Lar Menino Deus conquista Certificação de Padrão em Gestão de Transparência e anuncia projetos de melhorias e expansão

Anúncios foram feitos na manhã desta terça-feira, em coletiva de imprensa na sede da entidade

Outras notícias da semana

Polícia prende suspeito de tráfico na Rua Azambuja

Nesta quinta-feira, 28, por volta das 0h20, uma guarnição da Polícia Militar em rondas na Rua Azambuja, visualizou um homem nas proximidades...

Receita paga nesta sexta-feira as restituições do 1º lote do IRPF 2020

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) as restituições do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2020. Estão sendo depositados...

Reitora da Unifebe fala sobre Plano de Retomada Gradual às aulas presenciais

Planejamento prevê medidas a serem adotadas quando houver relaxamento da quarentena no estado. O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) criou...

Celebração na igreja Matriz faz referência à reabertura de missas nas Comunidades

Um rito extraordinário e simbólico foi realizado na noite deste domingo, 24 de maio, na igreja Matriz São Luís Gonzaga. Os Círios...

O Lar Menino Deus apresentou à imprensa na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, uma série de novidades da entidade. São projetos para expansão e revitalização na sede da unidade, lançamento da campanha em parceria com o Samae, lançamento Rifa da ‘Nuit do Noel’ e anúncio da renovação do Termo de Colaboração com a Prefeitura de Brusque, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

As informações foram repassadas em coletiva de imprensa realizada na sede do Lar, com a presença de profissionais dos veículos de comunicação, representantes da entidade filantrópica e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Anúncios foram feitos na manhã desta terça-feira, em coletiva de imprensa na sede da entidade. (Foto: Diplomata FM)

Certificação estadual e nacional

De acordo com Evaldo Freygang Junior, responsável pela assessoria, consultoria e capacitação das equipes do  Lar Menino Deus, receber a certificação do Selo Doar é motivo de muita alegria para todos que atuam na entidade. “Esse Selo é um Selo de transparência, são considerados todos os documentos, a forma como se atua, as publicações, e a transparência com que a entidade faz a gestão e utilização dos recursos para os moradores acolhidos”, explica.

Dos 44 critérios estabelecidos para que a entidade pudesse ter o Selo Doar, foram atingidos 40 deles. Motivo de muito orgulho não só para o Lar, como para a comunidade de Brusque. “Isso é um ganho da sociedade, mostrando que aqui é possível ser feito algo no sentido da assistência social, com a participação da comunidade, e fazer isso com transparência e clareza para que a sociedade entenda que aqui os recursos são aplicados na qualidade de vida e excelência dos moradores acolhidos”, acrescenta Evaldo. 

É a primeira vez que o Lar recebe uma certificação de tamanha relevância a nível de Santa Catarina e de Brasil. Para a diretora do Lar Menino Deus, Helena Dias, o Selo vem para coroar o trabalho da entidade e a transparência de todos os anos de atenção e cuidado aos moradores da casa. “Ele veio trazendo essa alegria para a instituição, atendemos praticamente todos os critérios, faltou muito pouco, e mostra a transparência do nosso trabalho, mostra que todas as pessoas podem doar, pois o recurso que for doado à instituição será aplicado 100%”, salienta.

Selo Doar

O Selo Padrão em Gestão e Transparência (PGT), foi criado em 2013 e ficou popularmente conhecido como Selo Doar.Foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados em organismos nacionais e internacionais, como critérios para classificação da ISO 9.000, tendo como foco nas organizações sem fins lucrativos. O Selo Doar é um atestado independente, concedido pelo Instituto Doar às organizações que comprovam sua adequação em pelo menos 36 dos 44 critérios. Como exemplo de critériosestão casos em que a organização possua código interno de conduta, participação em fóruns sobre a causa, possuir plano estratégico para o ano corrente, balanço publicado em jornal, entre outros pontos que são levados em consideração. No Brasil, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (GRAAC) são exemplos de entidades que possuem esse Selo.

Projeto de Revitalização da lagoa e horta inclusiva

O Lar Menino Deus foi fundado em 1996, conta atualmente com onze moradores, 23 funcionários e vive, atualmente, um dos seus grandes desafios. Nesta terça-feira a entidade lançou seu projeto de expansão e o projeto de revitalização da lagoa e horta inclusiva. Trata-se de uma grande melhoria que irá oferecer mais espaço aos moradores acolhidos. O projeto de expansão da parte administrativa deve ser orçado em torno de R$ 350 mil e o projeto da expansão da lagoa e horta em torno de R$ 170 mil, pois envolve terraplanagem, nascentes e demais cuidados na estrutura, que será adaptada para os moradores do Lar, principais beneficiados. A execução do projeto está prevista para ocorrer em cinco etapas. Caso os recursos sejam captados de uma forma mais rápida, a execução deve ocorrer com mais brevidade.

Campanha Samae

Para tornar isso possível, o Lar conta com o apoio solidário da comunidade, como tem recebido ano a ano. Entre as parcerias que possibilitarão a concretização do projeto está a campanha com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), via doações através das faturas de contas de água emitidas pelo Samae. Para doar, basta ligar para o Lar Menino Deus e solicitar a inclusão do valor desejado para doação. “Ligando para o Lar, a gente inclui o valor que o contribuinte desejar, desta forma será descontando da conta e o Samae nos faz o repasse. Se a pessoa não quiser doar mais, basta nos ligar de volta que cancelamos automaticamente, é muito tranquilo”, detalha Evaldo. O lançamento da parceria pelos próximos três meses será identificado nas contas do Samae, com um folder, que irá ilustrar a campanha para o início de trabalho do projeto de expansão  e o projeto de revitalização da lagoa e horta”, comenta Evaldo.

Sorteio Nuit de Noel

Há muitos anos o Lar Menino Deus é uma das entidades beneficiadas com parte do valor arrecadado no Sorteio de final de ano da Nuit do Noel, realizado tradicionalmente em dezembro por Márcio Schaefer. A sociedade se mobiliza para que na noite do evento ocorra um sorteio entre as pessoas que contribuíram. Este é um importante recurso para a entidade, para que o Lar possa finalizar o ano com mais fôlego perante as despesas de investimento e pagamento do 13° dos funcionários. Ao longo do ano são três os principais eventos de arrecadação de recursos em prol da entidade: O troco Solidário, no início do ano, a festa de fundação do Lar e a Rifa da Nuit do Noel.

“Além do 13° e tudo mais, temos o período de férias de final de ano, é um evento que nos garante o 13° dos funcionários e, neste ano, a gente precisa trabalhar muito na divulgação do evento. Estamos lançando agora e vamos batalhar muito em torno do sorteio. Precisamos muito da colaboração e participação da sociedade de Brusque mais uma vez, pois a gente sabe que todos colaboram. Nosso eventos, Rifas e tudo que fazemos é muito bem aceito na comunidade e pedimos que nos prestigiem na Nuit do Noel”, frisa Helena.

Anúncios foram feitos na manhã desta terça-feira, em coletiva de imprensa na sede da entidade. (Foto: Diplomata FM)

Convênio municipal renovado

Outra novidade anunciada durante a coletiva de imprensa é sobre a renovação  de convênio com a Prefeitura Municipal de Brusque, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Conforme o Secretário Deivis da Silva, presente no ato, as visitas da pasta ao Lar são constantes. Deivis destaca que a ocasião da coletiva foi também importante para anunciar que a prefeitura está nos detalhes finais da renovação do Termo de Colaboração do novo convênio com o Lar Menino Deus.

“Estamos nos detalhes finais do plano de trabalho que o Lar está elaborando e finalizando, justificando os valores do Termo de Convênio, as negativas que são normais em qualquer tipo de Termo, para que, ainda nesta semana, anunciarmos a assinatura deste novo termo, mas, adianto que está em uma negociação bem saudável e tranquila, como fazemos com todas as entidades”, destaca. O Termo terá validade estendida para 2019/2020, com ocorreu recentemente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque.

Evaldo Freygang Junior, Helena Dias e Deivis da Silva. (Foto: Diplomata FM)

Últimas postagens

Sobe para 139 número de casos de Covid-19 em Brusque

Nesta sexta-feira (29) o município conta com um paciente internados em enfermaria O município de Brusque contabiliza até o...

Endorfina – Resultado de 29 de maio de 2020

Pizza grande sabores tradicionais + 01 pizza broto doce da Ramalhone Pizzaria, 100% Delivery. Ramalhone mais que uma pizza,...

Circuito de Corridas Ampe Brusque 30 anos’ será realizado em 2021

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) e a Comissão Organizadora do ‘Circuito de Corridas AmpeBr 30 anos’ informam...

Interligado – Resultado de 29 de maio de 2020

Vaso com Bambú da sorte da Barni Garden Center. Que tal deixar sua casa mais linda e aconchegante com plantas e...

Conversando com Você de 29 de maio de 2020

Conversando com Você de 29 de maio de 2020. Ouça! Conversando com Você de 29 de maio de...
Publicidade
WhatsApp chat