21.4 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasGeralPelznickelplatz abre hoje em Guabiruba

Pelznickelplatz abre hoje em Guabiruba

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Começa nesta sexta-feira, 06 de dezembro, a 8ª edição da Pelznickelplatz, o ponto de encontro com a mais famosa tradição de Natal de Guabiruba. Localizada na Rua Nicolau Schaefer, Bairro Imigrantes, a praça do “Papai Noel do Mato” é um convite a conhecer como ele vive e quem são seus amigos: o Papai Noel e a Mamãe Noel vermelhos, o São Nicolau, a Christkindl, o Sackmann, os Farmhand, entre outros.

Tido como um dos principais atrativos turísticos de Guabiruba, o Pelznickel está presente em vários eventos tanto na cidade como fora dela. Em dezembro, ele fica na Pelznickelplatz onde recebe um grande público de várias regiões do estado e mesmo de fora de Santa Catarina. No ano passado, mais de 15 mil pessoas passaram pelo local.

Uma estrutura foi montada para receber os visitantes. Além da casa dos Farmhand, que é o casal que vive no mato e é amigo dos Pelznickel, tem ainda um espaço para escrever cartinhas para o Papai Noel e deixá-las à disposição para quem quiser adotar. A equipe da Pelznickelplatz poderá orientar os interessados no local. Enquanto esperam para se encontrar com o bichão, os visitantes desfrutam de outras atrações como visitar o Presépio Vivo, conversar um pouquinho com a Oma, assistir ao Terno de Reis, visitar a Minicidade, onde estarão à venda várias lembranças de Guabiruba, ou simplesmente desfrutar do ambiente acolhedor do jardim.

Símbolo de Guabiruba

Durante o processo de elaboração do Plano Municipal de Turismo de Guabiruba, foi identificado que o Pelznickel é uma atração cultural com um grande potencial para divulgar a cidade. “É uma tradição diferenciada de origem germânica e que somente em Guabiruba tem esse grau de preservação”, explica o secretário de Turismo de Guabiruba Andrei Muller. Segundo ele e de acordo com o plano, o objetivo é fazer com o que o município seja nacionalmente reconhecido como a “Terra do Pelznickel”. Por isso, a Prefeitura de Guabiruba tem prestado apoio ao projeto da Pelznickelplatz.

Uma das entidades responsáveis por esse trabalho de resgate e preservação da tradição é a Sociedade do Pelznickel, criada em 2005. Conforme conta o seu presidente, Fabiano Siegel, o monstro surgiu na Europa por volta dos anos 300, quando a figura preponderante do Natal era São Nicolau. Como sua representação era a pura bondade, ele não poderia punir as crianças que eram consideradas “malcriadas”, então criou-se a figura do Pelznickel para aplicar os castigos que São Nicolau não poderia.

A partir de 1860, junto com os primeiros imigrantes alemães que passaram a viver por aqui, também chegou o costume do Pelznickel como forma de reproduzir o Natal que os estrangeiros tinham na Alemanha. “E isso eles fizeram com o que tinham em mãos: folhas, barba de velho, varas, chicotes”, conta Siegel. Com o tempo, e principalmente com a chegada do Papai Noel amplamente divulgado pela Coca-Cola, o Pelznickel foi perdendo força até que em 2005 surgiu a sociedade. “Ela foi fundada por vários motivos, entre eles, organizar os Pelznickel pela cidade, mas também continuar com essa linda tradição em Guabiruba”, complementa Siegel.

Programação

A partir desta sexta, 06, a Pelznickelplatz ficará aberta em dois finais de semana. Não há cobrança de entrada, mas é possível fazer uma contribuição voluntária em uma caixinha ou comprar as lembranças à venda cujo lucro se reverte para a manutenção do projeto.

E além da Pelznickelplatz, a sociedade organiza ainda o tradicional desfile com o Presépio Vivo sempre no dia 23 de dezembro, quando distribui presentes e doces para as crianças ao percorrer as principais ruas da cidade.

Confira:

VIII Pelznickelplatz
06 e 07 de dezembro, sexta e sábado
Das 19h às 23h

08 de dezembro, domingo
Das 17h às 21h

13 e 14 de dezembro, sexta e sábado
Das 19h às 23h

15 de dezembro, domingo
Das 17h às 21h

23 de dezembro, segunda-feira
Desfile do Presépio Vivo
Início às 20h


Começa no Bairro Guabiruba Sul passando pelo Centro até a rótula da Pomerânia e retornando ao Guabiruba Sul pela Rua José Dirschnabel.

Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba.

Publicidade
WhatsApp chat