26.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasSaúdeDia D de vacinação superou expectativas, diz Vigilância em Saúde

Dia D de vacinação superou expectativas, diz Vigilância em Saúde

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Dia D de vacinação no último sábado (15) teve um bom índice de comparecimento do público alvo contra o sarampo. Cerca de três mil pessoas foram vacinadas até agora durante o período da campanha, que segue até o dia 13 de março. No Sábado D, foram aplicadas 346 doses contra o sarampo e 440 contra a febre amarela.

Alicia Fagundes, diretora da Vigilância em Saúde, considera que o resultado foi positivo.

“Superou todas as nossas expectativas, a população aproveitou para atualizar a caderneta de vacina, durante todo o dia as unidades permaneceram cheias”, analisou.

Entrevista concedida ao Jornal da Diplomata.

Em relação ao sarampo, dois casos foram confirmados em 2019, após 20 anos sem incidência da doença em Brusque. Sobre o trabalho contra a febre amarela, a Vigilância em Saúde mantém a vacinação e o monitoramento nas áreas de risco, onde dois macacos foram encontrados mortos – um deles nesta terça-feira, 18.

Alicia Fagundes, diretora da Vigilância em Saúde
Alicia Fagundes, diretora da Vigilância em Saúde, no Jornal da Diplomata.

“Foi muito procurada principalmente no bairro Limeira, onde os animais (macacos) foram encontrados em avançado estado de decomposição, então não foi possível fazer a análise para ter certeza; nos preocupa por que um caso porque o vírus está circulando em nossa região pois na semana passada em Blumenau teve um caso de febre amarela em humano confirmado’,

A vacina da febre amarela está disponível está em todas as unidades com sala de vacinação, em funcionamento das 8h30 às 16h30.

“Quero agradecer à população e a equipes que se dispuseram a trabalhar no sábado”, comentou Alicia.  

Dia D de vacinação superou expectativas, diz Vigilância em Saúde
Outra preocupação da Vigilância em Saúde é a campanha contra dengue, com áreas em alertas no município.

Sobre o calendário vacinal, ao longo do ano há mais três campanhas. No mês de abril contra influenza, uma nova campanha contra o sarampo no mês de agosto e a multivacinação no mês de setembro. A diretora de Vigilância em Saúde informou que o município não possui mais estoque da vacina pentavalente, sem previsão de chegada por parte do Ministério da Saúde.

Publicidade
WhatsApp chat