Início Notícias Geral Cultura e turismo guabirubense em festa

Cultura e turismo guabirubense em festa

A Fundação Cultural e a Diretoria de Turismo abriram oficialmente as portas da casa nova na noite de quarta-feira, 20, com encerramento do 3º BQ(en) cena e apresentação do espetáculo Pequeno Circo de Variedades, da Cia Circo-Íris (SC). O evento reuniu autoridades municipais, empresários e vários espectadores, destacando-se crianças de Guabiruba e Brusque. O momento foi de festa para a cultura e o turismo guabirubenses, que passaram a ter um espaço mais adequado para exercerem suas atividades.

“É um momento que foi muito esperado e representa a amplitude que está atingindo a cultura da cidade. É um espaço mais adequado para os cerca de 500 alunos. A partir de agora temos um auditório com palco para que os artistas locais e até nossos eventos possam ser realizados. Além disso, turismo e cultura trabalharão mais próximos e em sintonia”, disse a superintentende da Fundação Cultural, Jucilene Regina Schmidt.

O vice-prefeito, Valmir Zirke, enalteceu a atividade cultural e turística de Guabiruba, bem como agradeceu a Prisma Cultural e o empresariado por investimentos via Lei Rouanet. “Estamos muito felizes com essa inauguração e com o resultado das parcerias entre público e privado. Com certeza esse espaço irá refletir em uma dinâmica maior de atividades culturais e mais conforto para quem frequenta a Fundação e a Biblioteca Municipal”, destacou Zirke.

Encerramento do 3º BQ(en)cena

A noite também foi de despedida da 3ª edição do BQ(en)cena. Iniciada em agosto de 2017 com edital nacional para seleção de espetáculos, o projeto proporcionou 33 apresentações de 13 espetáculos, vindos de diversas regiões do país, que se apresentaram nas cidades de Brusque, Botuverá, Florianópolis, Guabiruba e Nova Trento.

Sergio Valle, diretor da Prisma Cultural, realizadora do projeto com o Ministério da Cidadania, agradeceu os patrocinadores e enalteceu a importância das empresas Guabifios e Trust Trading Company, Supermercados Archer, RVB Malhas, Zen S/A e ZM S/A. “A gente não cansa de agradecer a todos que participaram desde o início: patrocinadores, apoiadores e o público. Não existe espetáculo sem púlico, nem público sem espetáculo”, declarou ele, dizendo que o encerramento do projeto foi em Guabiruba, pois a cidade faz jus ao slogan de que “aqui, todo mundo se sente em casa”.

Um certificado foi entregue a cada um dos apoiadores e patrocinadores. Em nome dos empresários, falou o proprietário da Guabifios, Juliano Schumacher. Ele elogiou o trabalho feito durante o BQ em Cena e também o novo espaço da Fundação Cultural e do Turismo, onde funcionava sua empresa. “Quando cheguei aqui me surpreendi”, disse.

Sobre os incentivos culturais, considera a Lei Rouanet importante, necessária e salutar. “Quando se critica a Lei Rouanet, são esses mega projetos de artistas que já têm um nome consagrado, diferentemente desses que a gente viu aqui, capturados pela Prisma Cultural.  Para nós, empresários, é gratificante poder participar desses projetos culturais, principalmente capitaneadas por pessoas sérias”, manifestou.

Após a cerimonia de inauguração do novo espaço e encerramento do 3º BQ(em)Cena, todos se divertiram com os palhaços Grapixo e Pixincha, sócios proprietários de um Pequeno Circo de Variedades. A professora Solange Aparecida Silveira do Nascimento, do bairro São Pedro, em Guabiruba, estava entre a plateia. Para ela, a dupla que apresentou atrapalhados números circenses de malabarismo, acrobacias, mágicas e mistério, foi muito divertida. “Estava muito legal. Sou professora da Educação Infantil e vi muitos dos meus pequenininhos aqui hoje interagindo. Eles não têm vergonha de nada. E para nós, adultos, depois de um dia de trabalho, poder espairecer com uma peça dessas também é muito bom”.

Sobre o novo espaço, a professora diz que já fez curso na Fundação Cultural na antiga sede. “Eu não conhecia aqui. Conheci hoje e com certeza ficou muito melhor”, frisou.

Fique informado

A Fundação Cultural, Diretoria de Turismo e Biblioteca Municipal possuem novo endereço. Fica na rua Brusque, nº 1000, Centro,  antigo escritório da empresa Guabifios.

Must Read

Missa em Azambuja acolhe os três primeiros concluintes do Programa de Residência Médica

A noite de quinta-feira, 20 de fevereiro, foi reservada para dois momentos especiais aos três primeiros médicos que participaram do Programa de...

Brusque Car Club reúne os antigos e especiais na Praça Sesquicentenário em encontro mensal

O Brusque Car Club reuniu colecionadores e apaixonados por veículos antigos na Praça Sesquicentenário para mais um...

Motorista de Brusque cai em vala com Porshe, na SC-410

Um motorista escapou ileso depois que seu carro caiu em uma vala em uma estrada paralela à SC-410, entre Canelinha e São...

Mega-Sena acumula pela 16ª vez e prêmio vai para R$ 200 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena nesse sábado (22) de carnaval. O sorteio foi realizado no Espaço Loterias Caixa, no Terminal...

Homem é esfaqueado e no hospital polícia descobre que ele estava com mandado de prisão em aberto

Um homem foi vítima de esfaqueamento na noite de sábado (22) e, após a liberação no hospital, foi levado à Unidade Prisional...
WhatsApp chat