Início Notícias Geral Com Brusque na lista, MPSC emite recomendação aos municípios infestados pelo mosquito...

Com Brusque na lista, MPSC emite recomendação aos municípios infestados pelo mosquito da dengue

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) expediu recomendação aos 85 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes Aegypti para a tomada de medidas para conter a proliferação do vetor transmissor da dengue e de outras doenças. Em março já eram 56% superiores ao mesmo período de 2018 e o maior número de ocorrências estão em depósitos a céu aberto.

A recomendação foi assinada pelos Promotores de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng, titular da 33ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital – com atuação estadual na área da saúde – e pelo Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Direitos Humanos do MPSC.

De acordo com Naschenweng, a recomendação foi expedida no dia 15 de maio aos prefeitos dos 85 municípios após reunião com a Vigilância Sanitária Estadual, na qual a Diretora do órgão, Lucélia Kryckyj, relatou que, apesar das diligências realizadas, os esforços empreendidos até o momento não estão sendo suficientes para conter o avanço do mosquito.

Na ocasião, a Diretora da Vigilância explicou que os principais focos são encontrados em depósitos a céu aberto, como ferros-velhos e materiais de construção, que, apesar de notificados na maioria das vezes seus proprietários pagam as multas mas não adaptam a estrutura dos seus depósitos.

Assim, o Ministério Público recomendou aos Prefeitos dos 85 municípios que condicionem a concessão ou renovação de licenças – em especial das atividades de ferros-velhos, transporte de cargas, material de construção, borracharias e recauchutadoras – à plena observância da legislação que disciplina a contenção da proliferação do mosquito, o que inclui a cobertura e proteção adequadas para evitar o acúmulo de água que propicie a infestação.

A recomendação também dispõe que os Prefeitos cancelem as licenças dos estabelecimentos que, intimados e advertidos quanto à necessidade de adequação de sua estrutura física, não o façam no prazo determinado e que promovam regularmente inspeções nas residências do entorno dos principais locais de criadouros de mosquito.

As recomendações foram encaminhadas por correio no dia 15 de maio, com prazo de 30 dias para resposta quanto ao seu atendimento ou não, contados a partir do recebimento. Veja abaixo os municípios para os quais a recomendação foi enviada e a íntegra do documento.

MPSC emite recomendação aos municípios infestados pelo mosquito da dengue
MPSC emite recomendação aos municípios infestados pelo mosquito da dengue

Must Read

CMDCA realiza eleição suplementar para Conselho Tutelar de Guabiruba

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Guabiruba, abriu processo de eleição suplementar para os três cargos...

Finais do Campeonato Municipal de Futsal ocorrem nesta quarta-feira (16)

Será decidido nesta quarta-feira (16) o grande campeão do Municipal de Futsal Amador de Brusque. Os finalistas foram conhecidos após as semifinais...

Conheça o passo a passo para a rematrícula na Rede Estadual de Ensino

Iniciou nesta segunda-feira,14, a etapa de rematrícula escolar da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2020, que vai até...

Prevenção ao câncer de mama e doenças sexuais são tratados em palestra do Outubro Rosa

Os cuidados e as ações de prevenção ao câncer de mama foram temas da palestra voltada à campanha Outubro Rosa, realizada na...

CDL Guabiruba realiza Sábado Mais especial para público infantil

Todo dia é Dia das Crianças. É por isso que a Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL promove uma edição especial do...
WhatsApp chat