Solenidade marca 184 anos da PMSC e de 10 anos do 18° BPM

O evento, bastante prestigiado por autoridades civis e militares, convidados, familiares de policiais militares, e cobertura da imprensa, foi realizado na sede da instituição, no bairro Santa Terezinha.

Outras notícias da semana

Live “Órfãos da Pandemia será realizada na segunda-feira pelo GEAAB

Na manhã desta sexta-feira, 22, o Jornal da Diplomata recebeu Ana Paula Schaeffer Woiechoski, presidente do Grupo de Apoio a Adoção de Brusque (GEAAB)...

Secretaria da Educação realiza conferência sobre inclusão escolar

A Secretaria da Educação de Brusque realiza nessa terça-feira (26) uma conferência com o tema “Construindo uma efetiva inclusão escolar”. O público-alvo...

Sobe para 105 número de casos de Covid-19 em Brusque

O município de Brusque contabiliza até o momento 105 casos confirmados de Covid-19, sendo 55 mulheres e 50 homens. Nesta sexta-feira (22) três pacientes...

UNIFEBE cria Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) criou um Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais. O planejamento prevê a retomada em etapas das atividades...

A manhã desta sexta-feira (24) foi marcada pela solenidade que comemora os 184 anos da Polícia Militar de Santa Catarina e dos 10 anos de instalação do 18° Batalhão de Polícia Militar (18° BPM) de Brusque. O evento, bastante prestigiado por autoridades civis e militares, convidados, familiares de policiais militares, e cobertura da imprensa, foi realizado na sede da instituição, no bairro Santa Terezinha.

Solenidade PM Brusque
Batalhão de Brusque recebeu três novas viaturas adquiridas via parceria entre a PM, Poder Público municipal e entidades empresariais. (Foto: Diplomata FM)

O Batalhão completa seus 10 anos de fundação no dia 25 de maio. Nesta data, em 2009, a Guarnição Especial de Brusque passou para o nível de Batalhão, abrangendo cinco municípios: Brusque, Botuverá, Gaspar, Guabiruba e Ilhota. Na data em que completa seu 10° aniversário, tem como comandante o Tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho.

Solenidade PM Brusque
18° BPM abrange as cidades de Brusque, Botuverá, Gaspar, Guabiruba e Ilhota. (Foto: Diplomata FM)

Hoje o 18° Batalhão conta com, aproximadamente, 170 policiais militares para atender cinco municípios – Brusque, Guabiruba, Botuverá, Gaspar e Ilhota, o que engloba cerca de 240 mil habitantes. No Estado, a média atual é de um policial para 800 habitantes, já o 18° BPM tem um policial para cerca de 1,5 mil habitantes. Mesmo com esta realidade, o comandante da instituição, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho destaca que a instituição local consegue obter dados diferenciados em segurança pública comparado com cidades de mesmo porte em Santa Catarina.  “Isso nada mais é que o resultado do trabalho, do comprometimento, do profissionalismo de cada um dos nossos policiais militares”, destaca Ferreira.

Novas viaturas

Fez parte das comemorações do aniversário da PM em Brusque a entrega de três novos veículos que agora compõem a frota da instituição: duas viaturas e uma motocicleta.

Os veículos serão utilizados nos serviços de Brusque e foram adquiridos via convênio municipal, uma parceria entre a PM e o Poder Público Municipal, Câmara de Vereadores e entidades. “Isso tem nos dado um suporte muito grande enquanto muitos batalhões estão sem condições financeiras de levantar uma viatura quebrada e muito menos adquirir uma viatura nova, nós, devido essa grande parceria, temos sempre renovado nossa frota e temos uma frota em boas condições”, destaca o comandante Otávio.

Novas armas e munições

Em breve as melhorias no Batalhão serão em armamento. O Vice-Prefeito de Brusque, Ari Vequi, anunciou, durante a solenidade, que serão adquiridos modernos e importantes armamentos, como fuzis, taser (armamento de choque) e munições, visando equipar mais e melhor os profissionais que trabalham na PM.

Vequi destacou, em entrevista ao Jornal da Diplomata, sobre a parceria do Poder Público Municipal e a Polícia Militar e da importância do convênio mantido, tanto que nesta solenidade foi possível entregar mais três viaturas através do Fundo. “São três novas viaturas, com recursos da comunidade brusquense, capitado pela Prefeitura, para que melhor possamos prestar esse serviço que a população brusquense tanto almeja e que a Polícia Militar tão bem executa na nossa cidade”, ressalta Vequi.

O Vice-prefeito também destacou a aquisição dos novos armamentos. “Hoje Brusque não tem fuzil, vai passar a ter dois fuzis, que foi aprovado pela Câmara Municipal, porque esse tipo de equipamento o município não pode comprar, é de prerrogativa do Estado. Repassamos o recurso ao Governo, ele está comprando esse armamento e munição para que possamos, o mais breve possível, entregar à Polícia Militar de Brusque para que ela fique ainda mais equipada para defender à nossa população daqueles que vem procurar nossa cidade para fazer o mal”, conclui.

Amigo da PMSC

O Presidente da Associação Empresarial de Brusque, Halisson Habitzreuter, foi homenageado na solenidade e é, além da PM de Brusque, amigo da Polícia Militar de Santa Catarina. O presidente se disse feliz e emocionado. “A Associação Empresarial já tem como bandeira de longa data e em todas a gestões vem se repetindo essa nossa forte ligação e envolvimento com a segurança pública de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Quando assumi, também tomei isso como uma bandeira, não só da entidade, mas como uma bandeira pessoal e sempre procurei desenvolver ações neste sentido”, relata.

Homenagens

O mineiro Alexander França é policial militar do 18° BPM há dois anos, mas já mora em Brusque há dez. Na solenidade desta sexta-feira recebeu duas homenagens: a primeira por sua participação no Torneio de Tiro, que ocorreu em homenagem aos dez anos do batalhão, e a segunda por ter sido o primeiro colocado no Programa Institucional de Reconhecimento e Valorização Técnico-Profissional (Valorem) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), programa que mede a produtividade do policial durante o seu dia a dia de serviço.

Ao Jornal da Diplomata, o soldado define o momento vivido perante seus colegas de farda aos valores aprendidos em família, pois busca colocar em prática na vida pessoal e profissional tudo o que trouxe de casa. “Busco não ser o primeiro, mas buscar fazer tudo bem feito”, orgulha-se.

O despertar para a carreira militar surgiu nas cadeiras da faculdade, quando dividiu a sala de aula com policias de Brusque. “Me chamou atenção o perfil deles, a vida que eles levavam e me interessei a partir daquele momento”, conta.

Confira as homenagens realizadas na solenidade:

Medalhas do Torneio de Tiro

Primeiro colocado: Soldado PM Alexander;

Segundo colocado: Subtenente PM Eckert;

Terceiro colocado: 2º Tenente PM Brauner.

Troféu amigo do 18° Batalhão de Polícia Militar

Maicon Bertolini – Gerente da empresa Mega Motos;

Newton Patrício Crespi – Diretor-presidente da Feira da Moda (FIP);

Halisson Habitzreuter – Presidente da Acibr, que no último dia 4 de maio recebeu no 10º Batalhão, em Blumenau, o título de amigo da PMSC, indicado pelo 18º Batalhão, para receber a respectiva medalha.

Premiação do Valorem “Valorização Profissional” 2018

Neste ano, a intenção da PM de Brusque é mostrar o quanto a corporação valoriza e reconhece os policiais militares que foram destaques pelo seu desempenho técnico-profissional. Os policiais agraciados na área do Batalhão com maior produtividade no desempenho de suas funções nas respectivas cidades que atuam, foram:

Sede Brusque

Primeiro colocado: Soldado PM Alexander;

Segundo colocado: Soldado PM J.Silva;

Terceiro colocado: Soldado PM Artur.

3ª Companhia de Gaspar

Primeiro colocado: soldado PM Andrade;

Segundo colocado: 2º Sargento PM Pires.

Grupamento de Guabiruba

Soldado PM Marinho.

Grupamento de Ilhota

Sargento PM Carla.

Brasão de Mérito Pessoal

Brasão de Mérito Pessoa de 3ª categoria – nove policiais receberam;

Brasão de Mérito Pessoal de 2ª categoria – cinco policiais receberam;

Brasão de Mérito Pessoal de 1ª categoria – um policial recebeu.

Entrega de medalha por tempo de serviço

Esta medalha é concedida ao policial militar que tenha completado cada decênio de tempo de serviço, seja de 10, 20 ou 30 anos, e que, neste período, tenha prestado bons serviços nas funções desempenhadas. Os seguintes policiais foram destacados:

Categoria ouro – 30 anos de serviço: um policial;

Categoria prata – 20 anos de serviço: 15 policiais;

Categoria bronze – 10 anos de serviço: 14 policiais.

Diploma de honra ao mérito por passagem para Reserva Remunerada

O Subtenente Edenilson Ricardo de Souza recebeu o diploma de honra ao mérito assinado pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina em reconhecimento aos serviços prestados à Polícia Militar do Estado.

Acompanhe imagens feitas pela nossa reportagem durante a solenidade!

Últimas postagens

Celebração na igreja Matriz faz referência à reabertura de missas nas Comunidades

Um rito extraordinário e simbólico foi realizado na noite deste domingo, 24 de maio, na igreja Matriz São Luís Gonzaga. Os Círios...

Secretaria da Educação realiza conferência sobre inclusão escolar

A Secretaria da Educação de Brusque realiza nessa terça-feira (26) uma conferência com o tema “Construindo uma efetiva inclusão escolar”. O público-alvo...

Professora de Brusque vai à Brasília representar SC em projeto pedagógico da Câmara dos Deputados

A educação brusquense representará Santa Catarina em Brasília por meio do programa de formação de professores “Missão Pedagógica no Parlamento”. A iniciativa...

Reunião da AMMVI dá encaminhamento para o credenciamento de novos leitos de UTI, via Ministério da Saúde

O Prefeito de Brusque, Jonas Paegle, participou na manhã desta segunda-feira (25) da 482ª Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do...

Interligado – Resultado de 25 de maio de 2020

Camiseta John John (P) da Ibiza , que está com descontos especiais em todas as marcas. Lacoste, Tommy, VR, Osklen, Ricardo...
Publicidade
WhatsApp chat