‘Oportunidades e impactos do curso de Medicina da Unifebe’ foi tema do 21º Almoço de Ideias da ACIBr

‘Oportunidades e impactos do curso de Medicina da Unifebe’ foi tema do 21º Almoço de Ideias da ACIBr

Outras notícias da semana

Duas candidaturas são registradas para disputa eleitoral em Botuverá

No município de Botuverá se confirmaram às duas candidaturas que foram lançadas nas convenções partidárias. Às duas chapas que concorrem ao pleito...

Rompimento de cabos afeta telefonia e internet na Rua Rodrigues Alves

O rompimento de cabos de telefonia e outras fiações geram preocupação e transtornos nas imediações da rua Rodrigues Alves, no Centro. O problema se...

Vice-presidente da FIESC, empresário Ingo Fischer, recebe visita do Instituto Euvaldo Lodi

O empresário e vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer recebeu, na última semana, na sede da empresa...

COVID-19: Boletim epidemiológico 27 de setembro

COVID-19: Boletim epidemiológico 27 de setembro A cidade de Brusque já tem 5389 pacientes recuperados do coronavírus. Segundo o...

Na quinta-feira, 21 de novembro, a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) promoveu mais uma edição do seu tradicional Almoço de Ideias. Realizado na Sociedade Esportiva Bandeirante, o evento, que chegou em sua 21ª edição, teve como tema central a palestra ‘Oportunidades e impactos do curso de Medicina em Brusque e região’, ministrada pelo Dr. Osvaldo Quirino de Souza, coordenador do curso, e pelo professor Sidnei Gripa, pró-reitor de Graduação da universidade. Mais de 180 pessoas marcaram presença no evento, que reuniu empresários, colaboradores empresas associadas a ACIBr, representantes de outras entidades, lideranças civis, políticas e militares, além de convidados e imprensa.

Parceria reafirmada

Antes do início do almoço, foi realizada a assinatura do primeiro ‘Termo de Cooperação’, entre a Fundação Educacional de Brusque (Febe) e a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr).

O acordo é um documento instituído pela ACIBr para formalizar as diversas parcerias mantidas pela entidade e fortalecidas ao longo dos anos através de comprometimento mútuo com dezenas de organizações. A assinatura foi feita pela presidente ACIBr, Rita Cassia Conti, e pela presidente da Fundação Educacional de Brusque (Febe) e reitora do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Rosemari Glatz.

Mais de 180 pessoas marcaram presença no evento. (Foto: Divulgação / Assessoria ACIBr)

“Este Termo de Cooperação assinado hoje consolida ainda mais esta parceria mantida há  quatro décadas, ao mesmo tempo em que estreita a amizade e fortalece os laços entre as duas entidades. É, certamente, o primeiro de muitos outros que esperamos também formalizar em breve. É uma ajuda mútua, que dá credibilidade para ambas as entidades e estamos muito felizes”, enfatizou Rita na oportunidade.

Da mesma forma a reitora da Unifebe destacou a importância do documento que oficializa parceria de longa data. “Uma das características da nossa região é o associativismo e somos uma região diferenciada, pois trabalhamos de forma associativista em prol da comunidade. Hoje somos destaque em vários pontos, na economia, qualidade de vida, no desenvolvimento humano, educação, segurança pública, entre outros, que acontece pela união de forças para caminharmos juntos de forma coletiva. Sem dúvida este foi um ato simbólico de união de forças e interesses em comum e estamos muito felizes também”, comentou.

Palestra

A primeira parte da palestra foi apresentada pelo professor Sidnei Gripa, que contextualizou o curso de Medicina da Unifebe, desde o planejamento até sua concretização. Na oportunidade, Gripa trouxe alguns números de investimentos, referentes as instalações do chamado ‘Bloco F’, que irá abrigar os cursos de Saúde da universidade, e que terá uma área de mais de 3.500m², com laboratórios, salas, auditório, equipamentos e mobiliários, e um investimento de aproximadamente R$ 15.150.000,00.

Além disso, o professor apontou os impactos econômicos diretos que o curso e seus acadêmicos em formação trarão para o município, nas áreas imobiliária, alimentícia, de mobilidade, vestuário, entretenimento e turismo.

Em seguida o coordenador do curso de Medicina da Unifebe, Dr. Osvaldo Quirino de Souza complementou a apresentação com informações a respeito do curso, desde a sua criação, desenvolvimento até os dias atuais, e as perspectivas e os impactos do mesmo não apenas de modo econômico, mas também de forma profissional, tanto na formação técnica quanto humana dos alunos. “O curso tem dois grandes objetivos: que os médicos sejam treinados para atender todos os tipos de urgência e emergência, bem como que seja um médico de família, que possa atender todas as necessidades da rede básica de saúde”, complementou.

Mais de 180 pessoas marcaram presença no evento. (Foto: Divulgação / Assessoria ACIBr)

Segundo o coordenador, o curso tem alcançado os objetivos traçados e, inclusive surpreendido, até pelo aumento de interessados nas próximas turmas. “Para o próximo vestibular tivemos um incremento de 45% a mais de procura comparado a turma anterior, tornando o curso concorrido até mais que outros cursos de universidades da região. E isso nos dá indícios da nacionalização do curso, pois para o próximo semestre temos inscritos do Mato Grosso, Pará, Amazonas e São Paulo. Ou seja: a graduação de Medicina da Unifebe está se firmando e demonstrando que tem sido uma excelente escolha do Centro Universitário de Brusque”, ressaltou.

Por fim, Dr. Osvaldo que também é diretor clínico do Hospital Azambuja, destacou os benefícios que os novos profissionais trarão para a unidade hospitalar e o sistema de saúde como um todo. “O Hospital também tem uma grande expectativa em relação ao curso, todos estão muito motivados, pois a presença do aluno traz a necessidade do aperfeiçoamento dos médicos, bem como a aquisição de novas tecnologias, novos tratamentos e faz com que o hospital se consolide como regional de direito, já que hoje ele é regional, mas ‘informal’. Sem dúvida as expectativas da parte administrativa do Azambuja são as melhores”, detalhou.

Sobre o curso de Medicina da Unifebe, a reitora ainda enalteceu que a concretização do mesmo só foi possível graças a ajuda de muitas pessoas, e que a implantação do mesmo irá mudar a realidade regional em um curto espaço de tempo, já que, além da qualificação do serviço médico, gera renda, emprego e muitas oportunidades. “Já estamos com 80 alunos, muitos de outros locais do país. E sabemos que temos potencial para que, em poucos anos, possamos nos transformar em um Centro de Referência em Saúde, não só pela nossa localização geográfica, mas pelas características do nosso povo, já que a nossa população regional tem a longevidade como aliada. E se investirmos na área da saúde, com qualidade, em poucos anos poderemos ter uma realidade de sucesso. E isso só será possível se fizermos juntos, se a cidade e a região abraçar esse desejo de pujança e qualidade de vida como seu”, completou.

Avaliação

Para a presidente da ACIBr, o sucesso de mais uma edição do Almoço de Ideias se deve aos princípios do associativismo que o mesmo proporciona a quem marca presença no evento. “Ele congrega, em um mesmo encontro, tantas pessoas dispostas a refletir sobre temas que influenciam, diretamente, na economia e na qualidade de vida de um município e de toda a região, em termos de infraestrutura, mobilidade, moradia, e demais serviços, bem como entender o grande passo que a cidade está dando com esse curso de Medicina. Vale destacar que este evento também foi uma importante oportunidade de networking entre os participantes e, quem sabe, futuros bons negócios. Esperamos ter atendido as expectativas dos empresários e lideranças políticas e de classe aqui presente, enquanto reforçamos o compromisso de trazer, para as próximas edições, sempre temas relevantes, que influenciem o debate frente ao conhecimento, tendências e inovação”, enfatizou na oportunidade Rita.

Saiba mais

Desde a sua fundação, em 1973, a Fundação Educacional de Brusque (Febe) mantém a ACIBr entre as quatro entidades que formam o seu Conselho Curador. Já em 2013, durante a gestão do presidente Edemar Fischer, um novo momento de cooperação se consolidou através do serviço de consultoria empresarial. Após um encontro gratuito de diagnóstico e orientações, as empresas vinculadas à ACIBr têm acesso a uma consultoria profissional com valores mais competitivos, uma grande oportunidade principalmente para os pequenos e micro negócios.

Na edição de sexta-feira do Jornal da Diplomata, repercussão sobre este assunto com entrevistas realizadas pela reportagem durante o evento.

Últimas postagens

Conversando com Você de 29 de setembro de 2020

Conversando com Você de 29 de setembro de 2020. Ouça!

Sorteio define sequência de rodada de entrevistas com candidatos à prefeitura de Brusque

Na manhã terça-feira, 29, foi realizado ao vivo no estúdio do Jornal da Diplomata o sorteio da “Rodada de Entrevistas” com os candidatos as...

Obituário, 29 de setembro de 2020

Central Funerária – Faleceu às 9h25 de segunda-feira (28), com 75 anos, Arminda Martins, que morava no bairro Souza Cruz. Velório na...

Manhã Mais – Sorteio de 29 de setembro.

Sorteio de uma lavação de tapetes da Fischer Persianas. Tapete limpo sequinho e cheiroso através da Spinner carpet na sua casa....

COVID-19: Boletim epidemiológico 27 de setembro

A cidade de Brusque já tem 5389 pacientes recuperados do coronavírus. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado neste domingo (27) o total de casos confirmados...
Publicidade
WhatsApp chat