Cancelamentos de eventos e atividades em Brusque e região por precaução ao coronavírus

Comunicados vem sendo emitidos dia a dia pelas organizações e instituições

Outras notícias da semana

Paróquia São Luís Gonzaga retoma missas com fiéis

No fim da tarde de segunda-feira, 27 de julho, a prefeitura de Brusque emitiu o decreto nº 8.680, anunciando a retomada da...

Coordenadora regional de enfrentamento a pandemia do coronavírus fala sobre ações e números

Na manhã desta sexta-feira, 31, o Jornal da Diplomata voltou a repercutir a situação preocupante da expansão dos casos de pessoas infectadas...

Banco Central anuncia lançamento da nota de R$ 200

A partir do fim de agosto, os brasileiros poderão circular com um novo tipo de cédula. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje (29)...

Confira o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (03)

Brusque registrou nas últimas 24 horas mais 59 casos confirmados de Covid-19. Com isso, a cidade tem agora 3mil 136 pessoas que já foram...

Estado de Santa Catarina – Confira neste link para saber como fica o atendimento nos mais diversos setores do Estado, com base em decretos publicados pelo Governo de Santa Catarina!

Prefeitura de Brusque – Eventos de massa (governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração próxima de pessoas), com público estimado igual ou mais de 250 pessoas para espaços abertos e cem pessoas para espaços fechados, ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de dois ou mais metros, devem ser cancelados, ou adiados.

Reuniões que envolvam idosos e doentes crônicos. Lares de idosos devem proibir, na medida do possível, visitas externas e adotar protocolos de higiene profissionais e isolamento de pessoas com sintomas respiratórios.

Locais de grande circulação de pessoas, como centros comerciais, terminais urbanos e comércio de maneira geral, devem reforçar medidas de higiene de superfície e disponibilizar espaço para higiene das mãos com álcool 70% ou água e sabão. Todo ambiente de uso dos clientes deve ser ventilado.

Está determinada a suspensão de férias e licenças para servidores da Secretaria de Saúde por um prazo de 30 dias. Servidores com mais de 70 anos estão dispensados do trabalho e terão suas faltas abonadas.

Aulas na rede municipal – Suspensão por trinta dias, com possibilidade de prorrogação, das aulas nas escolas e centros de educação infantil municipais de Brusque. A orientação é a mesma do Decreto Estadual, que suspendeu as aulas em todos os estabelecimentos públicos e privados em Santa Catarina a partir de quinta-feira (19).

Fundação Cultural de Brusque – A Fundação Cultural de Brusque informa que atividades como: cursos e oficinas da Escola de Artes da FCB, atendimentos ao público na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, atendimento ao público nos Museus fomentados pelo Município bem como eventos e atividades da Big Band Brusque estarão suspensos à partir de 19/03/20 próxima quinta-feira, por 30 dias.

Prefeitura de Guabiruba – A Prefeitura de Guabiruba publicou nesta terça-feira, 17, um decreto com medidas e orientações a serem tomadas a partir de agora em função do coronavírus. Aulas da rede municipal estão suspensas por 30 dias a partir do dia 19 de março. Todas as atividades que resultem em aglomeração de pessoas (competições esportivas, festas, reuniões, encontros, cursos) permanecem suspensas por 30 dias.

Prefeitura de Botuverá – A Prefeitura de Botuverá comunicou, através da Secretaria de Educação, que as atividades escolares da rede municipal de ensino estão suspensas, por prazo indeterminado. Também estão suspensas, por tempo indeterminado, as visitações ao Parque Municipal das Grutas de Botuverá. A informação foi confirmada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude. As reuniões que aconteceriam nas comunidades sobre coleta seletiva do lixo estão suspensas.

Câmara de Vereadores de BrusqueCâmara de Vereadores adota medidas para conter a propagação do novo coronavírus

Câmara de Vereadores de Guabiruba – Mantidas atividades internas e sessões legislativas.

TRANSPORTE

A empresa Santa Luzia Transporte e Turismo informou nesta terça-feira que as linhas seguem em seus horários normais, tanto na linha urbana, quanto universitária e rodoviária, porém com normas de precaução, como evitar contato e cumprimentos. No interior de todos os ônibus há álcool gel disponibilizado aos motoristas, cobradores e passageiros e janelas são abertas e os ônibus são higienizados regularmente. A empresa informa que segue acompanhando todas as informações que vem sendo divulgadas a respeito de medidas tomadas e, principalmente, das orientações vindas da prefeitura e órgãos oficiais.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO

UnifebeUNIFEBE suspende aulas presenciais

Suspensão das atividades da FEBE

Esclarecemos que de acordo com o Decreto do Governo do Estado de Santa Catarina nº 515, de 17 de março de 2020, que declarou situação de emergência em todo o território catarinense para fins de prevenção e combate ao COVID-19, a Fundação Educacional de Brusque deliberou que:

1.    Suspende a partir de 19 de março, pelo prazo de 30 dias, as aulas da UNIFEBE e do Colégio UNIFEBE, as quais serão integralmente repostas tão logo a situação normalize.

1.1 Os primeiros 15 dias de suspensão das aulas correspondem à antecipação do recesso acadêmico/escolar, ou seja, não haverá férias acadêmicas/escolares em julho.

1.2  As aulas dos 15 dias seguintes serão repostas ao longo do semestre ou ano letivo, de acordo com os calendários de aulas a serem estabelecidos.

2     As atividades dos colaboradores técnico-administrativos, no período de 19 a 24 março, serão compensadas futuramente, observada a legislação vigente. A Instituição manterá atividades essenciais em domicílio (home office).

3     Os atendimentos presenciais ao público estão suspensos de 18 a 24 de março.

As diretrizes deste comunicado poderão ser revistas a qualquer momento, de acordo com a necessidade de atendimento às determinações governamentais.

Uniasselvi – Aulas suspensas por 15 dias.

Colégio Cultura – Colégio Cultura entra em ponto facultativo na data de hoje 17/03 e 18/03, à partir do dia 19/03 estaremos fechados por 30 dias, conforme decreto.

Colégio Cônsul Carlos Renaux: comunica a suspensão de todas as atividades escolares a partir da próxima quinta-feira, 19, pelo período de 30 dias, com a possibilidade de prorrogação. A medida atende a decisão colegiada do governo do Estado de Santa Catarina, de 16 de março, referente às ações preventivas para contenção ao COVID-19.Os alunos que, por opção da família, não comparecerem às aulas dos dias 17, 18  de março terão suas faltas justificadas. A recuperação dos dias letivos e a data oficial para o retorno das atividades, seguirá novas orientações dos órgãos competentes. Durante o período, atualizações sobre as medidas adotadas pelo Colégio Cônsul serão divulgadas nos canais oficiais da instituição. Para esclarecimentos de dúvidas, o e-mail colegioconsul@colegioconsul.com.br estará disponível.

Colégio São Luiz: Suspensão das aulas no ensino básico do São Luiz a partir de 5ª feira (19). Por determinação do Governo do Estado de Santa Catarina, a partir do dia 19/03 as aulas serão suspensas em todo o Estado de SC. A medida adotada visa evitar a disseminação do novo coronavírus entre os estudantes. A partir do dia 17/03 (3ª feira) os pais que desejarem levar seus filhos para a escola ou deixar em casa poderão optar.

HOSPITAIS

Azambuja – Hospital Azambuja divulga medidas contra o Covid-19

Imigrantes Hospital e Maternidade – Como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus (covid-19), seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, e embasados pelo decreto municipal 8.555 de 16/03/2020, o Imigrantes Hospital e Maternidades decidiu restringir todas as visitas à Unidade de Internação do Hospital a partir de 17/03/2020. Será permitido apenas a presença de acompanhante conforme previsto em legislação (para pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos), ou conforme orientação do médico assistente, limitado a 1 pessoas por paciente com permissão de 1 troca por dia. Para os pacientes de Pronto Atendimento foi definido pela Direção Técnica em conjunto com o médico infectologista um protocolo Assistencial que está em andamento e sendo seguido por toda equipe do Hospital. Para esses pacientes a presença do acompanhante segue a mesma regra da Unidade de Internação: será permitido 1 acompanhante para pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos. Havendo qualquer sinal de sintoma, o decreto municipal 8.555 indica à população a procurar a equipe da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (47) 9 8848-1054 em busca de orientações e esclarecimentos.

Hospital e Maternidade Dom Joaquim – Em função do Coronavírus, o hospital adotou algumas medidas com o intuito primordial de tornar o ambiente mais seguro a todos que circulam e circularão na entidade. Por conta disso, recomenda-se que:

  • No caso de que você esteja com algum sintoma de resfriado (tosse, coriza, febre) remarque sua consulta, procedimento ou entre em contato. Mesmo que não seja caso de Coronavírus, você estará evitando expor seu organismo no momento em que ele combate outra infecção;
  • Sendo impossível o reagendamento, observe as regras de etiqueta da tosse (cubra a boca e o nariz com lenço descartável ou o antebraço, lave as mãos sempre que tossir ou espirrar) e, sendo o caso, utilize a máscara oferecida pela nossa equipe;
  • Havendo especial necessidade de algum acompanhante na sua consulta ou procedimento (idosos, pacientes com limitação de movimentos, crianças, etc), por favor, traga apenas um. Quanto menos pessoas circulando, menos circulação do vírus;
  • Não suspenda nenhum de seus medicamentos sem orientação médica.

Informa, ainda, que os procedimentos cirúrgicos continuam, bem como a maior parte das consultas, entretanto as visitas, até segunda ordem estão suspensas (com exceção de pacientes em grupos prioritários, como idosos, aqueles com limitação de movimentos, crianças, etc). A equipe hospitalar deverá entrar em contato com o familiar responsável para informar o boletim e, se necessário, atualizar a sua condição, inclusive informando a data para que o paciente seja buscado para retornar a sua residência. Em acordo com a Prefeitura Municipal, ainda, o hospital se prepara para disponibilizar um novo serviço de pronto atendimento, estendendo para os dias de semana entre as 7h e às 22h para melhor atender a população.

Brusque Futebol Clube – Diante da atual situação referente ao Coronavirus, a Diretoria do Brusque FC juntamente com o Departamento Médico, decidiu suspender por sete dias todas as atividades do departamento profissional e amador do Brusque FC. Sendo assim, todos os profissionais deverão se apresentar no próximo dia 25, quarta-feira, às 10h, podendo ser prorrogado se necessário. Tal medida é para a preservação da saúde de todos os atletas e membros da comissão técnica. O Brusque FC estará atento à todas as notícias e decisões referente ao assunto, podendo alterar, se necessário, a programação de treinos.

EVENTOS

Aprocorb cancela Resa Redonda – A Associação dos Profissionais em Comunicação da Região de Brusque (APROCORB) comunica que, em função da situação causada pelo avanço do Coronavírus e atendendo às recomendações das autoridades de saúde quanto ao aglomero de pessoas no mesmo espaço físico, está cancelando o evento do dia 26 de março, sobre Mídia x Suicídio. A Mesa Redonda seria realizada nas dependências da UNIFEBE, em Brusque. A entidade agradece aos já inscritos e aos convidados especiais para o debate. Buscaremos viabilizar o debate tão logo haja condições e a situação esteja normalizada.

Núcleo de Fabricantes de Toalhas – O Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTex) da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realiza a divulgação da marca coletiva ‘Vale das Toalhas’. O lançamento oficial da marca estava agendado para a noite do dia 26 de março, mas em virtude da pandemia do coronavírus (Covid19), foi adiada pelo Núcleo. Independente disso, as empresas que integram o projeto já darão início às produções que levam a marca, como também ao trabalho de divulgação em todo o Brasil.

10ª Festa Italiana de Guabiruba – A 10ª Festa Italiana de Guabiruba, que seria realizada dia 21 de março, próximo sábado, foi cancelada. Objetivo é eliminar a possibilidade de concentração de pessoas e consequentemente a possível propagação do Coronavirus.

CDL Brusque suspende eventos devido ao coronavírus – Considerando a condição de pandemia provocada pelo COVID-19 (coronavírus), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) suspenderá neste mês de março a realização de cursos e atividades promovidas na Sala de Treinamentos da entidade. Também está suspensa, por tempo indeterminado, a locação da sala aos associados. O intuito é garantir a saúde e o bem-estar de todos e minimizar a propagação do vírus. A entidade também informa que reforçou medidas de higiene em sua sede, disponibilizando diversos pontos para higienização das mãos com álcool 70% e fixando informativos sobre prevenção ao coronavírus. Nos dias 24, 25 e 26 de março seria realizado o curso “Oratória e expressão corporal nas vendas”, ministrado pelo instrutor Lauri Zen. Os inscritos serão informados sobre nova data para realização do curso.O encontro do mês de março da CDL Jovem também será adiado para a segurança de seus participantes.

FME suspenderá competições em virtude do Covid-19 – A Fundação Municipal de Esportes de Brusque comunica que em virtude do alastramento do vírus Covid-19 no Brasil, atuará de forma preventiva suspendendo alguns eventos e campeonatos que estavam na programação.

Jogos Abertos da Terceira Idade, Jasti, que seriam realizados no próximo sábado, estão suspensos. O Futsal Feminino de Brusque, que teria o seu lançamento nesta quarta-feira (18) também será afetado. “Já cancelamos, inclusive, a data de início também, que seria no dia 24”, comenta o superintendente da FME, Edson Garcia.

Além das modalidades citadas, o vôlei adaptado da terceira idade, que ocorria as segundas e quartas-feiras na Arena também, foi interrompido. As modalidades de iniciação, como judô e taekwondo, foram suspensas para as crianças. Adultos poderão comparecer aos treinos, mediante responsabilidade própria, em conjunto com os professores.

O mesmo serve para os esportes de rendimento que utilizam a estrutura da Arena. “Em princípio a decisão está sob responsabilidade de técnicos e atletas, mas se a situação se agravar, cancelaremos tudo também”, salienta Garcia.

Comunicado Bolsa Atleta

Gostaríamos de informa aos nossos atletas, técnicos, coordenadores, dirigentes e a toda a população, que a data da divulgação do nosso Bolsa Atleta foi alterada devido a propagação do Coronavírus.

Com o intuito de fazer a nossa parte para segurança e saúde de todos, manteremos a Fundação Municipal de Esportes aberta, mas tomando todos os cuidados necessários com a saúde e postura de nossa equipe, com a limpeza e disponibilizando álcool em gel para higienização.

Breve estaremos divulgando a relação dos atletas aptos a receber o benefício do Bolsa Atleta.

Gratos pela compreensão de todos.

Fundação Municipal de Esportes

Comunicado Sintrivest:

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest) informa que, diante da pandemia do Covid-19 (coronavírus), suspenderá todos os atendimentos presenciais em sua sede e subsede em Guabiruba, a partir de quinta-feira, 19 de março, pelo período de 30 dias. Desta forma, as consultas já agendadas, serão canceladas.

Além disso, o sindicato informa que todos os eventos programados também estão adiados, pelo período de 90 dias.

Na sede do Sintrivest em Brusque, permanece o atendimento em regime de plantão somente para emergências médicas e odontológicas, que devem ser marcadas através do telefone 3351-1373.

Também será feito o atendimento em regime de plantão, aos trabalhadores que estiverem com dúvidas trabalhistas, através de contato telefônico ou por whatsApp dos seguintes profissionais:

Marli Leandro – presidente: 99979-0822

José Gilson Cardoso – tesoureiro: 99979-0821

Marili Imhof – advogada: 99979-0820

As rescisões de contrato nesse período deverão ser pagas dentro do prazo, por depósito bancário e logo após o retorno normal das atividades, deverá ser feito o agendamento da homologação no sindicato.

O Sindicato orienta a todos para que fiquem em suas casas. Que só saiam caso seja estritamente necessário e façam a sua parte contra o coronavírus.

Aos trabalhadores e trabalhadoras que necessitem manter suas atividades profissionais, que fiquem em seus setores, restritos à sua área individual de trabalho, para evitar o contato e, consequentemente, a contaminação pelo vírus.

IGREJAS

Paróquia São Luís Gonzaga – A Paróquia São Luís Gonzaga decidiu pelo cancelamento do ato “24 Horas para o Senhor”, que teria início às 18h de sexta-feira (20), e se estenderia até às 19h do sábado (21), na Matriz. De acordo com o pároco, Pe. Diomar Romaniv, a decisão, por motivo de prudência, ocorre em virtude da pandemia do Coronavirus e a medida também visa evitar a disseminação do vírus. Também estão suspensas, temporariamente, as atividades da Catequese para todas as doze comunidades da Paróquia São Luís Gonzaga.

Paróquia São Luís Gonzaga: No fim da tarde desta terça-feira, 17 de março, o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, informou a suspensão das celebrações de missa e todas as atividades pastorais na Matriz e demais comunidades a partir de amanhã. A medida segue a orientação enviada através de decreto pela Arquidiocese de Florianópolis. “Unamo-nos em prece neste momento difícil que estamos vivendo”, pediu o pároco.

O documento, assinado pelo arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, leva em consideração o aumento de casos do Coronavírus (Covid-19) no Brasil e os decretos federais, estaduais e municipais que estimulam medidas preventivas de controle da pandemia no país. Também cita que o Bispo, por seu direito canônico, pode dispensar os fieis do cumprimento das leis disciplinares e reconhece a importância de estar colaborando com as autoridades públicas governamentais.

Além de pedir que o cristão siga as orientações de saúde pública e de dispensar a participação nas missas, o decreto recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo de risco, com ênfase nos idosos, permaneçam em isolamento.

A recomendação é que as igrejas estejam abertas e higienizadas e que a celebração da Páscoa ocorra com devoção individual ou celebração em pequenos grupos, respeitando a condição de saúde, o distanciamento das pessoas e a higiene necessária. Prudência, inclusive, também foi solicitada em velórios, evitando a aglomeração.

“No espírito da Quaresma e da Campanha da Fraternidade deste ano, vivamos este momento e esta situação no espírito de sacrifício e renúncia, na oração e na comunhão fraterna, colocando-nos na Cruz de Cristo para com ele vivermos a Ressurreição pascal”, destaca o decreto que, no seu final, saúda os profissionais que trabalham no enfrentamento desta grave situação.

Paróquia Santa Catarina/Dom Joaquim – A Paróquia Santa Catarina comunica às famílias que a Catequese está cancelada a partir do dia 20 de março por 15 dias. A paróquia segue acompanhando as orientações oficiais e reforça a importância da prevenção. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a Coordenação da Catequese. A Paróquia tmabém comunica que a coleta (cesta) não será passada de mão em mão durante as Missas e Celebrações da Palavra e, sim, ficará sob uma mesa, em frente ao altar, a partir do dia 17 de março (por tempo indeterminado).

Paróquia São Judas Tadeu/Águas Claras – Toda atividade que envolva presença de público pede-se cautela. Cancelamento temporário de qualquer atividade de aglomeração de pessoas como as reuniões, catequese e clube dos idosos. O que se mantem são as missas, com algumas restrições.

Santuário e Paróquia Azambuja – A Paróquia de Azambuja comunica que ficam suspensas, temporariamente, todas as atividades da catequese da paróquia (comunidades Santo Antônio – Rua Luiz Vanoli, São Sebastião – Cedrinho e Santuário). Em caso de dúvidas entre em contato com a secretaria paroquial, através dos contatos: 3396-6276 e 9 8444-0648 ou pelas redes sociais do Santuário.

Paróquia Santa Teresinha – A Paróquia Santa Teresinha comunica que estão suspensas as atividades catequéticas da comunidade paroquial Santa Teresinha, durante esta semana. Em breve novas informações serão divulgadas. Os padres estão reunidos nesta terça-feira e um novo parecer será divulgado ate o fim do dia.

COPAB – O Conselho de Pastores de Brusque, após reunião do seu colegiado, na manhã desta terça-feira, 17 de março de 2020, onde analisou e deliberou sobre as turbulências e as notícias do coronavírus (Covid-19), vem tornar pública as suas recomendações à todas as igrejas cristãs de confissão evangélica em Brusque.

Diante do cenário nacional e dos casos registrados de coronavírus (Covid-19), o COPAB recomenda que todos atentem para as recomendações prestadas ao público brasileiro pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde.

Recomendamos que todos os cultos e atividades presenciais das igrejas

cristãs de confissão evangélica sejam suspensos ao menos até o dia 04 de abril de 2020. A título de sugestão, as igrejas devem utilizar para as suas celebrações plataformas digitais de streaming, mídias sociais ou quaisquer outros meios de comunicação, onde se evitará aglutinação de pessoas. As atividades referentes a “pequenos grupos” ou que tenham aglutinações, de igual modo, devem ser suspensas por igual período.

Assim como é inerente às igrejas, os seus templos não devem ficar fechados,

porém recomendamos, com o objetivo de evitar contágio, que as pessoas que se dirigirem a algum templo para as suas orações ou meditações, que adotem os cuidados essenciais amplamente divulgados pelos orgãos públicos de saúde:

1. Evitar beijos, aperto de mãos e abraços;

2. Cobrir com o antebraço boca e nariz ao tossir ou espirrar;

3. Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

4. Evitar toques em olhos, nariz e boca;

5. Lavar as mãos pelo menos 20 segundos com água e sabão;

6. Disponibilizar antisséptico à base de álcool para higienização das mãos;

7. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como lenços, pratos, copos,

talheres etc;

8. Se tiver febre, gripe ou resfriado, permanecer em casa. Mantendo o quadro

clínico, procurar uma unidade básica de saúde;

9. Não servir a ceia até o dia 04 de abril de 2020.

As casas de acolhimentos de pessoas em situação de vulnerabilidade

(Fazenda Canãa e Tmapp), irão proibir, na medida do possível, as visitas externas e

estarão adotando os protocolos de higiene e isolamento dos sintomáticos respiratórios.

Todas as atividades programadas pelo Conselho estarão suspensas até o dia 04 de abril de 2020, ou até que as autoridades apresentem novas orientações.

Como cristãos, sabemos que a ciência e a piedade podem e devem andar juntas.

Deus deu inteligência ao ser humano para que a vida seja protegida. Por isto estamos atentos e acolhemos as orientações dos médicos e sanitaristas, além dos órgãos governamentais.

Conclamamos aos cristãos que elevemos a Deus um clamor pela nossa nação

e, particularmente pelos países nos quais o surto atingiu proporções maiores; pelas famílias que perderam seus entes queridos; pelos profissionais da saúde, homens e mulheres, mobilizados em favor das pessoas atingidas.

Oremos pelos governos de todo o mundo, pelo nosso governo e pelo nosso

sistema de saúde, para que haja revisão dos processos que possam garantir recursos para proteger nosso povo. E que o nosso Deus nos dê sabedoria e paz para superar este momento, guardando a todos.

O Conselho de Pastores manter-se-á atento a todos os acontecimentos e

Comunicará toda e qualquer medida, podendo as recomendações serem reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do nosso município, estado e nação. Ainda em tempo, lembramos que os pastores na nossa cidade estarão em prontidão, para bem servir e prestar serviços de capelania e de aconselhamento, sempre que assim for solicitado.

Que o nosso Deus abençoe e guarde o nosso município, estado e nação.

Na Paz de Cristo.

Forania de Brusque – Comunicado da Escola de Teologia da Forania de Brusque: A coordenação da Escola de Teologia da Forania de Brusque, vem a público informar que, mediante a situação que no momento e seguindo as recomendações municipais e eclesiais, decidiu suspender, por tempo indeterminado, às aulas. “Pedimos o carinho e a compreensão de todos, e informamos que assim que houver novas orientações por parte das autoridades, retornaremos nossas atividades informando previamente”.

Santuário Santa Paulina suspende missas – Devido ao avanço da Pandemia do Coronavírus (COVID-19), o Santuário Santa Paulina suspende todas as missas, por 15 dias, a partir do dia 17 de março de 2020. A programação da Semana Santa será reavaliada, conforme a situação do COVID-19. Também estão suspensos os atendimentos, como bênçãos e confissões. A atitude é para cuidar e proteger a saúde dos devotos de Santa Paulina, colaboradores, comunidade local, e visitantes.

Esta medida segue as orientações dos órgãos públicos, da Organização Mundial de Saúde e da CNBB. Ao final do prazo de 15 dias, a situação será reavaliada. Enquanto não há missa presencial, o Santuário transmitirá a missa das 10h, diariamente, no estúdio, sem presença dos devotos e devotas e poderá ser acompanhada pelo Facebook do Santuário: @santuario.santapaulina.

“Nossas atitudes vão em encontro com a Igreja e às orientações da Organização Mundial da Saúde. Queremos proteger e valorizar a vida de nossos devotos/as, peregrinos/as, colaboradores/as, comunidade local e visitantes. Estamos também sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como lema: “Ele viu, sentiu compaixão e cuidou” Lc 10.33-34. Que Santa Paulina abençoe e proteja todos os enfermos neste momento difícil no mundo”, afirma Irmã Anna Tomelin, diretora do Santuário.

A visitação ao Santuário continua liberada, mas pedimos que ao notar sintomas como tosse seca, febre, coriza e dificuldades respiratórias, permaneçam em casa ou procurem atendimento médico. Para aqueles que desejarem visitar o Santuário, serão sempre muito bem-vindos, mas pedimos alguns cuidados como: lavar bem as mãos, evitar o toque nos objetos do templo e aglomerações. Informamos que neste período os bebedouros estarão interditados, por isso pedimos que traga sua garrafinha de água.

Os serviços do Santuário, como: Restaurante, Loja, Hotel, Estacionamentos e Centro Comercial estarão com funcionamento normal, mas com devidos cuidados e precauções.

ENTIDADES/SINDICATOS/ORGANIZAÇÕES

OAB de Brusque informa sobre atendimentos do Poder Judiciário, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, INSS e, também, sobre suas atividades

A OAB de Brusque, informa sobre os atendimentos no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Fórum de Brusque), Justiça Federal, Justiça do Trabalho, INSS, e, também, sobre suas atividades, conforme divulgado pelos órgãos:

Tribunal de Justiça de Santa Catarina – Fórum de Brusque

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), por meio da Presidência e Corregedoria-Geral da Justiça, determinou, através de Resolução Conjunta, após ouvir a Comissão Interinstitucional na manhã de segunda-feira, (16) – composta pela OAB/SC, MPSC e Defensoria Pública de Santa Catarina -, a suspensão dos prazos processuais, das audiências e sessões de julgamento (judiciais e administrativas) não urgentes, de 16 até o dia 31 de março, inclusive, data em que será reavaliada a situação.

O presidente do TJSC, desembargador Ricardo Roesler, ressalta que durante todo o período magistrados e servidores continuarão trabalhando, possibilitada a utilização do sistema de home office. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas nas dependências do Tribunal de Justiça e nos fóruns das 111 comarcas do Estado, entre elas Brusque.

Casos urgentes serão atendidos por meio de videoconferência, como as audiências de custódia, processos de réus presos e envolvendo a infância e juventude. A Corregedoria-Geral da Justiça, por sua vez, lançará em breve uma circular com orientações aos magistrados e chefes de cartório para agilizar a expedição de alvarás judiciais pendentes. Em relação ao expediente externo nos cartórios extrajudiciais, foi informado durante a reunião da Comissão que a questão será regulamentada por meio de resolução específica, a ser editada em breve pela Corregedoria do Foro Extrajudicial.

Justiça do Trabalho – TRT12

A Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região decidiu suspender as audiências nas varas do trabalho durante o período de um mês, a partir desta terça-feira (17) até dia 17 de abril, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus nos ambientes da instituição. Nos centros de conciliação, a suspensão deve perdurar até 30 de abril.

A suspensão das audiências é uma das várias determinações contidas na Portaria 83/2020, assinada conjuntamente na segunda-feira (16) pelos três desembargadores que compõem a Administração do TRT-SC: Lourdes Leiria (presidente), Teresa Cotosky (vice) e Amarildo de Lima (corregedor). Os prazos processuais, porém, continuam correndo normalmente, e o expediente interno foi mantido, preferencialmente por teletrabalho.

A norma também recomenda aos presidentes dos órgãos colegiados do TRT-SC o adiamento dos julgamentos com pedido de sustentação oral agendados até 17 de abril. Outra orientação para o segundo grau é que todas as sessões marcadas neste período ocorram preferencialmente no Plenário do Tribunal, por ser um espaço mais amplo. As audiências de mediação pré-processual e de conciliação em dissídios coletivos também foram suspensas. O Centro de Conciliação de 2º Grau poderá realizar audiências somente por videoconferência, a critério do coordenador.

O atendimento presencial nas secretarias das varas e do Tribunal também foi suspenso até 17 de abril, assim como as inspeções periciais. O contato com as unidades deverá ser feito por e-mail, telefone ou outro meio eletrônico.

Justiça Federal – TRF4

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, assinou na segunda-feira (16) a Portaria nº 302/2020 que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio e à transmissão do novo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Entre as medidas está a adoção do regime de teletrabalho nas unidades jurisdicionais e administrativas do Tribunal, resguardado o efetivo mínimo de pessoal para garantir a manutenção da prestação jurisdicional, e dos serviços administrativos.

A portaria estabelece que as sessões de julgamento dos órgãos do Tribunal, das Turmas Recursais, e de Uniformização Regional, dos Juizados Especiais Federais, e as de conciliação realizadas no âmbito dos Cejuscons, e do SISTCON, deverão ser realizadas, sempre que possível, virtualmente, por videoconferência ou outro recurso tecnológico que permita a participação à distância, dispensando a presença, a circulação, e aglomeração de pessoas nessas sedes funcionais. No caso de sessões ou outros eventos presenciais, somente terão acesso às salas de sessão do Tribunal, das Turmas Recursais, e de Uniformização Regional, e das unidades do SISTCON, as pessoas indispensáveis à realização desses julgamentos ou eventos, e apenas durante o período em que o processo, recurso ou reclamação em que forem diretamente interessadas estiver em análise.

Além disso, a medida passa a limitar o acesso às dependências do Tribunal Regional Federal da 4ª Região apenas a Desembargadores, Juízes, Membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia da União, Advogados e Procuradores; servidores e estagiários do Tribunal; terceirizados que prestem serviços ao Tribunal e outros que atuem em empresas ou agências bancárias localizadas nas dependências do Tribunal; profissionais de imprensa; policiais, militares e demais agentes da segurança pública; partes, estritamente para comparecer a atos do processo ou a outros eventos para os quais tenham sido intimadas ou convocadas.

Estão suspensos, temporariamente, o atendimento presencial ao público externo que possa ser prestado pelos meios tecnológicos disponíveis ou por telefone; a visitação pública às dependências do Tribunal, inclusive ao Museu; a entrada de público externo no restaurante, e na biblioteca, do Tribunal; o acesso do público externo à agência bancária, aos caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento existentes nas dependências do Tribunal; a realização, nas dependências do Tribunal, de quaisquer reuniões, palestras, cursos e demais eventos presenciais análogos, que impliquem aglomeração de pessoas, assim entendido quando os participantes não puderem guardar entre si uma distância de 2 metros. As unidades do Tribunal, caso não possam adiá-los até segunda ordem, deverão priorizar o uso da videoconferência, ou outro recurso tecnológico, na realização de seus eventos.

INSS

Em atendimento às orientações do Ministério da Saúde quanto à prevenção ao Covid-19 (Coronavírus), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reitera que os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o Meu INSS através do gov.br/meuinss ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7h às 22h horas. O segurado só deve buscar atendimento presencial se for imprescindível, como, por exemplo, em caso de perícia médica.

Com intuito de evitar aglomeração, fica restrita a presença de acompanhantes dos segurados durante o atendimento nas agências, podendo permanecer, apenas, procuradores ou representantes legais devidamente identificados.

Nas situações em que for necessário comparecer a uma agência, os segurados devem seguir as regras de higiene — amplamente divulgadas — e manter sempre as mãos lavadas, com uso posterior do álcool em gel.

Outra iniciativa, para diminuir o fluxo de segurados que buscam as agências do INSS foi restringir, desde segunda-feira (16), o atendimento espontâneo até às 13h. Após esse horário, só serão feitos atendimentos programados e, caso não tenha agendamento após esse horário, a agência deverá ser fechada. Vale lembrar que a maioria dos atendimentos espontâneos feitos nas agências são em função de pessoas que buscam por informações que estão disponíveis nos canais digitais.

Cabe ressaltar também que, no atendimento não programado, devem ser atendidas exclusivamente as demandas de usuários que estejam com os seus pagamentos suspensos ou bloqueados, bem como os acertos pós-perícia que não puderem ser tratados remotamente.

O INSS informa ainda que poderá adotar, a qualquer momento, novas medidas de prevenção sob orientação do Ministério da Saúde.

OAB de Brusque

Devido à doença causada pelo novo vírus COVID-19 (coronavírus), classificada como pandemia, a OAB de Brusque suspendeu sua assembleia mensal, assim como todos os cursos, palestras e reuniões de comissões, bem ainda demais eventos que possam reunir mais de 15 pessoas em seus espaços, inicialmente até o dia 03/04/2020.

Neste período, as salas e a sede da OAB de Brusque atenderão apenas advogados(as) de forma presencial, os demais atendimentos serão realizados por e-mail e telefone, recomendando que os escritórios de advocacia tomem as mesmas medidas.

Cartório de Notas e Protestos divulga medidas e atendimento ao público

O 1º Ofício de Notas e Protestos da Comarca de Brusque-SC, comunica aos usuários sobre as medidas preventivas ao Covid-19 e seu atendimento na Serventia:

O atendimento ao público continuará sendo efetuado normalmente no horário das 8h às 12h e das 13:30h às 18h, com as seguintes medidas de prevenção:

–  Que somente haja o comparecimento de usuários e clientes aos atos praticados, que, por sua natureza e forma jurídica, necessitem de presença física. (Favor não comparecer acompanhantes, pessoas de risco como: idosos, gestantes e crianças desnecessariamente).

– Peçamos que os clientes não fiquem em filas e aglomerados que respeitem o espaço de 1 (um) usuário por m².

– Nossos canais de atendimento para dúvidas evitando o comparecimento na Serventia, Fones: 47-3351-3799, 3351-3782, 3351-9171, 3044-1816, WhatsApp: 47-99270-8354 e e-mail:

Geral: tabelionato1brusque@hotmail.com;

Escritura: escritura1brusque@hotmail.com;

Inventário: inventario1brusque@gmail.com;

Procuração: procuracao1tabbrusque@gmail.com;

Protesto: protesto1brusque@hotmail.com.

Informamos que estamos tomando todas as providências como medidas de proteção, para com nossos usuários e colaboradores, disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos, mantendo circulação de ar natural com portas abertas, havendo higienização do local frequentemente, dentre outras medidas.

Na ciência da prevenção da transmissão do Covid-19 (coronavírus), agradecemos a compreensão e esperamos a colaboração de todos.

Brusque-SC, 17 de março de 2020.

Leila Ludin Zaniboni/Tabeliã Interina

Coronavírus: IGP adota medidas para evitar a disseminação do vírus

A partir desta quarta-feira, 18, o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) adotará novas rotinas de atendimento nos serviços ofertados ao público, assim como implantará medidas de prevenção à disseminação do Coronavírus (COVID-19), resguardando a saúde dos servidores e da população em geral. As novas medidas estão na Resolução Nº 002/DG/IGP/SSP/2020, publicada nesta terça-feira, 17.

“Neste momento de excepcionalidade, ocasionado pela pandemia do vírus  COVID-19, que agora ameaça Santa Catarina, estamos suspendendo o atendimento à população nos serviços prestados pelo IGP/SC, que costumeiramente causam aglomeração de pessoas em ambientes fechados”, ressaltou o diretor-geral do IGP/SC, Giovani Eduardo Adriano.

Carteiras de Identidade

O Instituto de Identificação de Santa Catarina, neste momento de excepcionalidade, está suspendendo o atendimento presencial à população para emissão da Carteira de Identidade, por prazo indeterminado.

Desta forma, todos os agendamentos previamente realizados pelos cidadãos no site do IGP até a data de hoje (17/03/2020), serão cancelados automaticamente pelo sistema.

A emissão das Carteiras de Identidade será realizada apenas nos casos de evidente emergência (comprovada documentalmente), que deverão ser relatados à unidade do IGP/SC mais próxima por meio telefônico. No site do Instituto www.igp.sc.gov.br, constam os contatos telefônicos das 29 Unidades.

Instituto Médico-Legal  

De acordo com a portaria publicada, as chefias das unidades que permanecerem com atendimento ao público deverão restringir a entrada simultânea ou aglomeração de pessoas em suas dependências, em especial nos plantões.

Perícias que puderem ser postergadas, a critério da autoridade competente, deverão aguardar o restabelecimento das condições normais de prestação dos serviços.

O IML priorizará os exames de corpo de delito indireto, devendo ser encaminhado cópia de prontuário médico e/ou fotografias, estas devidamente autenticadas pela autoridade competente responsável pelo caso.

Atividades suspensas por 30 dias

Ficam suspensas:  as atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos; exames de corpo de delito em hospitais, presídios, instituições para idosos e outros locais com aglomeração de pessoas; as visitações, aulas e atividades afins nas dependências dos institutos do IGP.

Também está suspensa: a presença de acompanhantes durante os exames periciais, salvo em casos de real necessidade por dependência do periciado. Já os exames presenciais que puderem ser postergados deverão aguardar o restabelecimento das condições normais do serviço.

Trabalho remoto

Poderão desempenhar, em domicílio, em regime excepcional de trabalho remoto, as funções determinadas pela chefia imediata, os seguintes servidores:

– portadores de doenças respiratórias crônicas;

– que coabitarem com idosos portadores de doenças crônicas;

– maiores de 60 (sessenta) anos;

– que viajaram ou coabitarem com pessoas que estiveram no exterior nos últimos 7(sete) dias;

– em período de gravidez ou amamentação;

– nos casos em que for oportuno e conveniente como medida de precaução, mediante avaliação dos aspectos particulares apresentados;

Atendimento presencial

O atendimento presencial em todas as unidades do IGP no Estado ficará condicionado ao critério da autoridade pericial responsável, com as exceções de casos urgentes, de acordo com critérios publicados na Resolução.

Medidas Gerais

Sem prejuízo de outras medidas de enfrentamento já determinadas pelas autoridades estaduais e federais competentes, recomenda-se aos servidores do IGP, com o objetivo de evitar o contágio da doença, a adoção das seguintes medidas gerais já indicadas pelo Ministério da Saúde, como lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após cada atendimento,e secar com toalhas de papel descartáveis. 

Texto: Bruna Campos – Assessoria de Comunicação IGP/SC

Comunicado Oficial: ALSHOP

A ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) informa que seguindo as recomendações do Poder Público para conter o avanço do Coronavírus (COVID-19) o horário de funcionamento dos estabelecimentos será reduzido.

A associação recomenda que o horário de funcionamento dos estabelecimentos seja alterado a partir de amanhã, quarta-feira, 18/03, das 12h às 20h e nos dias seguintes, até que a situação se normalize. 

Entendemos que os shoppings hoje oferecem serviços essenciais indo além de um centro de compras como supermercados, clínicas médicas, laboratórios clínicos, assistência técnica de equipamentos, serviços públicos, bancos entre outros.

Academia Soma: Academia Somma estará fechada até segunda ordem. Informamos também que as aulas de dança infantil já estarão suspensas a partir de hoje.

A musculação estará aberta e funcionando até amanhã para quem se sentir à vontade de continuar seus treinos, mas a partir de quinta feira também suspenderemos as aulas. Nesse momento temos que ter total atenção com todos, principalmente com nossos alunos e quadro de professores.

Estamos todos com um grande aperto no peito por conta de decisões tão drásticas, mas faz-se necessária em virtude da segurança de todos. Att Direção da Academia Somma.

Carlos Renaux: Em virtude da pandemia do Covid-19, o Clube Atlético Carlos Renaux suspende suas atividades esportivas a partir de quarta-feira (18). Pensando na saúde e bem estar de todos, os treinos serão suspensos pelo período de 15 dias, com a possibilidade de prorrogação!

Para o esclarecimento de dúvidas, entrar em contato com o telefone (47) 33514444.

Parque Zoobotânico: Preocupados em resguardar a biossegurança dos nossos visitantes, colaboradores e animais devido ao alto risco de contaminação e disseminação do coronavírus (COVID 19), informamos que o Parque Zoobotânico de Brusque estará FECHADO para visitação por um período de 30 DIAS a partir do dia 19 de março.

Dessa forma, a Festa de Páscoa, que seria no dia 4 de abril, também está cancelada. Durante esse período manteremos todos os cuidados e bem-estar aos nossos animais.

APAE de Brusque: Seguindo a resolução n. 02 de 17 de março de 2020, emitida pela Fundação Catarinense de Educação Especial, que dispõe sobre medidas preventivas ao coronavírus (COVID-19), comunica a suspensão de suas atividades e atendimentos aos usuários a partir de hoje e até o dia 03/04/2020, podendo ser prorrogado. Para tanto, orienta aos familiares a ficarem atentos às redes sociais e via whatsapp, para atualização quando houverem novas informações.

O único serviço mantido será a realização do teste do pezinho, de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 10:00 horas da manhã. ATENÇÃO: pedimos para entrar em contato pelos telefones 3351-2482 e 98424-0617, antes de vir até a APAE (Uni Duni Tê), para agendar horário, a fim de organizarmos para que o atendimento possa ocorrer de forma mais rápida e segura.

Rede Feminina: A Rede Feminina de Combate ao Câncer comunica que em virtude do decreto 515 de 17 março de 2020. Fechamos hoje por tempo indeterminado.

Somente o transporte das pacientes em tratamento em Blumenau está mantida. Quando pudermos voltar a atender comunicamos. Desde já agradeço a compreensão de todos. A diretoria.

Sociedade Angelina: Comunicamos aos nossos sócios, colaboradores e clientes da Sociedade Angelina, que diante das circunstancias precisamos proteger a todos de forma segura em ação conjunta.

No entanto estamos cientes ao decreto n° 515 de 17 de março de 2020 e nossa responsabilidade para tal medida com a contenção do COVID-19.

Todos os eventos e dependências da sede estão temporariamente fechados, exceto a secretaria que atenderá com agendamento através do contato: 99287-5962. Desde já agradecemos a compreensão de todos.

Atenciosamente, Diretoria

Nota de Esclarecimento/Fenajeep: O Brusque Jeep Clube, através de sua Comissão Organizadora, informa que a 27ª Edição da Fenajeep a ser realizada entre os dias 10 e 14 de Junho de 2020 está sob avaliação diante deste cenário concreto de pandemia do vírus COVID-19, popularmente conhecido como Coronavírus, e de tudo que vem sendo noticiado por veículos de comunicação, tais como ações para prevenção do mesmo.

Por sermos uma referência, temos ciência da importância da realização deste grande evento e todo o impacto da realização por toda paixão e dedicação envolvida ao mundo Off-Road e por tudo que movimenta economicamente nossa cidade na geração de empregos diretos e indiretos no turismo local. Porém, priorizamos a integridade e saúde dos competidores e expectadores de nosso evento, dito isto, contamos com a compreensão e solidariedade de todos em prol desta causa que tem por objetivo a prevenção da proliferação do vírus COVID-19, tendo qualquer novidade nos pronunciaremos através de nossos veículos de comunicação. em mais, contamos com a colaboração de todos.

Viva Sport Academia: A Viva Sport Academia, diante dos fatos que vem ocorrendo, por precaução, solidariedade, dever e respeito, irá suspender as atividades por 10 dias. Assim que possível retornaremos normalmente. Cuide-se, alimente-se de maneira saudável, lave bem as mãos, evite lugares públicos e com aglomeração. Temos certeza que juntos, iremos superar esta situação!

Clube Esportivo Guarani: Gostaríamos de comunicar aos nossos associados e a toda comunidade, que como forma de prevenção e propagação do Coronavírus e atendendo ao Decreto nº 515 do Governo do Estado de 17/03/2020, estamos suspendendo todas as atividades a partir das 15hrs de hoje (quarta-feira, 18/03).

O acesso ao clube será fechado no período mínimo de 07 dias, e todas as festas agendadas em nossos espaços serão adiadas ou canceladas, conforme Art. 3º do Decreto:
Ficam suspensos, em todo território catarinense, pelo período de 30 (trinta) dias, eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos.

Acompanhem-nos nas redes sociais e fique por dentro de novas informações.

Tribunal do Júri

De ordem do Dr. Edemar Leopoldo Schlösser, Juiz Titular da Vara Criminal, venho por meio deste informar que em virtude da decretação de situação de emergência no Estado de Santa Catarina tendo em vista a grave pandemia gerada pelo COVID-19 (Novo Corona Vírus), ​ a fim de preservar a vida e saúde dos envolvidos e seus familiares, bem como evitar a disseminação​ do vírus, as Sessões do Tribunal do Júri designadas para os dias 20/3/2020; 27/3/2020; e 3/4/2020 foram suspensas. 

Frente ao atual cenário, em que não há perspectiva de imediata normalização das atividades, por ora, não foram designadas novas datas.

Com a normalização das atividades, será instalada nova Reunião Periódica e designadas novas datas para julgamento pelo Tribunal do Júri.

Lojas Havan: Atendendo ao decreto do governo do Estado de Santa Catarina, a Havan Lojas de Departamentos informa que, a partir de quinta-feira, dia 19, todas as suas lojas de Santa Catarina estarão fechadas para compras, por 7 dias. Elas estarão abertas apenas para recebimento de pagamentos.

Lembramos ainda que a fatura do cartão Havan pode ser paga através do aplicativo e pelo site Portal do Cliente Havan (colocar hiperlink – segue link: https://cliente.havan.com.br/Portal/Cartao/Informacoes)

A Havan ressalta que o fechamento tem por objetivo a preservação da saúde de todos os envolvidos. Para isso, é de suma importância que todos façam a sua parte, reforçando os cuidados com a higiene e evitem aglomerações. Agindo assim, mais rápido voltaremos à normalidade. Havan, quem cuida de si, cuida de todos.


 

Últimas postagens

Confira o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (03)

Brusque registrou nas últimas 24 horas mais 59 casos confirmados de Covid-19. Com isso, a cidade tem agora 3mil 136 pessoas que já foram...

Defesa Civil de Brusque realiza chamamento público para cadastro de residências atingidas

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque realiza, até sexta-feira (14), um chamamento público a população do município, para que informe os...

Rede estadual começa segundo semestre letivo com atividades não presenciais

A segunda-feira, 3 de agosto, marca o início do segundo semestre letivo na rede estadual de ensino em Santa Catarina e o retorno das...

Covid 19 – Hospital Azambuja vai receber R$ 500 mil de verba federal

A Prefeitura de Brusque recebeu R$ 500 mil do Ministério da Saúde, por meio da Portaria 1.666 (1º de julho), que dispõe sobre...

CDL Brusque esclarece sobre feriado de 04 de agosto

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL informa que nesta terça-feira, 04 de agosto, é feriado em comemoração aos 160...
Publicidade
WhatsApp chat