Início Notícias Economia UNIFEBE auxilia comunidade na declaração do Imposto de Renda

UNIFEBE auxilia comunidade na declaração do Imposto de Renda

Como acontece todo ano no Brasil, é obrigação do cidadão realizar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Em 2019, a Receita Federal estipulou algumas mudanças, e por isso, o contribuinte deve ficar atento. O prazo final para entregar a declaração é no dia 30 de abril.

Para colaborar com a comunidade e esclarecer dúvidas sobre o assunto, o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) oferece gratuitamente palestras para empresas da região. Além disso, foi realizado nos dias 9 e 16 de março ação do Declare Certo em Brusque e em Gaspar. Neste sábado, 23, o evento acontecerá em São João Batista.

O coordenador do curso, Edilson Padilha, explica que em 2018 a informação do CPF do dependente era facultativa para menores de 8 anos. A partir de agora, a informação é obrigatória, não importando a idade do dependente. O CPF já vem inserido na certidão de nascimento desde o final de 2017.

Outra mudança, segundo ele, diz respeito às informações relativas a imóveis, veículos e contas bancárias lançados na declaração de bens e direitos. No caso de imóveis é necessário informar a data de aquisição, área do imóvel, registro de inscrição em órgão público e no cartório; em veículos é preciso informar o Registro Nacional de Veículo e em contas bancárias é necessário inserir o CNPJ da instituição na qual possua conta corrente ou aplicações financeiras, inclusive poupança.

— Fique atento com sua renda anual! Se em 2018 você teve renda igual ou superior a R$ 28.559,70, sendo de salário, rendimento de aluguéis, aposentadoria ou pensão (rendimentos tributáveis), deve declarar — salienta.

Padilha enfatiza que o contribuinte não deve deixar para entregar a declaração na última hora, e que a não realização pode implicar em multa que vai desde R$ 165,74 até 20% do imposto, além de outras penalidades acerca do CPF.

— Quem declara com antecedência tem chance de receber a restituição logo nos primeiros lotes, que começam a ser pagos em junho e o restante dos pagamentos segue até dezembro. É um direito seu de receber seu dinheiro caso tenha imposto a restituir — destaca.

Agenda

23/03 – Declare Certo em São João Batista, às 9, no Centro

25/03, às 19h – Palestra no auditório da UNIFEBE

Professores envolvidos no projeto

Célia de Souza Sedrez

Bacharel em Ciências Contábeis

Contadora da UNIFEBE

Cláudia Furtado

Bacharel em Direito

Contadora – Sócia Mosimann Contabilidade

Edilson Sidnei Padilha

Contador – Especialista Contabilidade Tributária

Consultor Empresarial

Rafael Bononomi

Especialista em Gestão Financeira

Contador – Quimisa S/A

Fonte: Texto – Assessoria da UNIFEBE.

Must Read

Ari Vequi fala sobre Beira Rio e Rodovia Antônio Heil

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Jornal da Diplomata recebeu em seu estúdio José Ari Vequi, vice-prefeito de Brusque. Na oportunidade ele tratou de...

Morre aos 59 anos o advogado brusquense ‘Marcão Silva’ após lutar contra o câncer

Foi confirmada na madrugada desta quarta-feira, 27 de junho, a morte do advogado brusquense Marcus Antônio Luiz da Silva, o Marcão. Ele...

Manhã Mais – sorteio de 27 de junho.

Um Jeans Kaekós de até 100 reais; ponto de vendas de fábrica da Kaekós em frente a Sancris, no Maluche.

Interligado – resultado sorteio de 26 de junho.

Óculos de Sol Unissex das Óticas Diniz - Ganhador: Thiago Postal Almoço pra duas...

Presidente da Fecomércio participa de sessão ordinária na Câmara Municipal

Na noite de terça-feira, 25, a Câmara Municipal de Guabiruba esteve reunida em mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos conduzidos pela presidente da...
WhatsApp chat