16.8 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasGeralMorre Ademir Pereira, empresário e presidente do Sinduscon; entidades lamentam a perda

Morre Ademir Pereira, empresário e presidente do Sinduscon; entidades lamentam a perda

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Assessoria de Imprensa do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon), confirmou, no início da tarde desta terça-feira (10), o falecimento do seu presidente, Ademir José Pereira, aos 72 anos. A informação também foi confirmada por familiares.

Ademir estava internado no Hospital Angelina Caron, em Curitiba/PR, desde a semana anterior, onde foi submetido a uma cirurgia. Conforme as informações, ele sofreu complicações, permaneceu internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e faleceu nesta terça-feira.

Além de ter reassumido a presidência do Sinduscon, Ademir Pereira teve, proprietário da Tubos Pereira, teve, ao longo dos anos, importante presença e atuação em entidades locais, regionais e estaduais, como a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Lar dos Idosos e Lions Clube de Brusque, além de ter sido Conselheiro do SESI na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por muitos anos. Também foi Secretario de Turismo.

Confira a nota divulgada pelo Sinduscon:

É com imenso pesar que o Sinduscon informa o falecimento do nosso presidente, Ademir José Pereira, hoje, por volta das 12h, em Curitiba, onde está hospitalizado após ser submetido a uma cirurgia no coração“, diz a nota, assinada pela diretoria da entidade.

Velório e sepultamento

Conforme informações dos familiares, o velório do presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira, será a partir das 1h30 da madrugada de quarta-feira (11), na Capela Mortuária do Centro de Brusque, com saída às 15h30 para o cemitério municipal Parque da Saudade, onde ocorrerá missa de corpo presente às 16h. O enterro será em seguida, no mesmo local.

Entidades lamentam a perda

ACIBr emite nota de pesar

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), em nome de sua diretoria, nucleados, colaboradores e associados, lamenta profundamente a partida prematura do empresário e, também amigo, senhor Ademir José Pereira, diretor da entidade na gestão 2015-2017. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, pedindo para que Deus conforte seus corações e os dê serenidade para seguir a caminhada.

Senhor Ademir sempre foi uma presença alegre, ética e responsável em nosso meio. Ele deixa um firme exemplo de retidão, expresso em seus negócios e no entusiasmo associativista, um serviço voluntário do qual foi protagonista, com o sonho de fazer desta cidade e região, um lugar sempre melhor.

CDL Brusque manifesta nota de pesar

A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) lamenta o falecimento do empresário Ademir José Pereira (72), ex-presidente da entidade por duas gestões: em 1976 e 1990.

“Sem dúvida é uma triste perda. Uma pessoa muito querida por todos, com forte engajamento nas entidades de nosso município. Comandava atualmente o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque). Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas de trabalho”, lamenta o atual presidente Fabricio Zen.

Ademir José Pereira foi presidente da CDL por duas gestões: em 1976 e 1990. (Foto: Divulgação / CDL Brusque)

Em sua primeira gestão, no ano de 1976, foi organizada uma caravana para participar de uma Convenção Nacional da CDL em Salvador (BA). “Fizemos diversas promoções para angariar recursos e conseguimos levar um ônibus com lojistas de Brusque, sem gastar um centavo da entidade”, recordou com orgulho em entrevista concedida em 2019, em comemoração aos 50 anos da CDL Brusque.Em seu depoimento, Ademir também destacou o conhecimento e as amizades geradas pelo associativismo. A segunda gestão, em 1990, foi marcada pela implantação do estacionamento rotativo “Área Azul”, gerenciado desde então pela CDL.


SINTRICOMB decreta três dias de luto

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB) decretou luto de três dias pela morte do empresário Ademir José Pereira, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (SINDUSCON), ocorrido nesta terça-feira, 10. Com isso, a entidade atenderá o público com a porta em meia passagem ao longo deste período, em respeito à importância que teve a figura de Pereira na trajetória do sindicato laboral.

Entidade sindical manifestou profundo pesar pela perda. (Foto: Divulgação / Sintricomb)

Pereira tinha 72 anos e estava internado no Hospital Angelina Caron, em Curitiba, desde a última semana, quando realizou procedimento cardíaco. A morte se deu em consequência de complicações pós cirurgia.

O empresário foi um grande apoiador das causas do SINTRICOMB, mesmo representando interesses da classe empresarial. Em suas gestões à frente do SINDUSCON, fortaleceu parceria com o sindicato laboral.

Apesar de representar e defender os interesses da classe empresarial do setor, Ademir foi, acima de tudo, um homem que respeitou e lutou, muitas vezes, pela melhoria das condições dos trabalhadores. As negociações coletivas realizadas entre os dois sindicatos avançaram rapidamente devido à atuação e à sensibilidade do empresário para com os pleitos da classe trabalhadora.

Foi graças ao apoio de Pereira que se conseguiram avanços significativos em questões como piso salarial do setor, ações de apoio social aos trabalhadores da construção civil, entre elas o Dia Nacional da Construção Social, bem como as vistorias em obras com equipes dos dois sindicatos.

Ademir Pereira teve forte atuação na sociedade de Brusque e região. Foi presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Brusque (SEEC), do Lar dos Idosos, Secretário Municipal de Turismo, Presidente do SINDUSCON por vários mandatos, além de diretor da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e do Sesi.

FIESC destaca o legado deixado Ademir e sua dedicação com a indústria

O desenvolvimento do setor da construção civil e a segurança dos trabalhadores são os dois principais legados deixados pelo empresário Ademir José Pereira, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon) e conselheiro da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), falecido nesta terça-feira (dia 10), aos 72 anos. Um dos fundadores do Sinduscon-Brusque, em 28 de maio de 1990, o industrial presidiu a entidade entre de 2007 a 2016 e novamente desde março de 2019, num mandato em andamento. Na FIESC, era conselheiro do SESI desde 2011, além de ter integrado a Câmara da Indústria da Construção Civil.

“Em sua atuação à frente do Sinduscon, Pereira sempre buscou oferecer às empresas associadas condições para sua qualificação e desenvolvimento”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Também prezava pela parceria com o sindicato laboral como forma de construir um melhor relacionamento entre empregados e empregadores e especialmente no sentido de conscientizar as duas partes quanto à necessidade de promover a segurança no trabalho”, acrescentou.

A questão social foi uma preocupação permanente de Ademir José Pereira. No Sinduscon, comandava ações como o Natal Solidário. Além disso, com a esposa atuava em entidades como o Lar dos Idosos, que também presidiu, e o Lions Clube. Também foi secretário de Turismo do município de Brusque.

Pereira estava internado há uma semana no Hospital Angelina Caron, em Curitiba. No local, ele passou por uma cirurgia cardíaca, na qual teve complicações. Ele deixa esposa, dois filhos e dois netos. O velório será realizado a partir da madrugada na Capela Mortuária do Centro de Brusque, com saída às 15h30 para o Parque da Saudade, onde ocorrerá missa de corpo presente às 16 horas, seguida do sepultamento.

Ademir José Pereira. (Foto: Fernando Willadino)
Publicidade
WhatsApp chat