Início Notícias Economia UNIFEBE auxilia comunidade na declaração do Imposto de Renda

UNIFEBE auxilia comunidade na declaração do Imposto de Renda

Como acontece todo ano no Brasil, é obrigação do cidadão realizar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Em 2019, a Receita Federal estipulou algumas mudanças, e por isso, o contribuinte deve ficar atento. O prazo final para entregar a declaração é no dia 30 de abril.

Para colaborar com a comunidade e esclarecer dúvidas sobre o assunto, o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) oferece gratuitamente palestras para empresas da região. Além disso, foi realizado nos dias 9 e 16 de março ação do Declare Certo em Brusque e em Gaspar. Neste sábado, 23, o evento acontecerá em São João Batista.

O coordenador do curso, Edilson Padilha, explica que em 2018 a informação do CPF do dependente era facultativa para menores de 8 anos. A partir de agora, a informação é obrigatória, não importando a idade do dependente. O CPF já vem inserido na certidão de nascimento desde o final de 2017.

Outra mudança, segundo ele, diz respeito às informações relativas a imóveis, veículos e contas bancárias lançados na declaração de bens e direitos. No caso de imóveis é necessário informar a data de aquisição, área do imóvel, registro de inscrição em órgão público e no cartório; em veículos é preciso informar o Registro Nacional de Veículo e em contas bancárias é necessário inserir o CNPJ da instituição na qual possua conta corrente ou aplicações financeiras, inclusive poupança.

— Fique atento com sua renda anual! Se em 2018 você teve renda igual ou superior a R$ 28.559,70, sendo de salário, rendimento de aluguéis, aposentadoria ou pensão (rendimentos tributáveis), deve declarar — salienta.

Padilha enfatiza que o contribuinte não deve deixar para entregar a declaração na última hora, e que a não realização pode implicar em multa que vai desde R$ 165,74 até 20% do imposto, além de outras penalidades acerca do CPF.

— Quem declara com antecedência tem chance de receber a restituição logo nos primeiros lotes, que começam a ser pagos em junho e o restante dos pagamentos segue até dezembro. É um direito seu de receber seu dinheiro caso tenha imposto a restituir — destaca.

Agenda

23/03 – Declare Certo em São João Batista, às 9, no Centro

25/03, às 19h – Palestra no auditório da UNIFEBE

Professores envolvidos no projeto

Célia de Souza Sedrez

Bacharel em Ciências Contábeis

Contadora da UNIFEBE

Cláudia Furtado

Bacharel em Direito

Contadora – Sócia Mosimann Contabilidade

Edilson Sidnei Padilha

Contador – Especialista Contabilidade Tributária

Consultor Empresarial

Rafael Bononomi

Especialista em Gestão Financeira

Contador – Quimisa S/A

Fonte: Texto – Assessoria da UNIFEBE.

Must Read

Obituário do Dia

Funerária Estrela Faleceu ontem às 7h40min, 63 anos, Francisco Xavier Padilha, que residia no bairro Bateas. Corpo velado na...

Chave de carro com controle perdida

Foi perdida uma chave de carro, juntamente com o controle remoto. Há um chaveiro de bolinha pequena azul. Quem encontrar, entrar em contato com...

Acontece neste fim de semana a VII Mostra Cultural de Guabiruba

A VII Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba ocorre nos dias 23, 24 e 25 de agosto. O evento será realizado no...

Interligado – Resultado de 21 de agosto.

Pizza 30 cm  (9 fatias)  da Pizzaria do Tobias, conheça os sabores e peça pelo Whatsapp 9 9603 1108. *** Ganhador: Bruno...

Seca prevalece e desabastecimento de água preocupa em vários municípios

Segundo a Epagri, pelo menos 11 rios em todo o estado estão com níveis muito baixos e gerando problemas no abastecimento de...
WhatsApp chat