39ª Festa da Apae de Brusque agita final de semana

Grande público prestigiou evento, realizado na sexta-feira, 20, e no sábado, 21 de setembro

Outras notícias da semana

Confira o Boletim Epidemiológico da dengue desta terça-feira (29)

O Programa de Combate a Endemias da Prefeitura de Brusque contabiliza 1103 focos do mosquito Aedes Aegypti na cidade. São 32 a mais que...

Presidente do Sintrafite fala sobre Convenção Coletiva da categoria

O Jornal da Diplomata recebeu na manhã desta segunda-feira, 28, o sindicalista Aníbal Boetger, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Industria da Fiação, Tecelagem...

Hospital Azambuja fala sobre experiência com enfermeiras do Ceará no combate à Covid-19

O Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja recebeu no início do mês de agosto uma equipe de 12 enfermeiras de...

Brusque FC fecha parceria e inicia projeto no e-Sports

Na tarde da última quinta-feira (25), o Brusque FC anunciou a primeira parceria no mundo dos jogos eletrônicos,...

Seja para comer um delicioso churrasco, cachorro-quente ou buffet, tentar a sorte na roda da fortuna, proporcionar às crianças momentos de diversão e brincadeiras, conhecer e comprar os produtos feitos pelo Clube de Mães, ou os itens desenvolvidos pelos usuários (como tapeçaria, papel reciclado, bijouterias, trabalho manual com linhas e tecidos, etc), dezenas de pessoas participaram da 39ª Festa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, na sexta-feira, 20 e no sábado, 21 de setembro, na sede da entidade. Mesmo com o clima de chuva, em especial na sexta-feira, o público prestigiou a festa, que em mais um ano garantiu a arrecadação de valores para a manutenção da estrutura e dos serviços prestados pela instituição. “O resultado da festa foi excelente. Tivemos uma participação muito grande dos voluntários, professores, alunos e funcionários, que se envolveram na organização do evento, além da presença maciça da comunidade, presente nos dois dias, em especial no sábado, o que contribuiu para os resultados positivos. Pelo que vimos os valores arrecadados foram acima do que esperávamos, já que esses últimos anos, foram mais difíceis economicamente. Então só temos a agradecer a todos que fizeram esta festa acontecer e ser tão especial”, avaliou o vice-presidente da Apae de Brusque, Renato Roda.

Os valores finais da arrecadação da 39ª Festa da entidade serão divulgados posteriormente.

O evento iniciou com o Culto Ecumênico, celebrado pelo pastor Jackson Beilfuss, da Igreja Evangélica Calvário; pastor João Carlos de Souza, da Igreja Luterana; e o padre Eder Celva, do Santuário de Azambuja.

Atrações

Na sexta-feira, o público pode conferir a apresentação da dupla Laís e Lucas, degustar o tradicional churrasco e cachorro quente, além da opção de prato quente, com três tipos de carnes e acompanhamentos, este último oferecido pelo Campi Restaurante.

Outra novidade deste ano, em ambos os dias, foi a opção da alimentação preparada especialmente para pessoas com disfagia, que têm dificuldade de engolir alimentos, o que foi um diferencial para muitas pessoas na festa.

Já no sábado, 21, o evento iniciou às 18h, com o Culto Ecumênico, celebrado pelo pastor Jackson Beilfuss, da Igreja Evangélica Calvário; pastor João Carlos de Souza, da Igreja Luterana; e o padre Eder Celva, do Santuário de Azambuja. O culto celebrou os 64 anos de fundação da Apae de Brusque, e foi uma forma de agradecimento pelas conquistas ao longo dessa trajetória, pela resolução das dificuldades superadas, e em prol de bênçãos a todos que fazem parte da instituição.

Após o encerramento do culto foram iniciados os festejos, que teve como atração musical a cantora Jordana Brogni, além do churrasco, cachorro quente e demais atrações.

Em ambos os dias de festa também houve um espaço diferenciado para a recreação, com diversas atrações para as crianças, o que garantiu a alegria dos pequenos.

Voluntariado

A 39ª Festa da Apae contou com o carinho e dedicação de muitas pessoas que se doaram para fazer mais uma edição acontecer: os voluntários, que envolvidos nas mais variadas atividades transformaram o evento em um grande sucesso. Entre eles, o marceneiro Adilson Michel, que há 19 anos participa das edições no preparo do delicioso churrasco – uma atração à parte do evento. O envolvimento dele como voluntário começou após o falecimento de seu pai, em 2000, que também era voluntário no preparo do churrasco, tanto na festa de Maio, da Igreja Luterana, como na da Associação. “Eu e meu irmão recebemos o convite e desde então não paramos mais de participar e convidamos mais voluntários para se envolver. Hoje temos 15 pessoas na equipe que preparam os 1 mil churrascos, servidos nos dois dias da festa”, comenta. Para ele, além do limão, cebola, e sal, o principal ingrediente para o sucesso do prato, é a dedicação. “Temos muito carinho por essa festa, pois sabemos o quanto a entidade, que ajuda tantas pessoas, precisa. E fazemos isso de coração. Espero poder continuar por muito tempo nesse trabalho, que é muito especial”, declara.

Roda da Fortuna da Festa da Apae com voluntários e colaboradores.

Outro voluntário, que há dez anos anima uma das rodas da fortuna, é o autônomo Cláudio Fantini. O convite veio de um amigo que também trabalhava na festa e não pode comparecer em uma edição. Desde então, ele e a esposa marcam presença no evento, e formaram uma equipe de 12 voluntários para fazer a animação e garantir os bons resultados da roda. “Não tem coisa melhor do que nos doarmos a uma causa e todos da equipe têm presença garantida. O segredo para cativar as pessoas é a alegria, pois sem isso não temos um bom envolvimento e resultado. Distribuímos paçocas também, como forma de engajar o público, e é sempre sucesso, já que o povo é quem faz a diferença na festa. Ser voluntário da Apae é algo que fazemos com o coração, com muito amor”, comenta emocionado.

Há 32 anos a aposentada Lucimar da Silva Mafra dedica seu tempo para a Apae de Brusque. O envolvimento com a entidade começou quando um dos filhos, aos 7 anos, estava com dificuldade de aprendizado e precisou de aulas de reforço da instituição. A convite da saudosa dona Ruth Moritz, Lucimar passou a dedicar seu tempo em prol da entidade, na confecção de produtos no Clube de Mães, onde há anos é presidente. “A Apae é a minha segunda casa, por onde tenho um amor e um carinho muito grande. Hoje temos 30 voluntárias, nas equipes de bordado e costura, e é maravilhoso participarmos a cada edição da festa. Este evento é uma grande confraternização entre os pais, alunos e a sociedade brusquense, que realmente prestigia e valoriza a instituição. A cada ano evoluímos mais e espero poder me dedicar e contribuir para essa causa até quando Deus permitir”, comenta.

Alegria em prestigiar

A alegria em estar presente na festa também contagiou o público presente. A dona de casa Maria Petermann Wilamosky esteve com o marido, Eneri Wilamosky, e com o filho Elton, na noite de sábado. Elton, que é especial, desde pequeno frequenta a instituição, e a família em mais um ano marcou presença na festa. “A Apae realiza um trabalho essencial, pois nós, pais, sozinhos não teríamos condições de fazer tudo que a entidade faz. Aqui eles realizam muitas atividades, que contribuem para o desenvolvimento dos alunos de forma integral, o que é muito bom. E estar na festa é maravilhoso”, comenta a mãe.

O casal Cléber Mossini e Roseli Mossini também marcou presença na festa, na noite de sábado, junto com os filhos, Lucas, 6 anos, e Sara, 8. Esta foi a primeira vez em que eles prestigiaram a Festa da Apae e aproveitaram as diversas atrações do evento. “Além das opções de comida, que são deliciosas, poder ajudar a entidade é muito bom, já que a instituição depende da sociedade para se manter. Que a comunidade continue prestigiando o evento para que a associação possa prestar cada vez mais e melhor seus serviços a quem precisa”, declarou Cléber.

Rifa

Mesmo com o encerramento da Festa, o público também poderá adquirir bilhetes e blocos da Rifa da 39ª edição do evento. Este ano o primeiro prêmio da rifa será um Renault KWID Zen, 0km com itens de série. O segundo prêmio será uma CG 160 start + jaqueta e calça protetora. O terceiro prêmio será um kit composto por depurador de ambiente, forno elétrico e um fogão cooktop a gás (4 bocas). O quarto e o quinto prêmios serão uma TV LED 32 polegadas.

O sorteio da rifa acontece pela combinação do resultado da Loteria Federal do dia 9 de novembro, conforme os anos anteriores. Interessados em adquirir os blocos da rifa devem entrar em contato direto com a Apae de Brusque através do telefone: (47) 3351-2482.

Saiba mais

Fundada em 14 de setembro de 1955, a APAE de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz. Em 2019 a entidade completa 64 anos, e Pierre é um dos seus alunos. Com ele, cerca de 300 alunos recebem atendimento diário.

Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação: Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e Centro de Convivência Ruth de Sá.

Texto e imagens: Assessoria APAE.

SourceRedação

Últimas postagens

Prefeitura de Brusque emite comunicado que proíbe debates e encontros de cunho eleitoral/político/social

Através de nota encaminhada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social – SECOM, a Prefeitura de Brusque emitiu uma nota oficial que proíbe...

Covid-19: Prefeitura de Brusque edita novo Decreto nesta terça-feira (29)

A Prefeitura de Brusque editou no final da tarde desta terça-feira (29) o Decreto número 8.741, que dispõe sobre novas medidas de enfrentamento da...

Confira o boletim epidemiológico desta terça-feira, 29 de setembro

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 27 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira...

Grupo do Bay inaugura nesta quinta-feira, 1º, Centro de Performance e Saúde

O Grupo do Bay está completando seis anos e o projeto chegou a um novo patamar neste ano de 2020. De acordo com...

Antecipação do INSS poderá ser pedida sem limitação de distância

Até 31 de outubro, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão pedir a antecipação do auxílio-doença em todas as localidades do...
Publicidade
WhatsApp chat