SESC: Filme “Bacurau” terá sessão gratuita em Brusque

Outras notícias da semana

Quatro policiais do 18°BPM são agraciados com medalhas, em Blumenau

Na manhã desta sexta-feira,25, três policiais militares do 18° Batalhão de Polícia Militar (18°BPM), foram agraciados com a entrega das medalhas Corpo...

CPI da Cosip encerra a primeira fase de oitivas com três novos depoimentos

A CPI da Cosip realizou na tarde desta terça-feira, 22 de setembro, a segunda sessão da primeira fase de oitivas previstas em seu cronograma...

Governo de SC estabelece regramentos sanitários para eventos sociais no Estado

O Governo de Santa Catarina publicou nesta sexta-feira, 18, portarias que estabelecem critérios para retorno gradual e monitorado de congressos, concursos públicos,...

Brusque se despede da Copa do Brasil após segunda derrota para o Ceará, mas deixa marca de luta em fase inédita

O Brusque FC foi eliminado da Copa do Brasil 2020, após a segunda derrota para o Ceará, em jogo realizado na noite...

Vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes 2019, do prêmio de melhor filme na principal mostra do Festival de Cinema de Munique e do Prêmio de Melhor Filme e Melhor Direção do Festival de Lima, “Bacurau” (2019) terá sessões gratuitas em quatro cidades catarinenses.

As sessões acontecem em Lages (14/12), Brusque (15/12), Blumenau (16/12) e Curitibanos (16/12).

Com direção e roteiro assinados por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o longa já foi convidado para mais de 100 festivais e mostras ao redor do mundo desde sua première mundial em Cannes. Também já confirmou a distribuição em mais de 40 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Japão e Reino Unido. A classificação etária é de 16 anos e a duração é de 132 minutos. A agenda completa pode ser consultada em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/filme-bacurau-de-kleber-mendonca-filho-e-juliano-dornelles

Filme “Bacurau”

Rodado no Sertão do Seridó, divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, “Bacurau” é um filme de ação, suspense e western ambientado no Brasil ‘daqui a alguns anos’. Conta a história do povoado Bacurau, que some do mapa misteriosamente e seus moradores começam a presenciar estranhos acontecimentos e uma série de assassinatos inexplicáveis.

“O Cinema Brasileiro tem produzido pouco ao longo da sua história do chamado ‘Filme de Aventura e Ação’. Sempre foi o desejo da gente fazer um filme de ação e aventura brasileiro, com efeitos especiais práticos e digitais, lentes Panavision (usadas no look clássico de filmes como ‘Os Caçadores da Arca Perdida’), mas que ainda assim fosse um filme brasileiro, sobre o Brasil e sobre o mundo. Um filme de ação universal”, explica Kleber Mendonça Filho.

“Contar a história que queríamos, com os elementos que achamos relevantes na composição desse universo, fez com que ‘Bacurau’ fosse cada vez mais entrando nessa dinâmica dos filmes de ação. A tão comentada ‘mistura de gêneros’ é a base para que a gente se sentisse totalmente livre para contar a história dessa comunidade de maneira não muito explorada no cinema brasileiro. Foi muito divertido construir essas cenas e esses momentos onde a estética e linguagem do cinema de entretenimento se funde com o nosso vocabulário fílmico local, nossa linguagem. O filme é exatamente isso, o encontro conflitante e às vezes explosivo entre dois mundos bem diferentes”, complementa Juliano Dornelles.

Depois da equipe de produção percorrer mais de dez mil quilômetros em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, encontraram a localidade de Barra que se transformou na tela grande no povoado Bacurau. As filmagens duraram dois meses e três dias, com uma equipe de 150 pessoas. As cidades de Parelhas e Acari serviram de base para a produção.

Sonia Braga (“Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “O Beijo da Mulher Aranha”, “Aquarius”), o alemão Udo Kier (“Suspiria”, “Berlin Alexanderplatz”, “Garotos de Programa, Melancolia”) e Karine Teles (“Que Horas Ela Volta?”, “Benzinho”) fazem parte de um elenco composto por dezenas de atores, como Barbara Colen (“Aquarius”), Silvero Pereira, Thomas Aquino, Antonio Saboia, Rubens Santos e Lia de Itamaracá.

Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho colaboraram nos curtas metragens premiados no Brasil e exterior “Eletrodoméstica” (2005) e “Recife Frio” (2009), e nos longas também aclamados internacionalmente “O Som ao Redor” (2012) e “Aquarius” (2016), filmes dirigidos por Kleber e com direção de arte de Juliano. Na equipe de “Bacurau” a parceria estabelecida em “O Som ao Redor” e “Aquarius” também se repete na fotografia, assinada por Pedro Sotero, no som de Nicolas Hallet e na direção de arte de Thales Junqueira.

“Bacurau” é a segunda coprodução Brasil-França, com a CinemaScopio do Recife (“O Som ao Redor”, “Aquarius”) e a SBS em Paris (“Synonymes”, de Navad Lapid, vencedor do urso de ouro em Berlim, “Elle”, de Paul Verhoeven, “Mapas Para as Estrelas”, de David Cronenberg). “Bacurau” também é uma coprodução com a Globo Filmes, Simio Filmes, Arte France Cinema, Telecine e Canal Brasil.

Produzido por Emilie Lesclaux, Said Ben Said e Michel Merkt, tem patrocínio da Petrobras, Fundo Setorial do Audiovisual, Funcultura (Governo de Pernambuco) e do CNC (Centre National de la Cinematographie, France).

– 14/12, às 19h, no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages – Rua Vidal Ramos Junior, 152 – Centro – Telefone: (49) 3222.4271. Ingressos gratuitos distribuídos a partir das 18h.

– 15/12, 17h, no Auditório do Instituto Federal Catarinense de Brusque – Av. Hugo Schlosser, 605 – Jardim Maluche – Brusque. Ingressos gratuitos distribuídos a partir das 16h.

– 16/12, 19h, no Auditório do Bloco J – Campus 1 – Furb – Blumenau – R. São Paulo, 1515 – Victor Konder – Blumenau. Telefone: (47) 3321.0200. Ingressos gratuitos distribuídos a partir das 18h.

– 16/12, 20h, no Cine Lúmine – Curitibanos – Rua Lages, 17. Telefone: (41) 99156.7979. Ingressos gratuitos distribuídos a partir das 18h.

Texto: Assessoria de Imprensa/SESC/SC.

Últimas postagens

Confira o boletim epidemiológico desta sexta-feira, 25 de setembro

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 26 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado...

Mulher de 54 anos é a 9ª vítima da Covid-19 em Guabiruba

A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde do município, informa e lamenta a perda de mais um guabirubense para...

Quatro policiais do 18°BPM são agraciados com medalhas, em Blumenau

Na manhã desta sexta-feira,25, três policiais militares do 18° Batalhão de Polícia Militar (18°BPM), foram agraciados com a entrega das medalhas Corpo...

Mulher é hospitalizada após cair de escada, desequilibrada por um gato

O Corpo de Bombeiros atendeu nesta sexta-feira (25), pouco antes das 9h da manhã, uma ocorrência de acidente doméstico, na rua José Schirmer, Guabiruba....

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em Guabiruba

A Polícia Civil de Brusque, por meio da Delegacia de Guabiruba, com apoio da Divisão de Furtos e Roubos de Brusque, ...
Publicidade
WhatsApp chat