Início Notícias Saúde Conferência Municipal de Saúde reúne mais de 200 pessoas em Brusque

Conferência Municipal de Saúde reúne mais de 200 pessoas em Brusque

Mais de 200 participantes e debates em alto nível marcaram a 6ª Conferência Municipal de Saúde, realizada durante toda esta quarta-feira (3) no auditório da Uniasselvi em Brusque. O evento teve início as 8h30min com a composição da mesa dos trabalhos onde o Vice-prefeito, José Ari Vequi, acompanhado pelo Secretário de Saúde, Humberto Martins Fornari, representaram o Poder Executivo. Pela Câmara Municipal o médico e vereador Sebastião Lima; a Diretora da Uniasselvi, Simone Cristina Dalbosco, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Werner Gustavo Vieira Willrich, que deu por aberto o encontro.

Logo após, o professor e médico Marco Aurélio Da Ros, ministrou a palestra “Democracia e Saúde”, tema central da 16ª Conferência Nacional, que será realizada em agosto em Brasília. Vale salientar que “Democracia e Saúde” foi o tema da 8ª Conferência Nacional realizada em 1986, evento que até hoje é considerado o embrião do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o professor, 75% da população brasileira depende  exclusivamente do atendimento do SUS, mas hoje o Governo Federal investe menos de 4% de seu orçamento em prevenção, e carece de financiamento e formação para seus agentes. “Temos que mobilizar nas bases, e isso a cidade de Brusque fez com brilhantismo, organizando cinco pré-conferências, para envolver a comunidade nos bairros. Brusque está cumprindo seu papel, mas vale salientar que todas as cidades brasileiras precisam de garantias de financiamento do SUS para manter o atendimento a população”, comenta Da Ros.

conferenciamesa
Mesa de autoridades na Conferência de Saúde.

O Vice-prefeito Ari Vequi, aproveitou o encontro para fazer um balanço das ações que o  poder público está executando no setor. Lembrou que três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos bairros Limeira Alta, Ema II e Zantão, estão em construção e que ainda este mês estará em Brasília, no Ministério da Saúde, para tratar do assunto que envolve o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que foi construído há alguns anos, mas ainda depende de tratativas sobre sua utilização. “Aproveito a presença de muitos servidores nesta Conferência e faço um apelo para que profissionais envolvam a população dos bairros nas atividades que são realizadas nas UBS, pois assim, vamos atuar com a saúde preventiva”, explicou o Vice-prefeito.

Já Humberto Fornari, Secretário de Saúde de Brusque, destaca o envolvimento da comunidade, do Conselho Municipal e dos profissionais, durante toda a construção da Conferência Municipal. “Nossos representantes participaram de maneira ativa, e vão levar nossas ideias para a Conferência Estadual, sempre buscando ampliar o papel social do SUS”.

Ainda no encontro foram eleitos oito delegados que vão representar a cidade na 8ª Conferência Estadual de Saúde. Caberá ao Conselho Municipal, em parceria com todos os envolvidos, elaborar o documento final com as propostas e enviá-lo ao encontro estadual.

Fonte: Texto e imagens – Secom Brusque

Must Read

Movimento na Biblioteca Municipal de Guabiruba aumenta em seis vezes no novo endereço

Desde que mudou de endereço, em janeiro deste ano, a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel aumentou em seis vezes a quantidade...

Ordem Judicial determina demolição de casa no Poço Fundo

https://youtu.be/XGTEJ9_vTbk Demolição ocorreu na manhã desta terça-feira, 23 de abril. (Vídeo: Divulgação) Uma casa desabitada foi demolida na...

Interligado – resultado sorteio de 23 de abril.

Presente da Kaekós Jeans - Tais Liandra 10 revelações da Color Center + copo Diplomata - Henrique Garcia

Documentos perdidos

Carlos Eduardo Macedo Gulhak perdeu documentos nas proximidades do Posto Havan. Contato caso encontre: 99103-4400

Última oficina pública do Plano de Mobilidade Urbana foi realizada na segunda-feira

Nesta segunda-feira, 22 de abril, foi realizada a última oficina do Plano de Mobilidade Urbana de Brusque. O evento...
WhatsApp chat