Início Notícias Saúde Secretaria de Saúde intensifica de combate às hepatites

Secretaria de Saúde intensifica de combate às hepatites

Entre os dias 15 e 31 de julho, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão intensificar a realização de testes rápidos para detectar as doenças.

Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais. Esta é a campanha que a Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está promovendo entre os dias 15 e 31 de julho.

Toda população poderá se dirigir a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e realizar o teste rápido, que também detecta o HIV e a Sífilis. 28 de julho é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial de combate as Hepatites Virais.

As Hepatites Virais variam, na sua grande maioria, entre os subtipos A, B e C, sendo que a B e a C podem se transformar em doenças crônicas como cirrose e câncer de fígado.

A campanha, que começa nesta segunda-feira (15), têm por objetivo chamar atenção de toda a sociedade, em especial das pessoas acima de 40 anos, já que o diagnóstico da doença não era tão comum até o início da década de 90.

Muitos contraíram a doença por transfusão de sangue, via sexual ou uso de agulhas compartilhadas e, ainda, não sabem que são portadores. Hoje, a Hepatite C já possui tratamento medicamentoso pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e se detectada a tempo, poderá ter cura.

A médica hepatologista, Josiane Fischer, reforça a importância do teste rápido: “é muito importante o diagnóstico precoce da doença, no caso do subtipo C, o tratamento que é fornecido gratuitamente pode curar a doença e o paciente pode ter uma vida normal”, comenta.

Must Read

Júnior Pirambu e Edilson vão jogar a Série B do Brasileirão

O Brusque FC acertou nesta terça-feira (20) a liberação, em comum acordo, do lateral-direito Edilson e do atacante Junior Pirambu. Os...

Manhã Mais – sorteio de 21 agosto.

1 Café Colonial da Panificadora Sodepan, Rod. Antônio Heil km 22 em Brusque + copo Diplomata

Conversando com Você de 21 de agosto de 2019

Conversando com Você de 21 de agosto de 2019. Ouça! Conversando com Você de 21 de agosto de...

Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA

O governo federal anunciou hoje (20), em evento no Palácio do Planalto, o lançamento de uma nova linha de financiamento habitacional na Caixa Econômica...

PM flagra suspeito de tráfico no bairro Bateas

A Polícia Militar flagrou mais um caso de tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada por volta das 20h, na rodovia...
WhatsApp chat