Hospital Imigrantes adquire sistema de vídeo-cirurgia 4k; tecnologia e precisão

Outras notícias da semana

Câmara de Guabiruba discute mobilidade e problemas no atendimento da Celesc

Na noite de terça-feira, 22 de setembro, ocorreu mais uma sessão ordinária online da Câmara Municipal de Guabiruba, sendo o trabalho presididos pela vereadora...

Três candidaturas são registradas para disputa eleitoral em Guabiruba

Três candidaturas foram registradas para disputa às eleições no município de Guabiruba. Todas se encontram em situação de “Aguardando Julgamento”, que caberá...

Histórias da construção civil: Aos 72 anos, trabalhador atua há mais de meio século no setor

Aos 72 anos de idade, o pedreiro Raul Coelho da Silva está na ativa e a todo vapor. E não pensa em...

Michel Belli desiste da candidatura de vice-prefeito com Paulo Sestrem e decide apoiar Ciro Roza

O empresário Michel Belli (PSC) desistiu da candidatura de ser vice-prefeito ao lado de Paulo Sestrem, do Republicanos. Antes de uma oficialização...

O Hospital Imigrantes anunciou a aquisição de um sistema de videolaparoscopia 4k, já em funcionamento na unidade. O ato simbólico da entrega do equipamento ao corpo médico foi realizado nesta quinta-feira, 12.

A torre 4k, com é chamada pelos profissionais, gera quatro vezes mais definição UHD (3840 x 2160 pixels) do que os sistemas de imagens Full HD (1920 x 1080 pixels). Em termos práticos, a estrutura do tecido ou órgão é cerca de 50% mais próxima do olho, permitindo uma visibilidade rica em detalhes. A capacidade do equipamento permite que muitos procedimentos sejam menos invasivos e não necessitem de uma cirurgia aberta.

Hospital Imigrantes passa a operar com sistema 4k em cirurgias
Hospital Imigrantes passa a operar com sistema 4k em cirurgias (Foto: Assessoria de Imprensa).

O médico-cirurgião do aparelho digestivo, João Alfredo, explica como funciona o sistema 4k e os benefícios nas operações.

“A gente utiliza uma câmera de pequeno tamanho (um centímetro de diâmetro) e visualiza o adobem do paciente e consegue fazer os procedimentos. Permite que a gente tenha um cuidado melhor no transoperatório e se consegue fazer uma cirurgia melhor que tivesse aberto o ventre do paciente, porque a gente enxergar que não seriam vistos a olho nu”, comenta.

Entrevista com o médico João Alfredo no Jornal da Diplomata.

“Importa para o paciente, pois terá menos dor no pós-operatório, o evento estético será menor, retorno às atividades mais precoce e um custo social bem mais reduzido – isso já era feito, mas agora com a tecnologia avançada, temos um desfecho ainda melhor”, completou o médico-cirurgião.

Hospital Imigrantes adquire moderno sistema para cirurgias menos invasivas
Hospital Imigrantes adquire moderno sistema para cirurgias menos invasivas (Foto: Assessoria de Imprensa).

A semana foi de conquistas médicas para o corpo clínico do Hospital Imigrantes, não só devido à chegada do sistema 4k. Na quarta-feira, 11, médico-cardiologista brusquense, Gustavo Caon Loeff, realizou um procedimento inédito para o fechamento de um defeito congênito no coração de um paciente de 32 anos, que evitou uma cirurgia de peito aberto de no mínimo 20 a 25 centímetros de área operada.

De acordo com doutor Gustavo, o procedimento se fez minimamente invasivo, pela via percutânea (na região da virilha), com a colocação de uma próstese (em forma de guarda-chuva) dentro do coração, onde ela é armada e oclui o defeito congênito.

“Foi realizado ontem de manhã e teve alta hoje no final da tarde, não ficou nem 36 horas dentro do hospital. Abrimos as portas para fazer mais procedimentos na nossa cidade –, a medicina anda de mãos dadas com a tecnologia, é inegável”, frisou Loeff.  

Entrevista com o médico Gustavo Caon Loeff no Jornal da Diplomata.

Outro procedimento que marca cobertura de serviços cardiológicos no hospital é a colocação de stents, procedimento que visa a restauração do fluxo sanguíneo na artéria coronária.

O ato simbólico da entrega do equipamento ao corpo médico foi realizado nesta quinta-feira, 12.
O ato simbólico da entrega do equipamento 4k ao corpo médico foi realizado nesta quinta-feira, 12 (Foto: Assessoria de Imprensa).

Planejamento – Após a reativação da unidade hospitalar, sob direção do Imigrantes Hospital e Maternidade, em 2018, os avanços no atendimento são consideráveis. Atualmente, o Imigrantes conta com pronto-atendimento 24h, adulto e pediátrico, UTI – Unidade de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico e o Centro de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e maternidade

“Temos feito um trabalho de resgate de confiança na população – para que saiba que possa vir aqui e ter a certeza de um bom atendimento”, destacou o diretor-clínico, Sebastião Isfer de Lima.

Entrevista com o diretor-clínico do Hospital Imigrantes, Sebastião Lima. no Jornal da Diplomata.

O próximo serviço em vista é abertura de um pronto-atendimento na área de ortopedia, previsto para 2020.

Últimas postagens

COVID-19: Boletim epidemiológico 27 de setembro

A cidade de Brusque já tem 5389 pacientes recuperados do coronavírus. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado neste domingo (27) o total de casos confirmados...

Brusque não participará dos Jogos Abertos de Santa Catarina

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Brusque divulgou nota destacando que o município não será uma das sedes e também não...

Condutores são socorridos após colisão entre carro e caminhão, na Beira Rio

Um acidente entre carro e caminhão foi registrado na manhã desta segunda-feira (28), por volta das 10h, na margem direita da Avenida Beira Rio,...

Histórias da construção civil: Aos 72 anos, trabalhador atua há mais de meio século no setor

Aos 72 anos de idade, o pedreiro Raul Coelho da Silva está na ativa e a todo vapor. E não pensa em...

Tiro de Guerra realiza Tiro de Instrução Básico (TIB) em Brusque

O Tiro de Guerra de Brusque realizou nos dias 24 e 25 de setembro o Tiro de Instrução Básico (TIB) com os...
Publicidade
WhatsApp chat