Início Notícias Esportes Brusquenses marcam presença no Race Across América nos EUA

Brusquenses marcam presença no Race Across América nos EUA

Um trio brasileiro – com a participação de dois brusquenses – marca presença no Race Across América 2019. A prova voltada para ultraciclistas tem 36 anos de tradição sendo considerada uma das corridas mais desafiadoras do mundo. Estão em solo americano, os atletas Bernando Kochen, de Curitiba e o brusquense Cleyton Anderson, com o apoio/staff de Odirlei Dell’Agnolo, conhecido como “Bah” – também de Brusque.

Brusquenses marcam presença no Racin Cross América nos EUA
Brusquenses marcam presença no Racin Cross América nos EUA (Foto/Divulgação)

A competição, que leva o codinome de RAAM, tem desafios para levar ao limite dos todos os participantes, cruzando desertos, cadeias de montanhas e inúmeros desafios climáticos por cerca de 5 mil quilômetros, que atravessam 12 estados. A partida acontece no sábado em Oceanside, Califórnia e termina em Annapolis, Maryland – a rota será no sentido oeste ao leste americano.  

Das montanhas do Sierra, Rocky e Appalachian, cruzando quatro dos maiores rios da América (Colorado, Mississippi, Missouri e Ohio), passando por marcos americanos como: Desertos de Mojave e Sonora, Monument Valley, Great Plains e Gettysburg. Atletas profissionais e amadores de 35 países foram inscritos, com arrecadações voltadas instituições de caridade.

Bernando Kochen e o brusquense Cleyton Anderson
Bernando Kochen e o brusquense Cleyton Anderson em San Diego (Foto/Divulgação)

Em contato com o Jornal da Diplomata, o trio comentou sobre os preparativos da prova.

“A grande dificuldade é que a gente nunca para de pedalar, enquanto que um para o outro segue pedalando. Os desertos consomem muita energia, saindo de temperaturas altíssimas para montanhas geladas – a gente descansa muito pouco, pois a ideia é pedalar e descansar por duas horas, uma logística muito grande”, frisou Bado.

“A gente treinou forte e acreditamos estar preparados para isso, mas, nos primeiros dias vamos adotar um ritmo progressivo para sentir a prova, pois ela é muito perigosa também – já houve nove mortes ao longo das edições ”, destacou Kleiton.

Os treinos preparatórios seguem até sexta-feira em San Diego, para início da prova no sábado.

A dupla já possuía experiência de provas ciclistas de longa duração e decidiram participar do Raam há dois anos. Nas últimas oito semanas, Bado e Cleyton começaram a preparação diretamente nos EUA.

“Já era uma bagagem que tínhamos adquirido nas provas de Endurance, o Raam é um sonho dos atletas ultraciclistas, estão a decisão aconteceu no momento certo de nossas carreiras”, destacou Kleiton.

Ao longo das etapas um staff de até 12 pessoas acompanham as duplas.

Staff da equipe brusquense em apoio a dupla brasileira no Racin Cross América
Staff da equipe brusquense em apoio a dupla brasileira no Racin Cross América

A história de Cleyton – Estudou no Colégio Cônsul Carlos Renaux e teve as primeiras experiências nas aulas de ciclismo do colégio – na pista montada nos fundos do educandário. Como estudante participou de jogos escolares e competições municipais.

“Apesar de na época ser tudo ainda no circuito amador foi uma época muito bacana na minha vida”, lembrou o atleta.

O esporte na vida de Kleiton teve continuidade num momento pessoal de superação após a perda da mãe, quando voltou a se dedicar através de maratonas/ultramarontas, triatlhon e novamente no ciclismo – com provas de longas distâncias.

“Hoje estamos aqui na prova mais difícil do ciclismo mundial, mas nunca esqueci da minha base – um abraço ao professor Rogério por tudo o que ele fez por mim lá trás”, frisou Cleiton.

Odirlei, Bah, será nosso correspondente com a atualização da informações – siga acompanhando nosso site.

Must Read

Início do sábado é marcado por colisões veiculares; Bombeiros, PM e GTB atuaram nos casos

O Corpo de Bombeiros de Brusque e Guabiruba, além da Polícia Militar e Guarda de Trânsito (GTB), atenderam na manhã deste sábado,...

Confira os destaques atendidos pela PM nas últimas horas

Nesta sexta-feira, poucos depois das 16h, o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) recebeu uma denúncia de que estaria ocorrendo tráfico...

Palestra ‘Friozinho 2020’, com Renata Abranchs, reuniu mais de 400 pessoas durante a Rodada de Negócios

Como parte da programação especial da 50ª Pronegócio, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e região (AmpeBr), em parceria...

Processo eleitoral do Conselho Tutelar de Brusque é tema da entrevista especial deste sábado, 24

As eleições para o Conselho Tutelar de Brusque estão previstas para o dia 6 de outubro e, por isso, a cidade vive,...

Everton Cunha, o ‘Kankinha’, é condenado em Júri Popular por acidente fatal em 2016

O Dr. Edemar Leopoldo Schlösser, Juiz da Vara Criminal, através da Assessoria Criminal, divulgou na noite de sexta-feira (23), sentença referente ao...
WhatsApp chat