29.8 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioAgendaEventoDivulgação do suicídio na mídia será tema de evento realizado em Brusque

Divulgação do suicídio na mídia será tema de evento realizado em Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Associação dos Profissionais em Comunicação da Região de Brusque (Aprocorb) promove no dia 26 de março o evento, em formato de mesa-redonda, “Mídia e suicídio: divulgar ou não?”. O evento será realizado no auditório do Bloco C, do Campus Santa Terezinha, a partir das 19h.

O conteúdo será explanado por profissionais da área de comunicação, do âmbito acadêmico, psicologia e do Centro de Valorização da Vida (CVV), com mediação do vice-presidente da Aprocorb, jornalista e editor do Portal O Município Blumenau, Cristóvão Vieira. O objetivo é trazer o debate a tona, contando com a participação do público interessado no tema para esclarecer dúvidas.

De acordo com o presidente da Aprocorb, jornalista e radialista Valdomiro da Motta, o tema é considerado polêmico no meio comunicacional e causa diversos questionamentos por parte da sociedade, principalmente em relação ao trabalho dos veículos de comunicação e imprensa. “Divulgar ou não divulgar? Porque a imprensa divulga determinados casos e outros não? Vai muito da linha editorial de cada veículo e o suicídio é um tema bastante polêmico que não vai se esgotar nesse debate do dia 26”, explica. “É um tema necessário de ser discutido e que, sem dúvida alguma, teremos uma oportunidade única, com todos os debatedores, de tirar algumas dúvidas, de esclarecer e enriquecer ainda mais o debate”, complementa o presidente.

Ainda conforme Valdomiro, a associação se sentiu despertada a realizar o debate por conta do papel que ela tem, não só voltada com os profissionais da comunicação, mas, principalmente, com a sociedade. “Esse tema em específico, envolve diretamente profissionais da área da imprensa, então  a Aprocorb não poderia ficar de fora e poder trazer essa discussão. A gente espera que, de alguma forma, consiga contribuir para que as pessoas possam compreender um pouco mais da dificuldade que se tem, do profissional que está ali para levar a informação, divulgar o fato, mas que muitas vezes esbarra no fator: devo ou não devo fazer? Esse é o papel da associação em estar desenvolvendo o debate acerca desse tema”.

Debatedores

Valquiria Michela John é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM e dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná – UFPR, doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Fillipe Martineghi, Psicólogo e Psicoterapeuta Comportamental.

Dirlei Silva, jornalista e radialista, formado em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, apresentador de rádio e membro da Rádio Cidade AM de Brusque.

Além disso, a mesa-redonda será composta por um representante do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Brusque.

O evento é gratuito e voltado aos profissionais da área da comunicação, mas também aberto à comunidade de uma forma geral para que possa entender um pouco mais acerca da relação da imprensa com a divulgação, ou não, do suicídio. Mais informações através do telefone (47) 9 9188-0214, pelas redes sociais da Aprocorb no Facebook (facebook.com/aprocorb) e Instagram (@aprocorb). E ainda através do e-mail aprocorb@gmail.com.

O quê: Mesa-redonda “Mídia e suicídio: divulgar ou não?”

Data: 26 de março

Horário: A partir das 19h

Local: Auditório do Bloco C, do Campus Santa Terezinha

Publicidade
WhatsApp chat