Início Notícias Geral 39ª Festa da Apae de Brusque agita final de semana

39ª Festa da Apae de Brusque agita final de semana

Seja para comer um delicioso churrasco, cachorro-quente ou buffet, tentar a sorte na roda da fortuna, proporcionar às crianças momentos de diversão e brincadeiras, conhecer e comprar os produtos feitos pelo Clube de Mães, ou os itens desenvolvidos pelos usuários (como tapeçaria, papel reciclado, bijouterias, trabalho manual com linhas e tecidos, etc), dezenas de pessoas participaram da 39ª Festa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, na sexta-feira, 20 e no sábado, 21 de setembro, na sede da entidade. Mesmo com o clima de chuva, em especial na sexta-feira, o público prestigiou a festa, que em mais um ano garantiu a arrecadação de valores para a manutenção da estrutura e dos serviços prestados pela instituição. “O resultado da festa foi excelente. Tivemos uma participação muito grande dos voluntários, professores, alunos e funcionários, que se envolveram na organização do evento, além da presença maciça da comunidade, presente nos dois dias, em especial no sábado, o que contribuiu para os resultados positivos. Pelo que vimos os valores arrecadados foram acima do que esperávamos, já que esses últimos anos, foram mais difíceis economicamente. Então só temos a agradecer a todos que fizeram esta festa acontecer e ser tão especial”, avaliou o vice-presidente da Apae de Brusque, Renato Roda.

Os valores finais da arrecadação da 39ª Festa da entidade serão divulgados posteriormente.

O evento iniciou com o Culto Ecumênico, celebrado pelo pastor Jackson Beilfuss, da Igreja Evangélica Calvário; pastor João Carlos de Souza, da Igreja Luterana; e o padre Eder Celva, do Santuário de Azambuja.

Atrações

Na sexta-feira, o público pode conferir a apresentação da dupla Laís e Lucas, degustar o tradicional churrasco e cachorro quente, além da opção de prato quente, com três tipos de carnes e acompanhamentos, este último oferecido pelo Campi Restaurante.

Outra novidade deste ano, em ambos os dias, foi a opção da alimentação preparada especialmente para pessoas com disfagia, que têm dificuldade de engolir alimentos, o que foi um diferencial para muitas pessoas na festa.

Já no sábado, 21, o evento iniciou às 18h, com o Culto Ecumênico, celebrado pelo pastor Jackson Beilfuss, da Igreja Evangélica Calvário; pastor João Carlos de Souza, da Igreja Luterana; e o padre Eder Celva, do Santuário de Azambuja. O culto celebrou os 64 anos de fundação da Apae de Brusque, e foi uma forma de agradecimento pelas conquistas ao longo dessa trajetória, pela resolução das dificuldades superadas, e em prol de bênçãos a todos que fazem parte da instituição.

Após o encerramento do culto foram iniciados os festejos, que teve como atração musical a cantora Jordana Brogni, além do churrasco, cachorro quente e demais atrações.

Em ambos os dias de festa também houve um espaço diferenciado para a recreação, com diversas atrações para as crianças, o que garantiu a alegria dos pequenos.

Voluntariado

A 39ª Festa da Apae contou com o carinho e dedicação de muitas pessoas que se doaram para fazer mais uma edição acontecer: os voluntários, que envolvidos nas mais variadas atividades transformaram o evento em um grande sucesso. Entre eles, o marceneiro Adilson Michel, que há 19 anos participa das edições no preparo do delicioso churrasco – uma atração à parte do evento. O envolvimento dele como voluntário começou após o falecimento de seu pai, em 2000, que também era voluntário no preparo do churrasco, tanto na festa de Maio, da Igreja Luterana, como na da Associação. “Eu e meu irmão recebemos o convite e desde então não paramos mais de participar e convidamos mais voluntários para se envolver. Hoje temos 15 pessoas na equipe que preparam os 1 mil churrascos, servidos nos dois dias da festa”, comenta. Para ele, além do limão, cebola, e sal, o principal ingrediente para o sucesso do prato, é a dedicação. “Temos muito carinho por essa festa, pois sabemos o quanto a entidade, que ajuda tantas pessoas, precisa. E fazemos isso de coração. Espero poder continuar por muito tempo nesse trabalho, que é muito especial”, declara.

Roda da Fortuna da Festa da Apae com voluntários e colaboradores.

Outro voluntário, que há dez anos anima uma das rodas da fortuna, é o autônomo Cláudio Fantini. O convite veio de um amigo que também trabalhava na festa e não pode comparecer em uma edição. Desde então, ele e a esposa marcam presença no evento, e formaram uma equipe de 12 voluntários para fazer a animação e garantir os bons resultados da roda. “Não tem coisa melhor do que nos doarmos a uma causa e todos da equipe têm presença garantida. O segredo para cativar as pessoas é a alegria, pois sem isso não temos um bom envolvimento e resultado. Distribuímos paçocas também, como forma de engajar o público, e é sempre sucesso, já que o povo é quem faz a diferença na festa. Ser voluntário da Apae é algo que fazemos com o coração, com muito amor”, comenta emocionado.

Há 32 anos a aposentada Lucimar da Silva Mafra dedica seu tempo para a Apae de Brusque. O envolvimento com a entidade começou quando um dos filhos, aos 7 anos, estava com dificuldade de aprendizado e precisou de aulas de reforço da instituição. A convite da saudosa dona Ruth Moritz, Lucimar passou a dedicar seu tempo em prol da entidade, na confecção de produtos no Clube de Mães, onde há anos é presidente. “A Apae é a minha segunda casa, por onde tenho um amor e um carinho muito grande. Hoje temos 30 voluntárias, nas equipes de bordado e costura, e é maravilhoso participarmos a cada edição da festa. Este evento é uma grande confraternização entre os pais, alunos e a sociedade brusquense, que realmente prestigia e valoriza a instituição. A cada ano evoluímos mais e espero poder me dedicar e contribuir para essa causa até quando Deus permitir”, comenta.

Alegria em prestigiar

A alegria em estar presente na festa também contagiou o público presente. A dona de casa Maria Petermann Wilamosky esteve com o marido, Eneri Wilamosky, e com o filho Elton, na noite de sábado. Elton, que é especial, desde pequeno frequenta a instituição, e a família em mais um ano marcou presença na festa. “A Apae realiza um trabalho essencial, pois nós, pais, sozinhos não teríamos condições de fazer tudo que a entidade faz. Aqui eles realizam muitas atividades, que contribuem para o desenvolvimento dos alunos de forma integral, o que é muito bom. E estar na festa é maravilhoso”, comenta a mãe.

O casal Cléber Mossini e Roseli Mossini também marcou presença na festa, na noite de sábado, junto com os filhos, Lucas, 6 anos, e Sara, 8. Esta foi a primeira vez em que eles prestigiaram a Festa da Apae e aproveitaram as diversas atrações do evento. “Além das opções de comida, que são deliciosas, poder ajudar a entidade é muito bom, já que a instituição depende da sociedade para se manter. Que a comunidade continue prestigiando o evento para que a associação possa prestar cada vez mais e melhor seus serviços a quem precisa”, declarou Cléber.

Rifa

Mesmo com o encerramento da Festa, o público também poderá adquirir bilhetes e blocos da Rifa da 39ª edição do evento. Este ano o primeiro prêmio da rifa será um Renault KWID Zen, 0km com itens de série. O segundo prêmio será uma CG 160 start + jaqueta e calça protetora. O terceiro prêmio será um kit composto por depurador de ambiente, forno elétrico e um fogão cooktop a gás (4 bocas). O quarto e o quinto prêmios serão uma TV LED 32 polegadas.

O sorteio da rifa acontece pela combinação do resultado da Loteria Federal do dia 9 de novembro, conforme os anos anteriores. Interessados em adquirir os blocos da rifa devem entrar em contato direto com a Apae de Brusque através do telefone: (47) 3351-2482.

Saiba mais

Fundada em 14 de setembro de 1955, a APAE de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz. Em 2019 a entidade completa 64 anos, e Pierre é um dos seus alunos. Com ele, cerca de 300 alunos recebem atendimento diário.

Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação: Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e Centro de Convivência Ruth de Sá.

Texto e imagens: Assessoria APAE.

Must Read

Clube de Mães da Apae de Brusque realiza Café de Natal no dia 5 de novembro

O Clube de Mães da Apae de Brusque convida toda a comunidade para participar do encerramento do Café com Bingo deste ano....

Pipeline é a grande campeã do Municipal de Futsal Amador de Brusque 2019 Em um jogo quente, pegado e...

Prefeitura realiza leilão de bens móveis inservíveis

A Prefeitura realiza, no próximo dia 30 de outubro, uma quarta-feira, um leilão público de bens móveis inservíveis. Entre os lotes disponíveis para alienação...

Polícia Civil divulga imagens de furto em residência no Guarani

A Polícia Civil divulgou imagens de um furto em residência no bairro Guarani. O crime ocorreu no dia 11 de outubro deste ano, no...

Horta Comunitária e terapêutica da UBS Imigrante colhe seus primeiros frutos

No ano passado, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Imigrante passou por uma reforma. Com a melhoria, um espaço ficou vago...
WhatsApp chat