Início Notícias Educação Cresce o número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta...

Cresce o número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública na Câmara

A Câmara de Vereadores de Brusque realizou audiência pública nesta quinta-feira, 9, sobre bullying e autolesão, o chamado cutting, entre crianças e adolescentes. O tema vem sendo abordado nas escolas pelo psicanalista clínico e graduando em psicologia, Mário Augusto Eccher, que foi o convidado especial da audiência.

Acompanhe a audiência pelo canal da Câmara no Youtube.

De acordo com Mario, os números de casos estão crescendo no município. Dentro das estatísticas levantadas, são pelo menos três novos casos por semana só nas escolas já monitoradas.

Atualmente, o CAPS presta auxílio, por meio de um laboratório de saúde mental. No entanto, Mario defende que o município precisa aumentar a rede de atendimento, por meio de um projeto multidisciplinar.

Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública
Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública (Foto: Assessoria de Imprensa/Claudio Santos)

“As crianças não vão ao CAPS, os pais não levam porque tem preconceito, hoje, nós somos procurados devido a necessidade”, explicou.


Mário Augusto Eccher foi o convidado especial da audiência.

Entre ocorrências relacionadas ao cutting, já se teve constatação de pelo menos quatro tentativas de suicídio – uma delas com internação hospitalar e uma ocorrência de suicídio, que gerou alerta em torno da causa.

Um projeto de extensão no ano passado, em parceria com a Unifebe, revelou os números em Brusque, que identificou a média de uma cada três criança, em duas escolas pesquisadas – na Europa e nos Estados Unidos, as médias são de uma a cada sete.

Só no dia da realização da audiência, Mario Eccher palestrou em duas escolas, onde foram contabilizados 11 casos e uma tentativa de autolesão numa escola, na parte da manhã, e na parte da tarde mais cinco em outra unidade de ensino – não foram relevados os nomes das escolas.   

Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública
Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública sobre bullying e autolesão (Foto: Assessoria/Claudio Santos)

“Nós vamos ter mais casos de suicídio se nós não trabalharmos juntos. Precisamos agir pois nosso sistema de saúde não está pronto”, frisou Eccher.

A meta é criar uma rede multidisciplinar e capacitar os professores e profissionais de educação – sendo que já existem relatos de autolesão até por professores.

O vereador Gerson Luís Morelli, o Keka, um dos proponentes da audiência, manifestou preocupação com o tema.

“Precisamos levar esse conhecimento para os pais e alunos, temos que enfrentar juntos e ter esses projetos na prática”, frisou.

Vereador Keka comenta assunto da audiência ao Jornal da Diplomata

Aliado ao tema, o vereador Marcos Deichmann fez requerimento conjunto para o debate da influência da internet entre crianças e adolescentes, na audiência pública.

“Os números são alarmantes e ainda não está ao conhecimento da população sobre todos os problemas envolvidos. Teremos que agir para apagar o fogo primeiro, depois iniciar um trabalho para reverter”, destacou o vereador.

Vereador Marcos Deichmann comenta sobre o tema da audiência pública

O Jornal da Diplomata deste sábado, 11, vai abordar novamente o tema, na entrevista com Mário Augusto Eccher.

Must Read

Bruscão goleia Juazeirense e está classificado para o Brasileiro da Série C

Na tarde deste domingo, 21, Brusque recebeu a equipe da Juazeirense (BA) para o confronto de volta das quartas de finais do...

Único acertador ganha prêmio de R$ 21,9 milhões na Mega-Sena

Uma única aposta, feita no estado de São Paulo, acertou os seis números do concurso 2.171 da Mega-Sena, realizado ontem (20).

PM recupera celular roubado, logo após do crime no Centro

Um roubo de celular mobilizou a Polícia Militar por volta da 1h30 deste domingo, 21, no bairro Centro. A vítima abordou o...

PM registra casos de furtos em residências; No Limeira e no Limoeiro

Uma residência no bairro Limeira foi alvo de furto, na noite de sábado, 20. A Polícia Militar registrou a ocorrência...

Moto bate em poste na rua Padre Antônio Eising

Um motociclista bateu contra um poste na rua Padre Antônio Eising, na noite deste sábado, 20. A colisão foi de forte impacto. O socorro...
WhatsApp chat