19.6 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasCulturaHelga Kamp e Ernst Otto lançam “Venho de Além da Montanha Kaf”

Helga Kamp e Ernst Otto lançam “Venho de Além da Montanha Kaf”

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img
Helga Kamp e Ernst Otto lançam “Venho de Além da Montanha Kaf”
Helga Kamp e Ernst Otto lançam “Venho de Além da Montanha Kaf”, interpretação e tradução da autobiografia de Murat Yagan.

Ernst Otto e Helga Erbe Kamp lançam em Brusque o livro “Venho de Além da Montanha Kaf, autobiografia de Murat Yagan, do qual haviam recebido os direitos para a edição em português.

Abre-se ao leitor um mundo totalmente desconhecido, em termos de cultura e espiritualidade, segundo Helga, em entrevista com o Jornal da Diplomata.

Em 2003, a pedido de um grupo de estudos sobre sufismo, o casal havia traduzido da língua inglesa para o Português ao todo 8 obras do autor.  Neto de chefe tribal que, vindo, com 15.000 homens da Abcásia das Montanhas do Cáucaso, com suas tradições milenares, e filho de pai social e politicamente proeminente, nasceu na Turquia em ambiente muçulmano.

Viagens de estudo e encontros com grandes personalidades, um aprofundamento em várias religiões à procura de um Deus amoroso, não encontrado no Islã, fez com que, após uma vida conturbada, emigrasse com sua família para o Canadá, aos 41 anos de idade. Faleceu naquele país em 2013, aos 98 anos de idade.

Ernst Otto e Helga, hoje aos 94 e 87 anos de idade, deram-se conta de que não deveriam mais aguardar. Os leitores de língua portuguesa mereciam finalmente ter o acesso a essa história épica. O entusiasmo de centenas de leitores significa a maior gratificação.

Em Brusque, o livro é encontrado nas Livrarias Graf e Mosimann.

Lançamento: “Venho de Além da Montanha Kaf”, traduzido e interpretado por Helga e Otto Kamp
Lançamento: “Venho de Além da Montanha Kaf”, traduzido e interpretado por Helga e Otto Kamp.

“Não podíamos mais esperar, pois o conteúdo dos livros as pessoas têm que conhecer”, disse Micki, como é conhecida desde a infância. 

No livro de 310 páginas, se passa a narração da jornada da família Yagan – Murat desempenha um papel fundamental para manter tradições e o descobrimento de novas culturas. O enredo se cruza com momentos históricos da região de fronteira entre a Europa e Ásia.

A obra inicia com as origens dos povos na Montanha do Cáucaso – “Terra das Mil Línguas”, seguida pela emigração para a Turquia islâmica, devido à expansão do governo Russo – estima-se, que pelo menos 15 mil pessoas se deslocaram para nova região, sob o comando do chefe da tribo, o avô de Murat Yagan.

“A língua nativa do Murat era turca e não o inglês, então tivemos que usar do bom senso – foi um desafio grande e apaixonante”, destacou.

Os fluídos históricos e culturais, permeiam os capítulos, ricos em detalhes sobre as descobertas de vida Murat frente à herança das tradições abacasianas – a nobreza da família em meio à uma nova terra, interagindo com novos valores, conceitos e o processo de reconstrução numa das regiões de maior diversidade linguística e cultural do mundo.

“O conhecimento tradicional das montanhas, usou de certa forma o Islam; para ser conhecido pelo mundo – é uma faceta esotérica”, explica Helga.

Casal brusquense lança “Venho de Além da Montanha Kaf”
Casal brusquense lança “Venho de Além da Montanha Kaf”, após trabalho de interpretação e tradução da obra de Murat Yagan.

A obra circunda origens remotas do Império Otomano, a tradição por cavalos, esporte de esgrima, hipismo, exercícios rudimentares, a formação de soldados, guerras e combates, contos romanescos e espiritualidade, enraizadas desde às gerações ancestrais – uma jornada intrínseca pela cultura, que proporcionará ao leitor em um despertar para novas realidades.

A história de Murat cruza fronteiras religiosas, a busca pelo sagrado, os impulsos pela natureza e a relação com o corpo físico e mental.

“Cresceu num ambiente islâmico, mas nas montanhas era um povo pagão, pois na montanha se devolviam o corpo físico para que a alma que vivesse num corpo, que se sentisse bem e pudesse viver abundantemente”, acrescenta Helga.

Os livros estão expostos na Graf Livraria, no Centro de Brusque. O pré-lançamento feito pela internet já movimentou a venda do livro em várias partes do país.

Helga está em fase de produção de um segundo livro de memórias, para ser lançado em 2020.

Comentado por Edgar Ricardo von Buettner:

“Um casal brusquense de elevada espiritualidade nos facilita o acesso a uma obra sublime! Helga, a nossa querida Micki, que nos presenteou em 2012 com um fascinante livro de crônicas biográficas que são “Passagens e Paisagens da sua vida”, agora nos oferece, junto com o seu marido Ernst Kamp, o acesso a textos sublimes de espiritualidade”, diz.

Publicidade
WhatsApp chat