Início Notícias Segurança Pública IGP apresenta três novos servidores para atender Brusque e região

IGP apresenta três novos servidores para atender Brusque e região

Foram apresentados na tarde desta segunda-feira, 9 de dezembro, os três novos servidores que chegam para somar forças ao Núcleo Regional de Perícias de Brusque, o IGP. São dois Peritos Criminais e um Médico Legista que passam a trabalhar no órgão que atua como Instituto de Identificação, de Criminalística e Instituto Médico Legal.

A apresentação dos novos profissionais ocorreu na sala de reuniões da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) e foi prestigiada por membros da Segurança Pública, como o Delegado Regional de Polícia Civil e todos os delegados titulares das delegacias de Brusque, comando da Polícia Militar, Chefe do Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, ACIBr, servidores do IGP e imprensa.

Com sede em Brusque, o IGP abrange, além da cidade sede, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, São João Batista e Major Gercino. São cerca de 230 mil pessoas atendidas indiretamente pelo Instituto.Os novos profissionais são o Médico Legista Rafael Barni (Brusque) e os Peritos Criminais Maitê Sanino (Balneário Camboriú) e Guilherme Reed da Silva (Florianópolis).

Novos profissionais

De acordo com o responsável pelo Núcleo Regional de Perícias de Brusque, Álvaro Augusto Mesquita Hamel, o IGP vinha sofrendo uma carência bastante grande em esfera estadual. “O IGP estava carente no Estado inteiro de profissionais, não só aqui, e agora com a vinda deles vai dar um incremento muito, assim como foi quando vieram os auxiliares criminalísticos, quando sentimos essa melhoria no atendimento e no serviço prestado à comunidade”, destaca Hamel.

Acompanhe entrevista realizada pela reportagem!

Álvaro Augusto Mesquita Hamel, responsável pelo Núcleo Regional de Perícias de Brusque

Reinvindicação antiga

A vinda de novos profissionais para o Núcleo Regional de Perícias de Brusque é uma reivindicação que se arrasta há algum tempo em nossa região. Quando havia necessidade de realização de necropsia aos finais de semana, por exemplo, os corpos eram encaminhados a Balneário Camboriú e liberados apenas após os trâmites necessários, o que levava certo tempo para liberação. Lideranças locais, empresariais e Poder Público Municipal, por várias vezes, encabeçaram o assunto, inclusive sendo pauta na Câmara de Vereadores e em entidades de classe, pedindo por novos profissionais para auxiliar nos trabalhos.

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), foi uma destas frentes engajadas por melhores condições de trabalho aos servidores. Tanto é que em 2017 e em agosto deste ano ofícios foram encaminhados ao Governo do estado solicitando a vinda de novos profissionais para o IGP.

Além de acolher os novos servidores, a presidente da entidade, Rita Cassia Conti, destacou a união das entidades locais e o reconhecimento pelo trabalho que é desenvolvido em Brusque pelos órgãos de segurança pública, sempre pleiteando, junto das demais organizações representativas, melhores condições aos servidores e suas instituições. “A Associação Empresarial, junto com mais 18 entidades, que sempre estão aqui fortalecendo nossa união, fizemos em 2017 nosso primeiro ofício para o Governador atual da época, solicitando mais infraestrutura, médicos legista e peritos. Esse ano encaminhamos novamente ofício ao Governador Moisés, solicitando toda infraestrutura e mais um médico. Tivemos a visita do Secretário de Segurança, Coronel Araújo Gomes, reforçamos esse pleito. Com certeza muitas vozes sendo ouvidas, essa união e parceria que temos com a segurança, de toda acidade, deu frutos”, destacou na oportunidade a presidente da ACIBr.

Rita Cassia Conti, presidente da Associação Empresarial de Brusque

Nova sede

Outra novidade anunciada nesta segunda-feira é quanto à sede do órgão, que ganha nova localização. O IGP passa a atender na Avenida Arno Carlos Gracher, 412 (atual sede do Corpo de Bombeiros Militar). A principal melhoria na nova sede do IGP é em sua estrutura, o que irá refletir no atendimento à população de uma maneira geral logo nos primeiros dias. A mudança de endereço está associada, também, à mudança da sede do Corpo de Bombeiros, pois o atual prédio do IGP terá que ser demolido para que as obras do prédio dos bombeiros possam acontecer.

Atendimentos

Por ano o órgão realiza cerca de 20 mil atendimentos diretos, presencialmente. São atendimentos de lesão corporal, acidentes de transito, vítimas de violência (que precisam fazer exame de lesão corporal), e Carteira de Identidade (cerca de 3 mil atendimentos/ano).

Médico Legista Rafael Barni (Brusque) e os Peritos Criminais Maitê Sanino (Balneário Camboriú) e Guilherme Reed da Silva (Florianópolis). (Foto: Diplomata FM)
Ato ocorreu na sala de reuniões da ACIBr e prestigiada por autoridades civis e militares. (Foto: Diplomata FM)
A apresentação dos novos profissionais ocorreu na sala de reuniões da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). (Foto: Diplomata FM)

Must Read

Brusque anuncia reforço com contratação do lateral-esquerdo José Carlos

O Brusque FC apresentou nesta terça-feira, 25, mais um reforço para a temporada 2020. O lateral-esquerdo José Carlos Gomes Pereira chega com contrato até...

Resultado da inscrição para Fies e P-Fies sai nesta quarta

Os estudantes que desejam cursar uma graduação, mas não têm condições de arcar com as mensalidades das faculdades saberão amanhã (26) se...

Prazo para eleitor regularizar título termina em maio

Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o...

Prefeitura inaugura duas Estações da Bicicleta no Centro de Guabiruba

Integrando as ações sugeridas por Guabiruba dentro do programa “Parcerias Municipais pelo Clima”, a Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira, 21, as duas Estações...

Carteira de identidade perdida

Sideclei Soares perdeu sua carteira de identidade. Quem encontrar, deverá entrar em através do telefone/WhatsApp: (47)99247-9967 ou (47)99146-9608.
WhatsApp chat