29.8 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralAbastecimento de água e novo acesso a Brusque são discutidos em reunião...

Abastecimento de água e novo acesso a Brusque são discutidos em reunião da ACIBr em Guabiruba

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) reuniu sua diretoria no final da tarde de segunda-feira, 2 de setembro, para reunião itinerante no município de Guabiruba. O encontro foi realizado no salão nobre da prefeitura, e contou com a presença do prefeito e vice-prefeito do município, Matias Kohler e Valmir Zirke, respectivamente, além de empresários do município e do coordenador e do vice-coordenador do Núcleo Empresarial de Guabiruba, Maico Tomasi e Julio Cesar Carvalho.

Dois assuntos receberam maior atenção dos participantes: os problemas de abastecimento de água no município e as tratativas sobre a abertura de um novo acesso entre Brusque e Guabiruba.

Reunião Itinerante
O encontro itinerante da diretoria da entidade foi realizado no salão nobre da prefeitura. (Foto: Divulgação / Assessoria ACIBr)

Na oportunidade, a engenheira química Roberta Orlandi, da empresa Atlantis Saneamento, que realiza os serviços de captação de tratamento de água, em caráter emergencial no município, falou sobre os problemas enfrentados e respondeu diversos questionamentos da diretoria relacionados às reclamações da população quanto à falta de água, como também do fornecimento da mesma com alto nível de turbidez. Ela também convidou os diretores e empresários do Núcleo de Guabiruba a realizarem uma visita à Estação de Tratamento de Água, a fim de conhecerem as instalações e os trabalhos realizados.

Reunião itinerante
O encontro itinerante da diretoria da entidade foi realizado no salão nobre da prefeitura. (Foto: Divulgação / Assessoria ACIBr)

De acordo com o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, todos os problemas que envolvem o abastecimento de água no município são decorrentes da falta de investimentos da empresa responsável pelo serviço nos últimos 43 anos. Diante dos inúmeros problemas, a administração municipal assumiu a responsabilidade pelo serviço e através de estudos técnicos foi apontada que a única alternativa, até pela inviabilidade financeira do município para fazer a assunção do trabalho, seria uma nova concessão, ou seja, a necessidade de contratação de uma empresa a fim de não só administrar e investir em melhorias no abastecimento de água, como também inserir o tratamento de esgoto na cidade.

O encontro itinerante da diretoria da entidade foi realizado no salão nobre da prefeitura. (Foto: Divulgação / Assessoria ACIBr)

“Todo o processo licitatório foi efetuado e quando o finalizamos houve uma interferência externa pedindo vistas junto ao Tribunal de Contas do Estado. Esta situação está assim desde o mês de março, aguardando posicionamento do TCE. Entendemos que não é uma questão de pressa, mas realmente de aflição que nos atinge, porque o sistema é precário, está cada dia pior no conceito de atendimento à população e por isso as reclamações são constantes, principalmente quanto à qualidade da água em algumas localidades. São problemas causados pela tubulação antiga, pela baixa produção de água, para um consumo muito elevado. Elaboramos nosso edital baseado no que mais de 10 municípios fizeram em Santa Catarina, com os mesmos modelos e que acabaram sendo aceitos, mas o nosso não. Não duvido que o nosso também esteja correto, mas precisamos que o Tribunal se manifeste nessa linha para que possamos assinar o contrato e aí sim a empresa Atlantis, que foi a que venceu o certame, possa iniciar os investimentos estimados”, enfatizou o prefeito.

Na oportunidade, o presidente da ACIBr, Alisson Habitzreuter, manifestou o apoio da entidade no sentido de cobrar do TCE uma decisão célere. “Entendemos que as melhorias só serão realizadas quando houver uma decisão do Tribunal de Contas, para que a vencedora do processo de privatização possa implementar todas as solicitações feitas no edital. Guabiruba já perdeu quase um ano nessa espera. É por isso que a ACIBr vai oficiar o presidente do Tribunal de Contas do Estado, pedindo maior agilidade nesta questão, para que haja uma solução. Nosso Núcleo Empresarial de Guabiruba já se dispôs a acompanhar a prestação de serviços e conhecer de perto a estação de tratamento, sua manutenção e tratamento de água realizados”, ressaltou.

Novo acesso a Brusque

O segundo assunto de maior debate da reunião foi com relação a um novo acesso entre os municípios de Guabiruba e Brusque. O tema foi uma cobrança da própria ACIBr há pouco mais de um ano, e que está sendo analisado pela Prefeitura de Guabiruba, segundo o prefeito Matias Kohler. A demanda é classificada tanto pela entidade quanto pela própria administração municipal como algo urgente, que precisa dos estudos técnicos necessários, como também dos estudos de viabilidade financeira para ambos os municípios.

Além da alternativa já mencionada por muitos anos da abertura de um novo acesso pelas ruas São Pedro, Axcel Krieger, Beco Medeiros e Guilherme Wegner, para chegar à rodovia Ivo Silveira, uma segunda possibilidade foi ventilada. “Dentro do projeto que Brusque já tem de extensão da avenida Beira Rio até as proximidades da associação recreativa dos Supermercados Archer, com a construção de uma ponte que atravessaria pela Varginha, por este caminho seria feita a ligação com a rua Evaldo Fischer em Guabiruba. Este é um traçado que há alguns dias percorremos pelo mato, e percebemos a possibilidade e facilidade relativa para abertura dessa estrada, mas carecemos de estudos técnicos. Precisamos efetivamente ter os dados técnicos necessários, para saber da viabilidade, além dos custos e necessidade de investimentos”, frisou o prefeito.

Segundo o presidente da ACIBr, é iminente a discussão de um novo acesso diante do trânsito cada vez mais problemático entre as duas cidades, o que tende a agravar cada vez mais. “A Associação Empresarial não quer tratar disso na base do achismo. Queremos que isso seja analisado tecnicamente e nos dada a melhor solução para ambas as cidades. Vamos solicitar uma reunião com representantes de ambas as prefeituras, junto com o departamento técnico, a fim de que possamos trabalhar essa demanda”, garantiu.

Publicidade
WhatsApp chat