Início Notícias Saúde Conferência Municipal de Saúde reúne mais de 200 pessoas em Brusque

Conferência Municipal de Saúde reúne mais de 200 pessoas em Brusque

Mais de 200 participantes e debates em alto nível marcaram a 6ª Conferência Municipal de Saúde, realizada durante toda esta quarta-feira (3) no auditório da Uniasselvi em Brusque. O evento teve início as 8h30min com a composição da mesa dos trabalhos onde o Vice-prefeito, José Ari Vequi, acompanhado pelo Secretário de Saúde, Humberto Martins Fornari, representaram o Poder Executivo. Pela Câmara Municipal o médico e vereador Sebastião Lima; a Diretora da Uniasselvi, Simone Cristina Dalbosco, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Werner Gustavo Vieira Willrich, que deu por aberto o encontro.

Logo após, o professor e médico Marco Aurélio Da Ros, ministrou a palestra “Democracia e Saúde”, tema central da 16ª Conferência Nacional, que será realizada em agosto em Brasília. Vale salientar que “Democracia e Saúde” foi o tema da 8ª Conferência Nacional realizada em 1986, evento que até hoje é considerado o embrião do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o professor, 75% da população brasileira depende  exclusivamente do atendimento do SUS, mas hoje o Governo Federal investe menos de 4% de seu orçamento em prevenção, e carece de financiamento e formação para seus agentes. “Temos que mobilizar nas bases, e isso a cidade de Brusque fez com brilhantismo, organizando cinco pré-conferências, para envolver a comunidade nos bairros. Brusque está cumprindo seu papel, mas vale salientar que todas as cidades brasileiras precisam de garantias de financiamento do SUS para manter o atendimento a população”, comenta Da Ros.

conferenciamesa
Mesa de autoridades na Conferência de Saúde.

O Vice-prefeito Ari Vequi, aproveitou o encontro para fazer um balanço das ações que o  poder público está executando no setor. Lembrou que três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos bairros Limeira Alta, Ema II e Zantão, estão em construção e que ainda este mês estará em Brasília, no Ministério da Saúde, para tratar do assunto que envolve o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que foi construído há alguns anos, mas ainda depende de tratativas sobre sua utilização. “Aproveito a presença de muitos servidores nesta Conferência e faço um apelo para que profissionais envolvam a população dos bairros nas atividades que são realizadas nas UBS, pois assim, vamos atuar com a saúde preventiva”, explicou o Vice-prefeito.

Já Humberto Fornari, Secretário de Saúde de Brusque, destaca o envolvimento da comunidade, do Conselho Municipal e dos profissionais, durante toda a construção da Conferência Municipal. “Nossos representantes participaram de maneira ativa, e vão levar nossas ideias para a Conferência Estadual, sempre buscando ampliar o papel social do SUS”.

Ainda no encontro foram eleitos oito delegados que vão representar a cidade na 8ª Conferência Estadual de Saúde. Caberá ao Conselho Municipal, em parceria com todos os envolvidos, elaborar o documento final com as propostas e enviá-lo ao encontro estadual.

Fonte: Texto e imagens – Secom Brusque

Must Read

Ari Vequi fala sobre Beira Rio e Rodovia Antônio Heil

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Jornal da Diplomata recebeu em seu estúdio José Ari Vequi, vice-prefeito de Brusque. Na oportunidade ele tratou de...

Morre aos 59 anos o advogado brusquense ‘Marcão Silva’ após lutar contra o câncer

Foi confirmada na madrugada desta quarta-feira, 27 de junho, a morte do advogado brusquense Marcus Antônio Luiz da Silva, o Marcão. Ele...

Manhã Mais – sorteio de 27 de junho.

Um Jeans Kaekós de até 100 reais; ponto de vendas de fábrica da Kaekós em frente a Sancris, no Maluche.

Interligado – resultado sorteio de 26 de junho.

Óculos de Sol Unissex das Óticas Diniz - Ganhador: Thiago Postal Almoço pra duas...

Presidente da Fecomércio participa de sessão ordinária na Câmara Municipal

Na noite de terça-feira, 25, a Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos conduzidos pela presidente da...
WhatsApp chat