19.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasSegurança PúblicaPolícia de Brusque auxilia operação 'Narcos', da Polícia Federal

Polícia de Brusque auxilia operação ‘Narcos’, da Polícia Federal

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Policiais de Brusque auxiliaram, na manhã desta quinta-feira (13), em uma mega-operação da Polícia Federal, em cumprimento a mandado de busca e apreensão no bairro Limeira. A Comarca atuou através da Delegacia de Polícia Civil da Comarca (DPCo) e Divisão de Investigação Criminal (DIC).

A Operação Narcos tem por objetivo desmantelar organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e armas. Durante a investigação, conduzida pela Polícia Federal, e verificou que o grupo trazia drogas da Bolívia para revenda no mercado interno e envio para outros países por meio de aeronaves, utilizando-se de pequenos aeródromos localizado em diversos estados do Brasil.

Quase duas toneladas de cocaína foram apreendidas durante a investigação, bem como doze aeronaves, o que resultou na prisão em flagrante de alguns integrantes do grupo, tendo, inclusive, um dos seus líderes sido preso em meados de 2019 no Pará. A apuração colheu fortes indícios de que a quadrilha fazia parte de uma facção criminosa e também atuava no contrabando de armas de calibre restrito.

Ao todo foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão em endereços nos Estados de Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Brusque, Canelinha, Florianópolis, Itapema e Porto Belo), Bahia (Eunápolis e Porto Seguro), Minas Gerais (Governador Valadares), Espírito Santo (Linhares) e Rio Grande do Sul (Canoas).

Por suas condutas, os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de tráfico de drogas (art. 33 da Lei nº 11.343/2006), associação para o tráfico (art. 35 da Lei nº 11.343/2006), organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850/2013) e de lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98), cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos.

Foram apreendidos diversos documentos, talonários de cheques, espelhos de documentos sem preenchimento (utilizados para falsificação de documentos), pneus de aeronaves, além de outros objetos que guardam relação com a investigação. (Foto: Polícia Civil / Divulgação)
Publicidade
WhatsApp chat