Câmara de Guabiruba esteve reunida na terça-feira

Resumo da sessão ordinária de 22 de outubro de 2019

Outras notícias da semana

Observatório Social de Brusque participa de concurso nacional sobre boas práticas

O Observatório Social de Brusque e região (OBS Brusque) está participando da 3ª Edição do Concurso de Boas Práticas do Sistema de...

Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação segue até às 17h nas UBS de Brusque

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Brusque, que possuem sala de vacina, seguem abertas neste sábado (17), das 8h às 17h,...

UNIFEBE abre inscrições para 2021 Seleção pelo Histórico Escolar será realizada pelo site da instituição

Começou na sexta-feira (16), no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), o período de inscrições para a Seleção pelo Histórico Escolar de...

Missas do Santuário Santa Paulina retornam neste final de semana

O Santuário Santa Paulina retorna com as missas presenciais, neste sábado, 24 de outubro. As celebrações com público acontecerão todas as sextas: às...

Na noite de terça-feira, 22 de outubro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas).

Na oportunidade foram aprovadas três moções de congratulações uma endereçada a Associação Empresarial de Brusque pela passagem dos 85 anos da entidade, uma destinada a Associação dos Orquidofilos e Plantas Ornamentais (ABAPO) e a última destinada a carateca guabirubense Júlia Maiara dos Santos pela medalha de bronze conquistada no campeonato brasileiro da modalidade. 

O principal tema debatido foi uma indicação apresentada que solicita que a administração municipal realize um repasse mensal para o Hospital de Azambuja, para que seja evitado a suspensão ou queda de qualidade nos serviços de atendimento à população guabirubense. Alguns vereadores não assinaram a indicação.

Mesa Diretora da Câmara na sessão de 22 outubro.

Haliton Kormann (MDB) apresentou imagens no sistema audiovisual da câmara mostrando uma placa improvisada pele comunidade na Rua Zeno Gums, o parlamentar solicitou a instalação de uma placa de logradouro na referida via.

Outro tema comentado foi a falta de água na localidade do Holstein, bairro São Pedro no último final de semana. 

Por fim, solicitou ajuda de empresas através de incentivo e patrocínios para equipe de basquete de cadeirantes.

O vereador líder de oposição Jaime Luiz Nuss (MDB) disse não entender porque a maioria dos vereadores de situação não assinaram e apoiaram a indicação destinada ao prefeito que solicita que o mesmo busque uma forma de repassar recursos mensais para o Hospital de Azambuja para manutenção do atendimento a comunidade.

Paulo Ricardo Gums (Progressistas) informou que a entrega da nova creche do bairro Imigrantes deve acontecer nos próximos dias. Também informou que o processo de licitação para cobertura da quadra da Escola Osvaldo Ludovico Fuckner está em processo finais. 

Também discorreu sobre vias que estão sendo pavimentadas em processo de parceria e outras com recursos do município. 

Sobre o Hospital de Azambuja o Waldemiro Dalbosco (Progressistas) disse não achar certo instaurar o pânico na população, afirmando que a qualidade do atendimento pode cair ou até mesmo o serviço de atendimento seja suspenso.

Plenário da Câmara Municipal de Guabiruba. O vereador Haliton Kormann no uso da palavra.

O parlamentar afirmou que todo serviço executado pela casa hospitalar é remunerado através SUS. E existem outros apoios financeiros através do Núcleo de Empresários de Guabiruba e até mesmo da comunidade através de contribuições e descontos na conta de energia e demais ações.

Para o vereador esse assunto tem que ser tratado internamente entre o poder executivo e administração do hospital. 

O vereador líder de governo Cristiano Kormann (Progressistas) comentou a repercussão principalmente na mídia e redes sociais sobre as ameaças de uma possível paralisação no atendimento de guabirubenses no Hospital de Azambuja. Segundo o parlamentar o município nunca deixou de conversar com os administradores do hospital, mas é necessário buscar formas legais para uma possível ajuda. No passado inclusive teve uma conversar entre as partes para que o Hospital de Azambuja pudesse assumir via remuneração os serviços de saúde da hoje Associação Hospital de Guabiruba, mas não se chegou a um acordo.

Outro tema discorrido por Kormann é que alguns vereadores utilizando prática puramente eleitoreira estão incitando a comunidade dizendo que as sobras financeiras da Câmara Municipal poderiam ser destinadas pelo presidente para o hospital, fato que segundo ele não é verídico já que por lei os valores têm que retornar para os cofres do poder executivo.  

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) afirmou que estão complicando um pedido através da indicação que é tão simples. O que a indicação solicita segundo ele é que o prefeito através de um trabalho de gestão consiga buscar meios para colaborar financeiramente com o Hospital de Azambuja para manutenção da qualidade do serviço e atendimento a comunidade guabirubense. 

ORDEM DO DIA

– Foi aprovada Moção de Congratulações nº 21/2019;

– Foi aprovada Moção de Congratulações nº 22/2019;

– Foi aprovada Moção de Congratulações nº 23/2019.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 05 de novembro de 2019, no horário regimental às 19 horas.

SourceRedação

Últimas postagens

Interligado – Sorteio de 22 de outubro.

Minissaia Jeans presente da Cosh Jeans, que está cheia de novidades pra toda a Família no Bairro Águas Claras, siga no instagram...

Previsão do tempo de 22 de outubro de 2020.

Previsão do tempo de 22 de outubro.

Conversando com Você de 22 de outubro de 2020.

Conversando com Você de 22 de outubro de 2020.

Diretora do SENAC fala sobre inscrições para o Vestibular, Pós-Graduação e volta de cursos presenciais

Gradativamente os cursos presenciais são retomados e o SENAC se prepara para receber novos alunos através do vestibular 2021 e também nos cursos de...

Obituário (22 de Outubro)

Central Funerária – Faleceu às 9h25 de quarta-feira (21), com 93 anos, Bertha Hoffmann, que residia no Centro II. Velório na Capela do Centro. Sepultamento às...
Publicidade
WhatsApp chat