Cresce o número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública na Câmara

Outras notícias da semana

Dirigentes do OSB falam sobre acompanhamento a compras sem licitação durante a pandemia

Temos acompanhado em vários estados diversas denúncias sobre a aquisição de equipamentos necessários neste momento de pandemia onde a compra sem licitação é permitida,...

Mega-Sena acumula e próximo sorteio deve pagar R$ 45 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2266 da Mega-Sena, realizado ontem (30), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, situado no terminal rodoviário do...

Sobe para 121 o número de casos de Covid-19 em Brusque

O município de Brusque contabiliza 121 casos de Covid-19, de acordo com a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em...

Polícia realiza prisão e apreensão de drogas no bairro Souza Cruz

No final da tarde de quarta-feira, 27, policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Brusque e policiais militares do Pelotão de Patrulhamento...

A Câmara de Vereadores de Brusque realizou audiência pública nesta quinta-feira, 9, sobre bullying e autolesão, o chamado cutting, entre crianças e adolescentes. O tema vem sendo abordado nas escolas pelo psicanalista clínico e graduando em psicologia, Mário Augusto Eccher, que foi o convidado especial da audiência.

Acompanhe a audiência pelo canal da Câmara no Youtube.

De acordo com Mario, os números de casos estão crescendo no município. Dentro das estatísticas levantadas, são pelo menos três novos casos por semana só nas escolas já monitoradas.

Atualmente, o CAPS presta auxílio, por meio de um laboratório de saúde mental. No entanto, Mario defende que o município precisa aumentar a rede de atendimento, por meio de um projeto multidisciplinar.

Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública
Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública (Foto: Assessoria de Imprensa/Claudio Santos)

“As crianças não vão ao CAPS, os pais não levam porque tem preconceito, hoje, nós somos procurados devido a necessidade”, explicou.


Mário Augusto Eccher foi o convidado especial da audiência.

Entre ocorrências relacionadas ao cutting, já se teve constatação de pelo menos quatro tentativas de suicídio – uma delas com internação hospitalar e uma ocorrência de suicídio, que gerou alerta em torno da causa.

Um projeto de extensão no ano passado, em parceria com a Unifebe, revelou os números em Brusque, que identificou a média de uma cada três criança, em duas escolas pesquisadas – na Europa e nos Estados Unidos, as médias são de uma a cada sete.

Só no dia da realização da audiência, Mario Eccher palestrou em duas escolas, onde foram contabilizados 11 casos e uma tentativa de autolesão numa escola, na parte da manhã, e na parte da tarde mais cinco em outra unidade de ensino – não foram relevados os nomes das escolas.   

Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública
Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública sobre bullying e autolesão (Foto: Assessoria/Claudio Santos)

“Nós vamos ter mais casos de suicídio se nós não trabalharmos juntos. Precisamos agir pois nosso sistema de saúde não está pronto”, frisou Eccher.

A meta é criar uma rede multidisciplinar e capacitar os professores e profissionais de educação – sendo que já existem relatos de autolesão até por professores.

O vereador Gerson Luís Morelli, o Keka, um dos proponentes da audiência, manifestou preocupação com o tema.

“Precisamos levar esse conhecimento para os pais e alunos, temos que enfrentar juntos e ter esses projetos na prática”, frisou.

Vereador Keka comenta assunto da audiência ao Jornal da Diplomata

Aliado ao tema, o vereador Marcos Deichmann fez requerimento conjunto para o debate da influência da internet entre crianças e adolescentes, na audiência pública.

“Os números são alarmantes e ainda não está ao conhecimento da população sobre todos os problemas envolvidos. Teremos que agir para apagar o fogo primeiro, depois iniciar um trabalho para reverter”, destacou o vereador.

Vereador Marcos Deichmann comenta sobre o tema da audiência pública

O Jornal da Diplomata deste sábado, 11, vai abordar novamente o tema, na entrevista com Mário Augusto Eccher.

Últimas postagens

Confira o Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Brusque desta segunda-feira (01)

A Secretária de Saúde de Brusque, por meio da Vigilância em Saúde, informa os números relacionados à pandemia de Coronavírus (Covid-19) no município. Nesta segunda-feira...

Decreto Estadual mantém eventos esportivos suspensos até 5 de julho

O Governo do Estado postergou o decreto que mantinha eventos esportivos suspensos em virtude da pandemia do coronavírus. Conforme a nova publicação,...

Interligado – Resultado de 01 de junho de 2020

Pizza Média da Choperia Golden Bier(para consumir no local). Aberta todos os dias a partir das 18:00. Todas as quintas, Quintaneja,...

Vacinação é prorrogada para público de todas as fases da campanha

Diante de um baixo índice de vacinação de grupos prioritários, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve seu prazo ampliado e agora...

7º Festival Nacional da Cuca está confirmado em 2020

O 7º Festival Nacional da Cuca - o doce sabor da tradição alemã está confirmado em 2020: o evento acontece de 30 de julho...
Publicidade
WhatsApp chat