Início Notícias Política Câmara de Guabiruba volta a discutir trânsito e mobilidade

Câmara de Guabiruba volta a discutir trânsito e mobilidade

Na noite de terça-feira, 16 de abril, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas).

Na oportunidade seis vereadores utilizaram o espaço da palavra livre para tratar dos mais diversos temas.

No encontro foram discutidos e aprovados pareceres das comissões, dois projetos em primeira votação e um em regime de urgência especial.

O parlamentar emedebista Haliton Kormann comentou suas indicações com destaque para que solicita o conserto da ponte sobre o Rio Guabiruba, Na Rua José Júlio Schumacher, Centro.

O vereador também destacou o trabalho realizado pela Associação Artístico Cultural São Pedro, para o desenvolvimento do Espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre, que acontece nos dias 18 e 19 deste mês.

O vereador Harri Westarb Neto “Godo” (DEM) no setor esportivo destacou os bons resultados do Caratê em eventos em Santa Catarina e também parabenizou os pilotos da cidade pelos resultados da Etapa de Guabiruba do Gaiola Cross.

Também comentou suas indicações com destaque para o pedido de elevação das travessias elevadas em alguns trechos do bairro Guabiruba Sul.

O vereador Paulo Ricardo Gums (Progressistas) falou sobre a participação dele e dos vereadores Vilmar Gums (PSDB) e Harri Westarb Neto (DEM) na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Segundo o parlamentar os dias do encontro foram produtivos para saber as situações e pleitos das cidades, momento que foi destacado a possibilidade do início das discussões sobre o Pacto Federativo, foi informado que a partir de setembro haverá um aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e também irá tramitar o fim dos convênios entre municípios e instituições financeiros diminuindo a burocracia na tramitação dos recursos entre federação e municípios.  

O vereador também destacou as visitas realizadas em 16 gabinetes de Deputados Federais de e dois Senadores Catarinenses, na entrega de ofícios e também conversas para buscar melhorias para Guabiruba.

O aumento de acidente na Rua José Júlio Schumacher e proximidades continuou a gerar debates na casa legislativa. O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) voltou a criticar a administração que ainda não realizou ações para resolver o caso, como a instalação de redutor de velocidade ou transformando a via em mão única. As críticas geraram debates entre ele e vereadores de situação que o acusaram de esquecer que muitas ruas foram executadas em padrões inadequados nas gestões do MDB.

O vereador líder de oposição afirmou que estão olhando para o passado, mas esquecem que a cidade de Guabiruba começou a conhecer asfalto e ponte de concreto com obras realizados em gestões do seu partido. 

Cristiano Kormann, vereador líder de governo afirmou que tudo que está acontecendo no trecho da Rua José Júlio Schumacher e em grande parte da cidade com relação a falta de espaço para melhoria viária é fruto da falta de planejamento e visão dos governos do MDB em Guabiruba. Segundo ele os vereadores não podem criticar o prefeito e o órgão de trânsito da cidade que estão na busca constante por melhorias, pois, eles os parlamentares do MDB estão reclamando das ações que eles tomaram no passado.

A vereadora Rosita Kohler destacou a participação de equipes da Secretaria de Saúde de Guabiruba entre os dias 10 e 12 de abril, em Piratuba/SC na 2ª Mostra “Aqui tem SUS”, momento foram apresentadas experiências exitosas de ações no SUS nos municípios. O projeto de Guabiruba foi selecionado para etapa nacional.

A parlamentar ainda destacou o espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre” que acontece em Guabiruba e deixou uma mensagem de páscoa para a comunidade.

ORDEM DO DIA

– Foi aprovado Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento sobre a Prestação de Contas do Prefeito Municipal de Guabiruba referente ao Exercício de 2017.

– Foi aprovado em 1ª discussão e votação o Decreto Legislativo nº 02/2019, que “APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, REFERENTEMENTE AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2017”.

– Foi aprovado em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 9/2019, que “DENOMINA VIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS”.

– Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 013/2019 de autoria do Executivo, que “DÁ NOVA REDAÇÃO AO §9º DO ARTIGO 1º DA LEI MUNICIPAL N. 1.542/2016, DE 04 DE ABRIL DE 2016”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 23 de abril de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Must Read

Movimento na Biblioteca Municipal de Guabiruba aumenta em seis vezes no novo endereço

Desde que mudou de endereço, em janeiro deste ano, a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel aumentou em seis vezes a quantidade...

Ordem Judicial determina demolição de casa no Poço Fundo

https://youtu.be/XGTEJ9_vTbk Demolição ocorreu na manhã desta terça-feira, 23 de abril. (Vídeo: Divulgação) Uma casa desabitada foi demolida na...

Interligado – resultado sorteio de 23 de abril.

Presente da Kaekós Jeans - Tais Liandra 10 revelações da Color Center + copo Diplomata - Henrique Garcia

Documentos perdidos

Carlos Eduardo Macedo Gulhak perdeu documentos nas proximidades do Posto Havan. Contato caso encontre: 99103-4400

Última oficina pública do Plano de Mobilidade Urbana foi realizada na segunda-feira

Nesta segunda-feira, 22 de abril, foi realizada a última oficina do Plano de Mobilidade Urbana de Brusque. O evento...
WhatsApp chat