Início Notícias Saúde Servidores da Saúde e Educação participam de palestra do Programa Saúde na...

Servidores da Saúde e Educação participam de palestra do Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) de Brusque promoveu, na manhã de segunda-feira (8), o primeiro encontro dos articuladores das secretarias de Saúde e da Educação, visando traçar estratégias para 2019. Um dos objetivos do encontro foi a troca de experiências entre a equipe, além de debates sobre as formas de estimular e promover os cuidados com os alunos da rede pública.

Saúde na Escola
Programa abrange 46 escolas contemplando mais de 11 mil estudantes da rede municipal de ensino. (Foto: Divulgação / SECOM)

O PSE foi instituído em 2007, após um Decreto Federal, que estabeleceu como uma forma de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. É através do programa, que agentes de saúde podem ingressar na escola, sejam através de visitas periódicas ou pelo chamamento de algum professor, visando garantir ao estudante o acesso aos serviços de saúde.

No encontro, além de profissionais que representaram as escolas municipais, também participaram integrantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), técnicos das duas secretarias envolvidas, e as coordenadoras da PSE.

Patrícia Sophiatti, que coordena a ação pela Secretaria de Educação, informa que um dos objetivos do encontro, que era a integração dos articuladores, foi cumprido. “Somos um programa multissetorial, ele visa a promoção e prevenção da saúde na escola, e procuramos através da troca de experiências de informações, ampliar o atendimento em toda a rede municipal”, enfatiza.

Já a coordenadora do programa pela Educação, Deise Freitas de Oliveira Pereira, ressalta que “é a partir dessas ações que alertamos as famílias para os cuidados da saúde do estudante, na maioria das vezes de forma preventiva. Em alguns casos, o aluno é encaminhado para o médico, evitando transtornos em sua saúde”, alerta.

Must Read

Realizado dia o D do 17º Feirão do Imposto

O Núcleo Jovem da ACIBR realizou neste sábado, 24, a 17ª edição do Feirão do Imposto. O objetivo é fomentar o conhecimento...

Culto ecumênico e atividades de lazer encerram 9ª Semana da Família promovida pelo Grupia

Um culto ecumênico e atividades de lazer deram o encerramento da 9ª Semana da Família, idealizado pelo Grupia – Grupo de Proteção...

Manhã Mais – resultado sorteio de 25 de maio.

10 revelações da Color Center + copo Diplomata : Michele Bezerra de Mello.

Duelos de volta das semifinais do Municipal de Futebol Amador são adiados

A Fundação Municipal de Esportes de Brusque comunicou na tarde dessa sexta-feira (24) o adiamento dos jogos de volta das semifinais do Campeonato Municipal...

Mulher sofre tentativa de homicídio; acusado foi detido

Uma mulher foi vítima de uma tentativa de homicídio, por volta das 10h30min desta sexta-feira, 24. A ocorrência foi registrada no bairro Santa Luzia....
WhatsApp chat