26.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralSituação das chuvas em Brusque é tema de reunião na Prefeitura

Situação das chuvas em Brusque é tema de reunião na Prefeitura

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Durante a tarde de segunda-feira (10) foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito Jonas Paegle sobre a situação das chuvas em Brusque. Também participaram do encontro, o vice-prefeito Ari Vequi, o diretor da Defesa Civil Carlos Alexandre Reis, o secretário de Obras Ricardo José de Souza, o diretor de Trânsito e Mobilidade Renato Bianchi, o secretário interino de Governo e Gestão Estratégica André Vechi e o diretor geral de Governo Dirceu Marchiori.

Em 40 dias, Defesa Civil do município já realizou 349 atendimentos, o equivalente a seis meses do ano passado. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque)

“Essa reunião foi muito importante para darmos continuidade nos atendimentos das ocorrências das chuvas do início desse ano de 2020. Até mesmo por causa da integração necessária entre todos os órgãos da prefeitura juntamente com o gabinete, para darmos as coordenadas corretas e realizar o melhor atendimento à população brusquense”, destaca o diretor da Defesa Civil.

De acordo com ele, a primeira ocorrência deste ano foi registrada em 10 de janeiro. De lá para cá cresceu muito o número de atendimentos. “A situação de Brusque é bem complicada na parte de reconstrução. Temos vários pontos onde precisa ser feita a reconstrução com uma certa urgência. Estamos fazendo o melhor planejamento possível para atender todas as demandas do município”, destaca.

Quantidade de chuvas

Segundo Reis, a localidade que registrou maior quantidade de chuva em 2020 foi Santa Luzia. No mês de janeiro foram 265 mm e nos primeiros 10 dias de fevereiro 267 mm, ou seja, já ultrapassou toda a marca do mês de janeiro, totalizando 532 mm, em apenas 40 dias neste bairro.

“No bairro Limeira registramos 409,6 mm. Primeiro de maio 409,2 mm. Bateas foram 385 mm. Águas Claras 372 mm. É um acúmulo de chuva muito grande para a nossa região, muito acima da nossa média”, avalia o diretor.

Em 40 dias, a Defesa Civil registrou 349 protocolos – o equivalente a seis meses do ano de 2019. “Cada protocolo é uma solicitação de vistoria que o munícipe nos ligou, nos informou a situação e uma equipe da Defesa Civil foi até o local”, detalha Reis.

Orientação

O telefone de emergência da Defesa Civil é o 199 e a orientação é que o cidadão tenha muita atenção, principalmente se reside em áreas de risco ou encostas.

“A previsão de mais chuvas no decorrer da semana. Nada na proporção que veio nesse último domingo, mas como o nosso solo já está muito saturado, qualquer chuva pode causar um deslizamento. Pedimos atenção da população para qualquer tipo de barulho, árvore quebrando ou se sentir que o morro está deslizando, para que saia da residência, comunique a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros e aguarde uma equipe chegar para fazer a segurança do local”, completa.

Publicidade
WhatsApp chat