Inaugurado sistema Bicicletas – Bbike e Estações Fotovoltaicas

Outras notícias da semana

20 candidatos disputam cargo de vereador em Botuverá

Nome na Urna  Nome Completo  Nº  ...

Jovem de 28 anos morre após acidente de trânsito, na SC-410, Nova Trento

A Polícia Militar Rodoviária atendeu um acidente de trânsito com vítima fatal, no Km 28,600 da SC 410, em Nova Trento, por...

Polícia Civil recupera celular furtado dentro de agência bancária

Polícia Civil de Brusque, através da Divisão de Furtos e Roubos - DFR, recuperou na noite desta terça-feira, 22, um aparelho telefônico da marca...

CPI da Cosip encerra a primeira fase de oitivas com três novos depoimentos

A CPI da Cosip realizou na tarde desta terça-feira, 22 de setembro, a segunda sessão da primeira fase de oitivas previstas em seu cronograma...

A Prefeitura de Brusque inaugurou na manhã de terça-feira (29) o Sistema de Compartilhamento de Bicicletas – Bbike e Estações Fotovoltaicas, frutos do projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”.

A cerimônia foi realizada na Praça Sesquicentenário, com a participação da comitiva do Distrito de Karlsruhe, liderada pelo diretor financeiro Ragnar Watteroth, autoridades municipais, comunidade e imprensa.

“Teremos cinco estações espalhadas pelo município: uma na Praça Sesquicentenário, uma na Unifebe, outra no shopping River Mall, uma no Terminal Urbano e a última no Centro Empresarial. Inicialmente, se não for muito caro para o município, pretendemos manter gratuito para todos”, ressalta o responsável pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (Setram), Renato Bianchi.

Entrevista concedida ao Jornal da Diplomata.

Para a reitora do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Rosemari Glatz a inauguração foi um momento muito rico para toda a comunidade brusquense. “Nosso papel é, como isso, agregar para o desenvolvimento do nosso jovem e, por consequência, para a comunidade”, afirma.

Segundo o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi além da questão da mobilidade, o objetivo da administração municipal é cada vez mais trocar tecnologias e conhecimentos. A inauguração do sistema Bbike é uma maneira prática de a comunidade começar a enxergar melhor essa questão tão importante que são os diversos modais, que podemos utilizar para diminuir o impacto dos veículos”, completa.

De acordo com o diretor financeiro do Distrito de Karlsruhe, Ragnar Watteroth, é sempre uma grande alegria vir a Brusque. Em seu discurso, ele relembrou as etapas da parceria com o município e falou da importância de cuidar do meio ambiente.

O prefeito Jonas Paegle ressalta que este é um momento ímpar para o município, já que uma nova possibilidade de transporte é apresentada. “Como médico e como prefeito, posso dizer que andar de bicicleta dá uma nova visão para a vida. Ajuda para quem tem predisposição para uma série de problemas. Eu conclamo que todas as pessoas venham experimentar e se cadastrar no Bbike”, destaca.

Inaugurado sistema Bicicletas – Bbike e Estações Fotovoltaicas
Inaugurado sistema Bicicletas – Bbike e Estações Fotovoltaicas

Conheça o Sistema

O Bbike é um Projeto Piloto de compartilhamento de bicicletas públicas, inicialmente gratuito, constituído por 5 estações, localizadas, aqui na Praça Sesquicentenário, na UNIFEBE, no Terminal rodoviário, no Shopping Rivel Mall e Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque. O Sistema é composto por 30 bicicletas tradicionais e 11 bicicletas elétricas.

Os interessados deverão se cadastrar a partir do dia 1º de novembro no site www.bbikebrusque.com.br ou diretamente na Secretaria de Trânsito e Mobilidade, onde receberão seu cartão Bbike individual. O sistema terá início integralmente a partir do dia 10 de novembro.

Entenda a parceria

As mudanças climáticas são um desafio global, que demandam atividades em nível local e internacional. Por isso, a Engagement Global, entidade alemã, iniciou em 2011 o projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”, com objetivo de fortalecer parcerias municipais entre a Alemanha e o Sul Global, nas áreas da mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ou seja, na promoção de parcerias municipais para o clima.

Em 2015, Brusque foi convidado a participar, tendo o Distrito de Karlsruhe como parceiro. A partir daí, foram 18 meses de cooperação para a elaboração de um Plano de Ação bilateral, com ações de curto, médio e longo prazo, em atividades aplicadas a órgãos públicos, entidades de ensino, empresas privadas e comunidade em geral.

Deste modo, Brusque e o Distrito de Karlsruhe elencaram temas prioritários, que são: Energias renováveis e Eficiência energética; Proteção contra enchentes; Gestão de resíduos sólidos; Tratamento de esgotos sanitários; Mobilidade sustentável; e Educação ambiental sobre mudanças climáticas, com foco no Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Atualmente, a parceria possui três projetos em andamento, sendo cada um deles composto por diversas ações. São eles: Projeto LED/SMIGHT; Potencial Solar; e Mobilidade Sustentável. Todos estes projetos possuem a Unifebe, como entidade parceira.

O projeto de compartilhamento de bicicletas elétricas e tradicionais, com estações de compartilhamento alimentadas por energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, inaugurado na terça-feira, é resultado da junção de ações destes três projetos.

Texto: SECOM

Últimas postagens

Confira as aprovações da sessão ordinária desta terça-feira, 29 de setembro

Confira as aprovações da sessão ordinária desta terça-feira, 29 de setembro Três projetos de lei, entre outras proposições, passaram pela aprovação...

Prefeitura de Brusque emite comunicado que proíbe debates e encontros presenciais de cunho eleitoral/político/social

Através de nota encaminhada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social – SECOM, a Prefeitura de Brusque emitiu uma nota oficial que proíbe...

Covid-19: Prefeitura de Brusque edita novo Decreto nesta terça-feira (29)

A Prefeitura de Brusque editou no final da tarde desta terça-feira (29) o Decreto número 8.741, que dispõe sobre novas medidas de enfrentamento da...

Confira o boletim epidemiológico desta terça-feira, 29 de setembro

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 27 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira...

Grupo do Bay inaugura nesta quinta-feira, 1º, Centro de Performance e Saúde

O Grupo do Bay está completando seis anos e o projeto chegou a um novo patamar neste ano de 2020. De acordo com...
Publicidade
WhatsApp chat