28.5 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasSem categoriaCâmara de Guabiruba realizou última sessão no mês de novembro

Câmara de Guabiruba realizou última sessão no mês de novembro

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na noite de terça-feira, 26, aconteceu a última sessão ordinária do mês de novembro na Câmara Municipal de Guabiruba. A presidente da mesa diretora da casa vereadora Rosita Kohler (Progressistas) conduziu as atividades legislativas.

Na oportunidade os vereadores analisaram e votaram um projeto em regime de urgência especial, um projeto foi aprovado em primeira votação, um baixado para suas respectivas comissões e aprovaram uma moção de pesar endereçada a família do senhor Herbert Kohler.

No espaço da tribuna popular da casa, fez uso da palavra o Dr. Gastão da Cunha, cirurgião dentista da rede pública municipal que falou sobre o projeto de lei que tramita no legislativa que institui o Programa de Escovação Dental Supervisionada para alunos das escolas de educação de Guabiruba. Dr. Gastão falou sobre a importância da orientação e prevenção da saúde bucal.

Dr. Gastão da Cunha apresentando projeto de escovação aos vereadores.

O vereador Vilmar Gums (PSDB) comentou suas indicações entre elas o pedido para que o setor competente realize a pintura do meio fio em toda a extensão das ruas 10 de Junho, Brusque e Imigrantes.

O vereador também parabenizou o Brusque FC pela conquista do título da Copa Santa Catarina. Parabenizou também o atleta guabirubense que venceu a Santos Dumont Run, que aconteceu em Brusque no último final.  Por fim, falou sobre a vitória do seu filho Jean Gums, em uma luta de MMA que aconteceu no final de semana.

A vereadora suplente Denise Fernandes Fischer (Progressistas) participou de sua última reunião ordinária antes do retorno do vereador Cristiano Kormann em dezembro. A parlamentar que carrega duas bandeiras, uma da participação da mulher na política e outra da inserção de pessoas com deficiências na vida pública falou sobre sua experiência como parlamentar durante os últimos 30 dias.

Vereadora Denise Fernandes em sua última sessão no mês de novembro.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) que também é profissional da área de odontologia falou sobre a presença do colega dentista Dr. Gastão e também da importância do programa de Escovação Dental Supervisionada.

Haliton Kormann (MDB) voltou a reclamar do trabalho realizado pela empresa Atlantis responsável pelo tratamento e distribuição de água no município. Segundo o parlamentar são inúmeras reclamações nas redes sociais.

Parabenizou a empresa Linha Leve que completa 20 anos de atividades, destacando o trabalho do proprietário e família para o desenvolvimento econômico da cidade.

Por fim, apresentou imagens da participação do seu afilhado Enzo na Santos Dumont Run, corrida que aconteceu em Brusque no final de semana. Enzo participou do evento com o uso de uma cadeira de rodas adaptada para eventos esportivos. Ele também comentou o espaço cedido pela Rádio Diplomata para falar sobre a Vakinha Virtual para ajudar a Associação das Pessoas Deficientes de Brusque (APEDEB), na aquisição de equipamentos para os atletas e um veículo para transporte.

Sessão da Câmara de Guabiruba vereadores no plenário.

Jaime Luiz Nuss (MDB) a exemplo da vereadora Denise também solicitou melhorias urgentes na parte asfáltica da Rua José Dirschnabel.

Sobre o projeto que repassa recursos financeiros para a PATA, o vereador aproveitou para também solicitar ajuda aos clubes esportivos e recreativos de Guabiruba, inclusive solicitando que possivelmente as sobras financeiras da câmara pudessem ser usadas com essa finalidade.

O vereador Paulo Ricardo Gums (Progressistas) parabenizou a suplente de vereadora Denise Fernandes Fischer pelo trabalho desenvolvidos durante o mês de novembro.

Também parabenizou a empresa Santa Rosa pelos 20 anos de atividades em Guabiruba, ajudando no desenvolvimento econômico.

O parlamentar também comentou sobre sua participação na final do campeonato de dominó e também a participação da Banda Das Lebenslied em competições regionais.

Por fim, destacou a limpeza das bocas de lobo da Rua José Postigel reivindicação da comunidade. 

ORDEM DO DIA

– Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 36/2019 do Executivo, que “DISPÕE SOBRE A BONIFICAÇÃO DE NATAL A SER CONCEDIDA AOS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

– Foi baixado para as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Ordinária nº 37/2019 do Executivo, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO PROTEGENDO OS ANIMAIS COM TODO AMOR – PATA”.

– Foi aprovado o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e redação Final e da Emenda Modificativa do Art. 1º referente ao Projeto de Lei nº 035/2019, que “INSTITUI O PROGRAMA DE ESCOVAÇÃO DENTAL SUPERVISIONADA PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DE GUABIRUBA-SC”. Após aprovado a emende foi aprovado em primeira discussão e votação o referido projeto de lei.

– Foi aprovado Moção de Pesar nº 24/2019 dos vereadores, pelo falecimento do Senhor HERBERT KOHLER, ocorrido no dia 25 de novembro de 2019, aos 92 anos, sendo irmão dos sócios fundadores da Kohler Tinturaria e Estamparia, por mais de 60 anos, fazendo parte da história de uma das principais empresas do Município.

Nada mais havendo a tratar, foi declarado encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 03 de dezembro de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Publicidade
WhatsApp chat