Início Cultura Fundação Cultural realiza lançamentos de projetos aprovados no Fundo de Apoio à...

Fundação Cultural realiza lançamentos de projetos aprovados no Fundo de Apoio à Cultura

A Fundação Cultural de Brusque promove o lançamento de três eventos aprovados pelo Fundo de Municipal de Apoio à Cultura. Com entrada gratuita, eles acontecem ainda no mês de novembro.

O primeiro projeto a ser lançado trata sobre o centenário do Padre Raulino Reitz. A solenidade acontece dia 20 de novembro, quarta-feira, no complexo de Azambuja, iniciando às 19h com uma santa missa em ação de graças pela vida e obra do padre Raulino.

Em seguida, no teatro do Seminário de Azambuja, acontece a abertura da exposição e lançamento do livro Flagelo da Malária em Brusque, do autor Aloisius Lauth. Encerrando a noite, às 20h30, haverá a conferência Em Defesa das Florestas Brasileiras, com o professor Lauro Bacca, mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

O padre Raulino Reitz foi um grande botânico, reconhecido nacionalmente por sua obra e também por seu estudo sobre a malária e bromélias. Além disso, ele também foi superintendente e presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos fundadores da FATMA, atual Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA SC), além de educador no Seminário de Azambuja e um dos fundadores e organizadores do Museu Arquidiocesano.

O segundo lançamento é a estreia e exibição do curta-metragem “De Onde Vim”, dia 19 de novembro, durante a Semana da Consciência Negra, na Fundação Cultural de Brusque. A produção, com direção de Sérgio Azevedo, conta a história de imigrantes haitianos que residem em Brusque e a relação deles com a professora que se dedica a ensiná-los a língua portuguesa.

O terceiro é a Semana Hilda Hilst, com início dia 25 de novembro e seguindo até dia 29, no Museu Casa de Brusque. Ele tem início, todos os dias, às 19h30. De segunda (25) a quarta-feira (27) acontecem os saraus: Como ler Hilda? A Obscena Senhora D e Da Morte, Odes Minímas. Na quinta-feira (28), haverá a apresentação do documentário Às Palavras de Hilda e dia 29, sexta-feira, a cine-estreia Hilda Hilst Pede Contato.

Hilda Hilst foi uma poeta, dramaturga e cronista, considera pela crítica especializada uma das maiores escritoras da língua portuguesa do século XX.

“Assim, o edital do fundo municipal de apoio a cultura cumpre o objetivo que é fomentar a cultura local, a atividade e produção artística local e claro democratizar o acesso aos bens culturais para a população de Brusque”, comenta Igor Alves Balbinot, coordenador da Fundação Cultural de Brusque.

Ao todo, serão lançadas três propostas para apreciação do público brusquense. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque)

Must Read

Vídeo: Carro atravessa rodovia e atinge veículo estacionado

Um acidente de trânsito registrado na manhã deste sábado, 14, gravado por câmeras de vigilância de uma loja de autopeças, mostra uma cena impressionante...

Corpo de Bombeiros SC efetiva Bono como novo cão de busca e resgate

Com herança genética de dois cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Bono é mais um dos filhotes da...

IBPLAN notifica casa noturna por poluição visual em pontes; entenda

A Prefeitura de Brusque, por meio do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), recebeu, durante esta semana, diversas denúncias de que cartazes estavam sendo fixados indevidamente...

Obituário (14 de Dezembro)

Faleceu ontem às 15h30, Frederico Egon Deilfuss, aos 91 anos. Corpo velado na capela Dom Joaquim e o sepultamento hoje às 16h no cemitério...

Manhã Mais – resultado sorteio 14 de dezembro

Um par de ingressos para o Cine Gracher + Ensaio Fotográfico da Color Center + 2 fotos 15×21 (Shopping Gracher)
WhatsApp chat