Sala de Situação é reativada devido ao alto número de focos do mosquito Aedes aegypti

Sala de Situação é reativada devido ao alto número de focos do mosquito Aedes aegypti

Outras notícias da semana

Dia dos Pais: CDL Guabiruba aposta em incremento das vendas no varejo

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba - CDL e seus associados estão confiantes que os consumidores dêem preferência ao comércio local,...

Confira o boletim epidemiológico da dengue desta quarta-feira (5)

Brusque permanece com 42 casos confirmados de dengue. Deste número, 26 são autóctones (contraídos no próprio município) e 16 são importados. Este...

Com gol no último minuto, Brusque estreia com vitória no Brasileiro Série C

O Brusque FC fez a sua estreia, na tarde deste sábado (8), no Campeonato Brasileiro Série C, contra o Ypiranga - RS.

Trânsito na Ponte Mário Olinger será liberado nesta quinta-feira (6)

O tráfego de veículos na Ponte Mário Olinger, no centro, será liberado nos dois sentidos nesta quinta-feira (6), a partir das 5h. As obras...

A Sala de Situação, grupo para gerenciamento e controle de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, foi reativada pela Prefeitura de Brusque devido ao alto número de focos encontrados no município. Ao todo já são 225 focos, sendo 39 no bairro Santa Rita, 29 no Santa Terezinha e 27 no Centro.

Durante este primeiro encontro, que contou com representantes de diversas secretarias municipais, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, foi apresentado atual cenário dos focos do mosquito Aedes aegypti da cidade e o número de casos de dengue em Brusque.

Ao todo já são 225 focos, sendo 39 no bairro Santa Rita, 29 no Santa Terezinha e 27 no Centro. (Foto: Divulgação / Secom)

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate a Endemias, Letícia Figueredo, este ano já tiveram 17 casos suspeitos de dengue, sendo seis confirmados, todos importados e outros municípios, além de sete descartados. Há ainda quatro casos em investigação. Não há casos de chikyngunya e zika vírus na cidade.

A equipe do programa é composta por 28 agentes e até o mês de março devem ser contratadas mais quatro pessoas. Durante todo o ano é realizado o trabalho de prevenção e combate. São 566 armadilhas espalhadas pela cidade, sendo 106 pontos estratégicos (borracharias, ferro velho, cemitérios, floriculturas).

Ao todo já são 225 focos, sendo 39 no bairro Santa Rita, 29 no Santa Terezinha e 27 no Centro. (Foto: Divulgação / Secom)

O grupo discutiu ainda ações que serão realizadas para conter o avanço do mosquito. “Já fizemos o pedido do fumacê para o Estado no ano passado, mas nos foi negado. Acreditamos que já é o caso de utilizá-lo em Brusque, pois sabemos que a dengue tem grande risco de virar epidemia em pouco tempo”, explicou o secretário de Saúde, Humberto Fornari.

“Algumas ações já foram aprovadas e vamos trabalhar para diminuir nossos indicadores. Continuaremos com campanhas publicitárias de conscientização. Já temos licitado um drone para ajudar na averiguação de terrenos em locais de difícil acesso. Também vamos levar para frente um projeto de recolhimento de entulhos, sofás, geladeiras para que seja feito o recolhimento periodicamente e o descarte seja feito de forma correta. O apelo é que a população nos ajude, vistorie sua casa, converse com os vizinhos, para que possamos conter o avanço do mosquito”, enfatizou.

Ao todo já são 225 focos, sendo 39 no bairro Santa Rita, 29 no Santa Terezinha e 27 no Centro. (Foto: Divulgação / Secom)

Últimas postagens

Previsão do tempo de 10 de agosto.

Previsão do tempo de 10 de agosto.

Conversando com Você de 10 de agosto de 2020

Conversando com Você de 10 de agosto de 2020. Ouça! Conversando com Você de 10 de agosto de...

Homem é detido após disparos de arma de fogo no quintal de casa, no bairro Dom Joaquim

Um homem foi encaminhado para delegacia após denúncia de disparos de arma de fogo. A ocorrência foi registrada por volta das 11h,...

Novo diretor do Colégio São Luiz fala sobre os desafios da educação

Na manhã desta segunda-feira, 10, o Jornal da Diplomata recebeu o Padre Silvano João da Costa, novo diretor do Colégio São Luiz, educandário que...

Atendimento para emissão de Carteira de Identidade no IGP de Brusque funciona apenas em casos emergenciais

O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Brusque emitiu um comunicado na manhã desta segunda-feira (10), onde informa que, em razão do risco potencial...
Publicidade
WhatsApp chat