Início Notícias Geral Defesa Civil tranquiliza população sobre risco de enchente

Defesa Civil tranquiliza população sobre risco de enchente

No início da tarde desta segunda-feira (18) a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque realizou mais um balanço sobre a situação das chuvas no município e tranquilizou a população sobre o risco de enchentes. Brusque contabilizou, nas últimas 24 horas, 10 deslizamentos, uma queda de árvore e cinco pontos de alagamentos mais críticos.

O bairro Limeira Alta recebeu o maior acúmulo de água, sendo registrado o equivalente a dois terços do mês de fevereiro para aquela região. Durante a tarde, duas equipes realizam o atendimento de ocorrências na cidade.

“Todas as medidas que cabem a Defesa Civil para auxiliar a população estão sendo tomadas, levando também junto as demais secretarias da administração municipal quando se pode resolver de imediato o problema do cidadão”, explica o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis.

De acordo com ele, as chuvas que atingem Brusque vêm do Litoral para a parte interna do continente. Desta forma, Botuverá e Vidal Ramos registraram menores volumes de água do que Brusque.   “Ontem a noite já circularam na Internet notícias falsas (fake news) dizendo que o rio sairia da calha e que iríamos ter enchente. Nesse momento, isso não é verdade. As chuvas estão vindo do Litoral, por isso a região de Brusque mais afetada é a parte Norte”, afirma.

Ocorrências

Entre as situações mais graves registradas pela Defesa Civil está uma queda de encosta no bairro Poço Fundo sobre uma garagem. Foram registrados danos materiais, incluindo o veículo do proprietário. Outro atendimento significativo foi o deslizamento ocorrido nos fundos de uma empresa no bairro Nova Brasília. “Já foi liberada a retirada do material do local e solicitada a evacuação de parte da empresa, que coloca em risco a vida dos funcionários. Se a chuva persistir pode deslizar mais material e trazer um dano maior a empresa”, detalha Reis.

Para ele, uma ocorrência atendida no bairro Limeira Alta foi destaque. “Tivemos um deslizamento em uma terraplanagem irregular que obstruiu a via. Se tivesse alguém transitando no local poderia ter ido a óbito. Já estamos atuando junto com o IBPLAN (Instituto Brusquense de Planejamento) e a Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente) sobre esse caso, que para nós é um dos mais complicados, pois ainda há risco para quem transita pelo local”, alerta.

Must Read

Sessão de Atividades Técnicas dos bombeiros tem novo endereço

A 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque está com novo endereço para a Seção de Atividades Técnicas – SAT. O serviço...

Fundação Cultural de Guabiruba tem eventos agendados até o final do ano

A programação da Fundação Cultural de Guabiruba já tem atividades agendadas até dezembro. As atrações são eventos dos mais variados, envolvendo diferentes...

Apae Brusque realiza Festa Country com alunos do Cecon

Turmas se envolveram em todo processo de decoração, figurinos e coreografias da festa. (Foto: Divulgação / Assessoria Apae Brusque)

Conhecimento e troca de experiências marcam VII Fórum de RH

A importância de se trocar experiências e como ser mais assertivo nas contratações foram alguns dos motivos que levaram mais de 70 profissionais ao...

Interligado – resultado sorteio de 18 de julho.

Arranjo de flores em vaso de cerâmica com Ouro Branco da Barni Garden Center. - Inês Figueiredo Kit Balanceamento...
WhatsApp chat