22.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralChamadas ao 193 de Brusque, Guabiruba e Botuverá passam a ser atendidas...

Chamadas ao 193 de Brusque, Guabiruba e Botuverá passam a ser atendidas pela central de Blumenau

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar iniciou o processo de migração total do telefone 193 para a central de operações de Blumenau no dia 17 de abril. A partir de agora, todas as chamadas de emergência realizadas em Brusque, Guabiruba e Botuverá passam a ser atendidas pelos operadores da sede do Batalhão, atingindo toda a área geográfica da unidade.

A configuração em central única passa a contar com os bombeiros militares previamente escalados exclusivamente para o atendimento do telefone 193 e visa atender planejamento estratégico, unificar protocolo de atendimentos a emergência, potencializar a resposta às ocorrências, eis que uma Central única tem maior facilidade de gerenciar os diversos recursos operacionais existentes e não gerar redundância de atendimento, que poderão ser empregados de acordo com a demanda, além de resolver em parte o problema de efetivo da 3ª Companhia, sediada em Brusque.

Conforme nota enviada pelo Corpo de Bombeiros, a mudança otimiza recursos tecnológicos, ferramentais e humanos, bem como resulta na melhor coordenação das atividades operacionais. Os despachos do operador da central serão feitos de Blumenau por intermédio de rádio e do sistema Firecast, que utiliza o Google Maps para facilitar a localização das ocorrências pelas guarnições de serviço.

O sistema está totalmente integrado à central, sendo abastecido em tempo real, ou seja, não haverá aumento do tempo-resposta nas ocorrências, pois todos os quartéis são integrados à central por rádio, internet, telefone e sistema de acionamento remoto (sistema de som instalados dentro dos quartéis e que permitem o acionamento em tempo real).

Além do uso de novas tecnologias, a migração permitirá que mais bombeiros militares possam ser empregados na atividade fim, pois deixa de haver a necessidade de emprego de efetivo exclusivo para o atendimento do telefone 193 em Brusque.

A centralização permite que o militar dentro de toda a circunscrição possa ser acionado através do seu rádio ou viatura, sem a necessidade de estar aquartelado, liberando o mesmo para o atendimento operacional. Para centralizar em Blumenau as chamadas de todos os municípios com quartel da região do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, foram procedidos estudos das demandas operacionais de cada cidade, bem como levantadas as necessidades de incremento humano e tecnológico.

O Pelotão de Bombeiros Militar de Gaspar foi o primeiro a migrar o telefone 193 para Blumenau, seguido pelas cidades de Timbó, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho, no ano de 2016, sem qualquer prejuízo a esses municípios.

 Quando eu ligar para o 193, vou ser atendido?

Após o anúncio da mudança, muitas pessoas começaram a debater sobre o assunto nas redes sociais e na comunidade. Entretanto, não há com o que se preocupar: todas as chamadas para o telefone 193 serão atendidas, seja em Brusque ou em Blumenau.

O processo é gradativo e teve início no último dia 17 de abril de 2019 com a migração dos telefones fixos da operadora Oi das cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá. No momento a Central de Brusque continua ativa e ainda recebendo chamados, devendo assim permanecer até que ocorra a migração de todas as operadoras de telefonia fixa e móvel, com prazo estimado de 60 dias.

Esse procedimento é adotado no período de transição, permitindo que toda chamada que ocorra no número 193 seja atendida, sem qualquer perda, e o atendimento ocorra a todos os cidadãos.

Assessoria de Imprensa – Corpo de Bombeiros SC

Publicidade
WhatsApp chat