Início Notícias Saúde Servidores da Saúde e Educação participam de palestra do Programa Saúde na...

Servidores da Saúde e Educação participam de palestra do Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) de Brusque promoveu, na manhã de segunda-feira (8), o primeiro encontro dos articuladores das secretarias de Saúde e da Educação, visando traçar estratégias para 2019. Um dos objetivos do encontro foi a troca de experiências entre a equipe, além de debates sobre as formas de estimular e promover os cuidados com os alunos da rede pública.

Saúde na Escola
Programa abrange 46 escolas contemplando mais de 11 mil estudantes da rede municipal de ensino. (Foto: Divulgação / SECOM)

O PSE foi instituído em 2007, após um Decreto Federal, que estabeleceu como uma forma de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. É através do programa, que agentes de saúde podem ingressar na escola, sejam através de visitas periódicas ou pelo chamamento de algum professor, visando garantir ao estudante o acesso aos serviços de saúde.

No encontro, além de profissionais que representaram as escolas municipais, também participaram integrantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), técnicos das duas secretarias envolvidas, e as coordenadoras da PSE.

Patrícia Sophiatti, que coordena a ação pela Secretaria de Educação, informa que um dos objetivos do encontro, que era a integração dos articuladores, foi cumprido. “Somos um programa multissetorial, ele visa a promoção e prevenção da saúde na escola, e procuramos através da troca de experiências de informações, ampliar o atendimento em toda a rede municipal”, enfatiza.

Já a coordenadora do programa pela Educação, Deise Freitas de Oliveira Pereira, ressalta que “é a partir dessas ações que alertamos as famílias para os cuidados da saúde do estudante, na maioria das vezes de forma preventiva. Em alguns casos, o aluno é encaminhado para o médico, evitando transtornos em sua saúde”, alerta.

Must Read

Bruscão goleia Juazeirense e está classificado para o Brasileiro da Série C

Na tarde deste domingo, 21, Brusque recebeu a equipe da Juazeirense (BA) para o confronto de volta das quartas de finais do...

Único acertador ganha prêmio de R$ 21,9 milhões na Mega-Sena

Uma única aposta, feita no estado de São Paulo, acertou os seis números do concurso 2.171 da Mega-Sena, realizado ontem (20).

PM recupera celular roubado, logo após do crime no Centro

Um roubo de celular mobilizou a Polícia Militar por volta da 1h30 deste domingo, 21, no bairro Centro. A vítima abordou o...

PM registra casos de furtos em residências; No Limeira e no Limoeiro

Uma residência no bairro Limeira foi alvo de furto, na noite de sábado, 20. A Polícia Militar registrou a ocorrência...

Moto bate em poste na rua Padre Antônio Eising

Um motociclista bateu contra um poste na rua Padre Antônio Eising, na noite deste sábado, 20. A colisão foi de forte impacto. O socorro...
WhatsApp chat