26.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralDefesa Civil divulga aviso meteorológico

Defesa Civil divulga aviso meteorológico

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Previsão é de temporais e chuva volumosa até o meio dia de sexta-feira (15) em todo o Estado

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulgou aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual, no final da manhã de quarta-feira (13). Assinado pela meteorologista Carolina Kannenberg, o boletim informa sobre temporais e chuva volumosa até o meio dia de sexta-feira (15).

Conforme a previsão, a instabilidade do tempo afetará todo o Estado entre a tarde e a noite de hoje (13). A atuação de áreas de instabilidade devem provocar temporais principalmente na região Oeste, com condições para pancadas de chuva forte, acompanhados de descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento moderadas a forte.

No decorrer de quinta-feira (14), estas áreas de instabilidades devem avançar para as demais regiões e, combinadas com a formação e deslocamento de um centro de baixa pressão provocam chuva volumosa, com possíveis alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, e rajadas de ventos fortes.

Estas condições são mais favoráveis para a metade leste do Estado, incluindo o Vale do Itajaí, a partir de quinta-feira (14).

Na sexta-feira (15), com a atuação de centro de baixa pressão no oceano, próximo à costa catarinense, persiste a condição para rajadas de ventos intensas no litoral.

Recomendações em caso de:

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria Municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.

Texto: Secom – Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Publicidade
WhatsApp chat