) estão mantidos normalmente.

O objetivo do Hospital é estar preparado para a demanda de atendimentos de possíveis casos de pacientes com coronavírus na cidade de Brusque e região.

Orientação

Além disso, o hospital recomenda que as pessoas que estejam com dúvidas se estão com o vírus, devem procurar primeiramente as Unidades Básicas de Saúde de seus bairros ou o Centro de Triagem Municipal, que estará em atendimento a partir de segunda-feira, 23 de março, no Pavilhão da Fenarreco, para orientação ou encaminhamentos. 

O Hospital também reforça que sua prioridade serão os atendimentos de urgência e emergência, pacientes encaminhados com suspeita de coronavírus e orienta a todos que a melhor postura adotada neste momento, é que se evite a aglomeração de pessoas, além dos demais cuidados, como a higienização frequente.

Medidas

Pensando na prevenção e combate ao coronavírus, o Hospital Azambuja tem adotado medidas para restringir a circulação de pessoas. Assim, estão sendo suspensas, por tempo indeterminado, até segunda ordem, as visitas aos pacientes internados, observadas as seguintes situações:

– Para Enfermarias e Apartamentos: Poderão permanecer apenas os acompanhantes para pacientes com direitos legais;

– No Centro de Terapia Intensiva Adulto (UTI): Fica permitido apenas um visitante por dia. O familiar poderá permanecer na unidade por um período de 10 minutos, o equivalente para recebimento do boletim diário, sendo que o mesmo será feito no período da manhã, com início às 11h30.

Além disso, ficam suspensos também trabalhos voluntários, projetos externos (estágios, pesquisas presenciais, etc) e eventos comemorativos. Os casos excepcionais serão tratados com a gerência respectiva ou com o Serviço de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (SCIRAS), e se for o caso, com a avaliação da Direção.

Com o intuito de garantir a segurança dos pacientes e profissionais da saúde atuantes da Instituição, estas medidas terão vigência por prazo indeterminado. Outras medidas estão sendo avaliadas e deverão ser adotadas.

Solicitamos o apoio e a indispensável compreensão dos colaboradores, pacientes e familiares e do público em geral. Em caso de dúvida, deverá ser feito contato com o Serviço de Infecção Relacionada a Assistência a Saúde (SCIRAS) – (47)3396-2200 Ramal 632.

Publicidade
WhatsApp chat